sábado, 27 de julho de 2019

Rigoletto

Assisti a ópera Rigoletto de Giuseppe Verdi no Theatro Municipal de São Paulo. Que montagem incrível! Eu já tinha começado a ver fotos desse cenário logo que anunciaram. As fotos eram da montagem que tinha sido realizada na Argentina. Os cenários de Nicolás Boni são magníficos. Jorge Takla que dirigiu. Foi bem realista e chocante a atualidade do tema. O Duque de Mântua, ajudado pelo bobo da corte, desonra uma mulher. Takla não maquiou a desonra, fez simulações contundentes de estupro, risos dos homens em grupo, a atualidade da trama foi muito impactante. O machismo nessa obra infelizmente ainda é muito atual, onde as pessoas, principalmente as mulheres, pertencem ao homem.
O pai da moça desonrada amaldiçoa o bobo da corte. O personagem do bobo da corte é igualmente atual. Ele não mede esforços para agradar a corte e o duque ajudando a cooptar a jovem para a desonra, mas esconde a sua filha do mundo para que ela não tenha um destino monstruoso igual. O personagem toca na questão abominável de que quando é com os outros, eu ajudo, mas quando é comigo... Como ele esconde sua bela filha, e a corte adora se divertir com ele, os homens sequestram sua filha achando que era sua amante. Revoltado ele jura vingança e o que era trágico fica ainda pior. Os elencos estão maravilhosos! Rigoletto, o bobo da corte, é interpretado pelo maravilhoso barítono argentino Fabian Veloz. A doce filha pela russa Olga Pudova, que delicadeza e beleza de voz. O Duque de Mântua pelo consagrado Fernando Portari.
O matador Sparafucile pelo maravilhoso Luiz-Ottavio Faria, que presença de cena e voz. O pai da jovem desonrada por David Marcondes. A Madalena por Juliana Taino. Os figurinos de Fábio Namatame são incríveis também. Que montagem! A direção musical e regência foi de Roberto Minczuk, a frente da Orquestra Sinfônica Municipal. A música de Rigoletto é belíssima!

As fotos são de Heloisa Ballarini e Fabiana Stig

Assim que os ingressos estiveram disponíveis para venda, esgotaram muito rapidamente. Nas redes sociais só se viam pedidos de pessoas implorando pra conseguir algum ingresso. O teatro resolveu então ter uma récita extra, mas imagino que os ingressos já tenham se esgotado também. E muito merecido! Que espetáculo maravilhoso! Essa montagem segue depois para o Uruguai.



Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Gostaria muito de ver esta ópera. E a atualidade do tema é realmente de estarrecer (já deveríamos ter superado essas desgraças há séculos!)

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia, parece ser bom!
    Beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Deve ser emocionante ver uma opera no municipal.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, vá algum dia, agora estão com pouquíssimas produções infelizmente. e assim que os ingressos são liberados pra venda esgotam rapidamente. então tem que comprar logo e bem antecipado.

      Excluir
  4. Olá, querida Pedrita!
    Com certeza foi um lindo espetáculo, eu adoro ópera! 🎶🎶🎶

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  5. Deve ter sido impactante!
    Tema atual, realista e chocante.
    Rende ótimas reflexões e discussões sobre poder e machismo, como isso impacta diretamente a vida das pessoas e afeta a sociedade como um todo.
    Todos os ingressos estão indisponíveis.
    Eles até disponibilizaram alguns mas era pra chegar 2 hs antes e praticamente sem visão de palco:/
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, incomoda ainda ser atual. a última já está esgotada tb.

      Excluir

Cultura é vida!