sexta-feira, 17 de outubro de 2014

CD 21 Prelúdios e outras peças para piano

Ouvi o CD 21 Prelúdios e Outras Peças para Piano do compositor Eduardo Escalante interpretado pelo Eduardo Albertino. É um belo CD independente gravado no A Loja de Pianos. Eduardo Escalante nasceu em Buenos Aires, depois se naturalizou brasileiro. Eduardo Albertino é um pianista brasileiro. Além dos 21 prelúdios, há outras três faixas com uma Marcha, Variações Sobre Um Tema Anônimo Popular e Cururu. Belo trabalho!
Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O Conselheiro

Assisti O Conselheiro (2013) de Ridley Scott no Telecine Premium. O filme me causava estranhamento, alguns relatos me arrepiavam porque eu desconfiava que em algum momento não seriam só relatos e sim fatos. Um advogado, o conselheiro, trabalhava no México para o crime. Estava adorando  dinheiro e o status que promovia. Pode comprar um brilhante milionário pra noiva. Mas o crime tem o seu preço.

Eu só continuei a ver porque a direção é do Ridley Scott, porque O Conselheiro é muito, mas muito pesado. O texto é baseado no livro de Cormac McCarthy. E o elenco é maravilhoso. O advogado é interpretado pelo Michael Fassbender, mas lindo que nunca. Os figurinos dos outros personagens são na maioria exagerados, os penteados também, É um filme forte em tudo e inclusive visualmente. Javier Bardem faz um ricaço excêntrico. Tudo são casas exageradas, carrões, animais selvagens como de estimação. Eles vivem pelo prazer de ter, subverter e gastar. São sádicos, perversos, manipuladores. Brad Pitt também está com ternos esquisitíssimos. Cameron Diaz está com um personagem muito impactante. Penélope Cruz é a doce noiva do nosso protagonista. Alguns outros do elenco são: Richard Cabral, Bruno Ganz, Alex Hafner, Emma Rigby, Natalie Dormer, Edgar Ramirez e Rosie Perez.

O Conselheiro é todo complexo. A personagem da Cameron Diaz vai se confessar. Parece que ela queria brincar com o padre para chocá-lo. Ele todo moralista, se recusa a ouvi-la só porque ela não foi batizada. Me pergunto se ele tivesse ouvido as atrocidades dela, se ele não teria conseguido evitar tanta tragédia. A igreja que só ouve os seus, mesmo que os seus sejam vítimas de quem se recusou a ouvi-los. 



Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Assisti Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2013) de Daniel Ribeiro no Canal Brasil. Eu queria muito ver esse filme, li muitos comentários favoráveis, infelizmente não consegui ver nos cinemas. Que filme lindo! É sobre adolescentes. Os protagonistas inicialmente são um garoto cego e sua melhor amiga. A mãe do garoto é muito controladora, sufoca o rapaz, tem dificuldade de deixá-lo ter mais liberdade. Chega então um colega novo na classe. E o trio se forma.

O garoto cego nunca beijou, quer que seja especial. Ele não percebe que a sua amiga está afim dele. É um filme sobre a descoberta do amor, do primeiro beijo, dos sentimentos. É um filme lindo demais, delicado demais. Os adolescentes estão ótimos: Ghilherme Lobo, Fabio Audi e Tess Amorim. O garoto sofre com colegas da classe que se aproveitam dele não enxergar para fazer maldades. Os pais são interpretados por Eucir de Souza e Lúcia Romano. A avó pela Selma Egrei.


Hoje Eu Quero Voltar Sozinho resultou de um curta muito premiado no Brasil e no exterior. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho ganhou Melhor Filme no Festival de Berlim. 
Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O Capital

Assisti O Capital (2012) de Costa-Gravas no Max. Há tempos que vi esse filme na programação, mas não conseguia assistir. Adoro esse diretor e esse filme é absolutamente genial. O roteiro é baseado no livro de Stéphane Osmont. Como a maioria dos filmes desse diretor é muito irônico. Nosso protagonista está em um campo de golfe, um homem passa mal e ele diz que esse é o começo da sua história. O homem que passa mal é o presidente de um banco. Resolvem escolher nosso protagonista para presidente, não porque acham-no capaz, mas para que ele seja trocado logo depois.

Nosso protagonista percebe que algo está errado e quer ficar no poder. Sempre teve interesse em subir na carreira, desde a sua aproximação ao presidente e em ganhar a sua confiança. Ele contrata então um detetive para saber quem são as peças chaves do conselho, quem são os seus traidores. E começa a fazer tudo para permanecer no cargo e ganhar muito dinheiro. O protagonista é interpretado pelo Gad Elmaleh.

O Capital é muito inteligente. Mostra o jogo de interesses entre acionistas do banco em ganhar milhões, mesmo que as manobras sejam totalmente ilícitas e anti-éticas, mesmo que prejudiquem a maioria. Muito irônico quando ele vai visitar a família, as crianças todas brincando ao ar livre coletivamente, ele abre o carro cheio de presentes eletrônicos coreanos e depois as crianças em uma sala, cada uma com o seu brinquedo em total silêncio e isolamento. O elenco é muito bom: Gabriel Byrne, Natacha Régnier, Céline Salette, Liya Kebede, Hippolyte Girardot, Bernard Le Coq, Phillipe Duclos e Daniel Mesguich.



Beijos,
Pedrita