Assisti
Boa Noite e Boa Sorte (2005) de
George Clooney em
DVD na casa da minha irmã. Uma
co-produção entre
Estados Unidos, Reino Unido, França e
Japão. Era louca para ver esse filme, tanto que tentei ver no cinema, mas estreou naquelas épocas impossíveis de ir ao cinema. É simplesmente maravilhoso! Uma aula de jornalismo e de cinema. É o período de perseguição aos comunistas, mas como aqui no Brasil, haviam muitas distorções e acusações falsas. Inclusive, como aqui, alguns desafetos ganhavam o slogan de comunistas, só para virarem inimigos do estado e para as pessoas se livrarem de seus desafetos.
Alguns jornalistas da
CBS resolvem então questionar ações do senador
Joseph McCarthy que prejudicava pessoas sem dá-las o direito de um julgamento. Esses jornalistas começam a mostrar os acusados, as acusações, sem julgar, mas mostrando que até o momento não há provas de que aquelas pessoas sejam comunistas e que portanto não possam ser acusadas. É complexo o filme, denso, com textos incríveis, a maioria originais da época.
Gostei demais de
Boa Noite e Boa Sorte e amei os
Extras, precisei de bastante tempo para ver os
Extras porque em um deles,
George Clooney e o
produtor e
roteirista Grant Heslov repassam o filme todo comentando em cima. É absolutamente genial! Primeiro porque explicam as suas escolhas. A decisão pelo preto e branco se deu porque resolveram utilizar imagens do senador
Joseph McCarthy e de algumas cenas em tribunais. O
senador Joseph McCarthy não teve um ator que o interpretava, tudo o que aparece dele são de imagens de arquivo. Portanto houve a necessidade do filme ser em preto e branco para não destoar quando o jornal apresentava as imagens.
Me deliciei com o tom sarcástico de
George Clooney e
Grant Heslov nos
Extras.
Clooney faz críticas muito bem humoradas a indústria do cinema, justificando a sua participação no filme, falando ironicamente de alguns de seus antigos trabalhos, de ser ex-galã. É muito inteligente e engraçado, uma preciosidade. Passei a admirar ainda mais o
George Clooney que não se acomodou com o sucesso como galã e buscou atuar e fazer filmes densos e importantes, mesmo que menos comerciais.
O elenco de
Boa Noite e Boa Sorte é excelente.
David Strathairn está incrível como o jornalista
Edward R. Morrow. Estão ainda o próprio
George Clooney, Robert Downey Jr., Patricia Clarkson, Jeff Daniels, Ray Wise e
Frank Langella.Boa Noite e Boa Sorte ganhou o
Prêmio Pasinetti de Melhor Filme, o
Volpi Cup de Melhor Ator (David Strathairn), o
Prêmio FIPRESCI e o de
Melhor Roteiro, no Festival de Veneza.
A trilha sonora é maravilhosa e interpretada por Dianne Reeves. Ela inclusive aparece sempre no filme interpretando ao vivo como se fazia na época.
Música do post e do filme: I've Got My Eyes on You com a Dianne Reeves.
Beijos,
Pedrita