sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

The Winning of Barbara Worth


Assisti The Winning of Barbara Worth (1926) de Henry King no Telecine Cult. É simplesmente genial! Filme mudo, na época de poucos recursos, fiquei imaginando ocmo conseguiram fazer cenas tão difíceis e não ficar com cara de artificial, de maquetes, de jogos de espelhos. The Winning of Barbara Worth é um filme de difícil realização, que dirá naquela época. O nome original é esquisito, a tradução no Brasil não ajuda, Beijo Ardente e é mais um dos filmes que o Telecine Cult apresentou em homenagem ao Gary Cooper, raríssimo por sinal.

A base é um triângulo amoroso, clássico até hoje em folhetins e filmes americanos, mas The Winning of Barbara Worth é muito mais do que isso. Fala muito da conquista do Oeste. Desses desbravadores do deserto, dos oportunistas querendo ganhar dinheiro de cidadãos honestos. O início inclusive é muito triste e fiquei muito emocionada. Há um texto que mostra a prepotência do homem frente a natureza, de como o homem mostrou quem comandava a natureza e decidia o curso do rio.

Além do belíssimo Gary Cooper, contracenam com ele a bela Vilma Bánky, Charles Lane, Ronald Colman, Paul McAllister e E.J. Ratcliffe. Fui procurar o nome da linda menina que faz a nossa protagonista criança, é Carmencita Johnson e atuou em vários filmes muitos anos depois.
Música do post: Mucchio Selvaggio - Ennio Morricone



Beijos,

Pedrita

5 comentários:

  1. O canal art aqui da França exibe muitos esses filmes antigo, eu gosto de assistir de vez em quanto, pelo excesso de expressao e de como era dificil fazer cinema sem recursos, tudo fica muito teatral!
    Uma noite no Museu assisti recetemente com meus filhos, nao aconselho para adultos, faltou alguma coisa...mas as crianças vao adorar!!
    Boa semana, apareça!

    ResponderExcluir
  2. É nesses filmes mudos que tudo começou...
    Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma "descoberta" sua. Puxa... esse nem tinha ouvido falar. Aliás, tentei agira no carnaval ver um pouco do que passa na Tv. Mas não consigo. O controle remoto não deixa (rs). Por isso, comigo, tem que ser nos dvds mesmo. Bjão.

    ResponderExcluir
  4. liz, o telecine cult passa muitos filmes clássicos, alguns mudos.

    ed, eu descobri na nova net que posso com o controle remoto pedir para me avisarem quando filmes que gostaria de ver vão começar, é uma preciosidade.

    ResponderExcluir
  5. Adoro esses filmes mudos. Assisti há muitos anos uma série chamada "Poeira de Estrelas" (acho que passou na TV Cultura) que contou um pouco sobre o início do cinema e os filmes mudos. Ainda tenho alguns episódios gravados em vídeo.
    Denise

    ResponderExcluir

Cultura é vida!