sábado, 1 de dezembro de 2012

Edino Krieger - Notas Contemporâneas

Fui a gravação do Notas Contemporâneas com o compositor Edino Krieger no MIS - Museu da Imagem e do Som. É a terceira gravação que vou do Notas Contemporâneas que tem a curadoria de Cleber Papa. Esse programa quem entrevistou foi o Cadão Volpato. Eu já tinha ouvido algumas obras desse compositor, poucas, e já tinha ouvido falar na qualidade do seu trabalho. Edino Krieger vive no Rio de Janeiro e vi que seria uma ótima oportunidade de conhecer parte de sua biografia e obra. Ele contou suas influências, sempre achei que era carioca, mas Edino Krieger nasceu em Brusque, Santa Catarina. Estudou violino com o seu pai. Só depois que se estabeleceu no Rio de Janeiro e lá suas obras ganharam o mundo. Ele também teve vários cargos culturais e falou da importância de um órgão do governo editar as partituras e de inscrevê-las em festivais internacionais como acontece em outros países e como o Brasil faz com o cinema. Ele disse que o pouco que tem de composição brasileira em festivais internacionais se devem unicamente do esforço do próprio compositor. Enquanto conversava foram interpretada várias obras. Edelton Gloeden interpretou A Ritmata, pela sua complexidade, era muito apresentada em concursos. Edino Krieger contou que chegou uma época que vinha inclusive escrito que qualquer obra podia ser apresentada, menos A Ritmata.

Outras obras que foram apresentadas:

Improviso para flauta solo
Monica Camargo

Miniaturas para flauta e Piano

Monica Camargo e Marcos Aragoni
Seresta para violoncelo e piano - homenagem a Villa-Lobos
Denise Ferrari e Marcos Aragoni
Sonatina para Piano
Marcos Aragoni
Sonancias II para violino e Piano
Maria Constança Audi Almeida Prado e Marcos Aragoni
Trio Tocata
Maria Constança Audi Almeida Prado, Denise Ferrari e Marcos Aragoni

Seguem algumas das obras apresentadas com outros intérpretes.

Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Paga de um Soldado

Terminei de ler Paga de um Soldado (1926) de William Faulkner da Coleção do Prêmio Nobel de Literatura, patrocinada pela Academia Sueca e pela Fundação Nobel, Editora Delta. É uma edição caprichada que comprei vários em um sebo, de capa dura branca. Confesso que acho os livros grandes e pesados demais. Seriam mais funcionais menores e mais leves. Mas é uma edição bonita e parece que esse livro atualmente só é encontrado em sebos. Essa edição vem sempre com textos de discursos da cerimônia de entrega do Prêmio Nobel, muito interessante o que fala de William Faulkner. Eu tinha lido desse autor o incrível Luz em Agosto, que comentei aqui, e aí resolvi ler esse que já tinha antes mesmo do outro. Paga de um Soldado é o primeiro livro de William Faulkner e da primeira fase desse autor, não foi o que determinou o Prêmio Nobel. William Faulkner é mais elogiado pelas suas obras da segunda fase, onde está incluído Luz em Agosto.

Obra The Flame (1938) de Jackson Pollock.

Eu gostei bastante de Paga de um Soldado, mas não foi tão apaixonante como Luz em Agosto. As características posteriores de suas obras estão lá. Destinos que não escolhemos, que nos foi imposto, no caso desse livro pela guerra. Uma figura feminina forte, criticada pela sociedade conservadora, mas mesmo criticada é forçada a buscar um destino que não deseja pela imposição social.

Primeira frase de Paga de um Soldado de William Faulkner:

“Lowe, Julian, número tal, ontem Cadete da Aviação, Esquadrão Tal, considerado “Um Às” pelos outros ases embriônicos de sua esquadrilha, contemplava o mundo com um olhar amarelo, enfarado.”

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Nada Pessoal

Assisti Nada Pessoal (2009) de Urszula Antoniak no Max. Quando comecei a ver descobri que a sinopse do canal era de outro filme. É um filme irlândes, mas esse é sobre sentimentos, solidão. A sinopse era de um filme político sobre a Irlanda. A diretora é polonesa e Nada Pessoal é uma co-produção entre Irlanda e Holanda. Nada Pessoal é um filme delicado, praticamente metafórico sobre perdas, desencantamentos e relacionamentos. Começa com uma bela e triste moça em um apartamento vazio. Depois ela sai andando e pegando caronas, sem destino, pelas belas paisagens da Irlanda.

Ela acaba encontrando outro morador solitário. Incrível como Nada Pessoal fala da solidão, das despedidas, é um filme delicado e belo. Ela é interpretada pela talentosa e bela ruiva Lotte Verbeek, ele pelo excelente Stephen Rea. Nada Pessoal ganhou vários prêmios.



Beijos,

Pedrita

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sons das Américas

Ouvi os CDs do Sons das Américas do Núcleo Hespérides pelo Selo SESC. Vocês sabem o quanto gosto de conhecer obras, compositores e artes de vários países. Sons das Américas ampliou os meus conhecimentos. Além dos ótimos CDs, músicos, o projetos traz textos excelentes contextualizando os compositores. Vários que adoro como Leo Brouwer (Cuba), Manuel M. Ponce (México), Samuel Barber (Estados Unidos), Carlos Gustavino (Argentino), Charles Edward Ives (Estados Unidos) e os brasileiros Mozart Camargo Guarnieri, Heitor Villa-Lobos, Claudio Santoro, Almeida Prado, Gilberto Mendes, Antonio Ribeiro, Aylton Escobar, Willy Corrêa de Oliveira, Flo Menezes, Silvio Ferraz, Achille Picchi e Paulo Porto Alegre, esses dois últimos que conheço os seus talentos como músicos, mas ainda não tinha ouvido suas composições. Conheci um pouco de outros incríveis, Gerardo Guevara (Equador), Alberto Ginastera (Argentina), Modesta Bor (Venezuela), John Beckwith (Canadá), Silvestre Revueltas (México) e Luiz Cluzeau Mortet (Uruguai).

O Núcleo Hespérides tem ótimos músicos e foi criado em 2002 para divulgar a Música das Américas. Alguns que participam do Sons das Américas são as sopranos Adélia Issa, Heloísa Petri e Andrea Kaiser, a mezzo-soprano Maria Lúcia Waldow, os barítonos Sandro Bodilon e Ademir Costa, o flautista Rogério Wolf, o violista Ricardo Kubala, a violoncelista Ji Yon Shim, os violonistas Eliane Tokeshi, Edelton Gloeden, Paulo Porto Alegre, Celso Delneri e Daniel Murray, a pianista Rosana Civile, o regente Tiago Pinheiro e o percussionista Joaquim Abreu. O fisiculturista Laércio Refundini tem participação especial − no papel do halterofilista da "Ópera Aberta", peça de teatro-musical de Gilberto Mendes. O projeto está muito bonito musicalmente. Gostei muito da embalagem do Sons das Américas, textos, visualização, organização e informações.  Essa foto é de Ed Figueiredo.

Beijos,

Pedrita

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O Despertar

Assisti O Despertar (2011) de Nick Murphy no Telecine Premium. Comecei a ver esse filme por um acaso. Vi que era de época, de fantasminhas que gosto, passei a ver. No começo gostei bastante, é uma colcha de retalhos de filmes do gênero. O final que descamba. No fim então, resolvem deixar na dúvida, pode ter qualquer interpretação. O filme é bastante fraco para ter esse recurso que acaba não funcionando bem e estragando o pouco interessante que é.

Bela protagonista interpretada por Rebecca Hall. Imelda Staunton está no elenco, junto com Dominic West. São lindas as crianças.

Beijos,
Pedrita