Assisti Se Meu Apartamento Falasse (1960) de Billy Wilder no Telecine Cult. Sim, é verdade, eu nunca tinha visto esse filme. Já tinha ouvido muito minha família falar, mas nunca tinha visto. Eu assisti dessa vez com minha mãe que ficou espantada assim que começou o filme e descobriu que é somente O Apartamento. Ela gosta mais da nossa versão do título, eu gosto do título original O Apartamento. É genial e realmente o roteiro é muito original. É sobre um funcionário de uma companhia de seguros que tem 31 mil funcionários. Ele é só mais um número. Como ele empresta o apartamento para encontros dos diretores, sobe rápido na empresa. Eu fiquei abismada do filme falar de uma empresa com 31 mil funcionários em 1960, a superpopulação já começava e já criava problemas de empregos. 
O nosso atrapalhado funcionário é interpretado pelo excelente Jack Lemmon, mais incrível que nunca. A mocinha é a linda Shirley MacLaine, novinha de tudo. O elenco continua excelente: Fred MacMurray, Ray Walston, Jack Kruschen, David Lewis e Hope Holiday. Eu adoro esses cartazes de filmes antigos, sempre procuro um que ache mais inusitado ou antigo pra postar.Se Meu Apartamento Falasse ganhou 5 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte - Preto e Branco e Melhor Edição. 3 Globos de Ouro: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator - Comédia/Musical (Jack Lemmon) e Melhor Atriz - Comédia/Musical (Shirley MacLaine). E Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza.
Youtube: The Apartment - Trailer
![]()  | 
| From Mata Hari e 007 | 
Beijos,
![]()  | 
| From Mata Hari e 007 | 
Pedrita







Obra Retrato da 
Obra


Uma moça cega consegue um transplante de córnea. Já é a segunda tentativa, a primeira foi aos 12 anos e o corpo rejeitou. Jessica Alba interpreta muito bem a cega, a direção também é bem eficiente, porque mesmo ela já enxergando ela ainda age como uma cega, exatamente como seria, afinal ela se movimenta bem melhor e mais rápido pelo tato. A visão é uma novidade pra ela. Ela começa então a ver coisas estranhas. O final é interessante, mas o diretor estragou quando tenta logo após o final fazer um grand finale. Ele coloca nossa protagonista, que é violinista como solista em um concerto e o texto vem aquela frase clássica de moral da história, típica americana e péssima, além de mal contextualizada. E o final é bom, mas acho que a sensação ruim vem do que colocam logo após o final. Podiam finalizar o filme assim que o segredo é revelado. Uma pena. Alguns outros do elenco são: Parker Posey, Alessandro Nivola, Rade Serbedzija, Rachel Ticontin e Chloe Moretz.



