segunda-feira, 22 de julho de 2019

CD Puertas

Ouvi o CD Puertas (2017) de Adelia Issa e Edelton Gloeden do Selo SESC. Adoro esses músicos e gosto demais de composições que me instiguem, que não sejam conhecidas e esse CD é um desses. Me deparei com vários compositores e poetas que não conhecia, enquanto ouvia fui pesquisando, ouvindo outros trabalhos dos compositores, dos poetas, vendo seus históricos, foi uma viagem musical fascinante.

O CD começa com uma obra de Stephen Goss, do País de Gales. A obra traz textos de Shakespeare. A segunda obra é do britânico Denis Aplvor que compôs com poemas do maravilhoso Federico García Lorca, gostei demais desse compositor, muito fascinante a obra. A próxima faixa é de Heimo Erbse, e os poemas  de Joseph von Eichendorff, não conhecia nenhum dos dois que são alemães.O compositor seguinte eu já conhecia e gosto muito, Castelnuovo-Tedesco, a obra foi de Guido Cavalcanti.

Foto de Gal Oppido

Adorei conhecer o compositor Eduardo Fernandéz, uruguaio, e mais impactada ainda com os poemas de Gabriela Mistral que também não conhecia. Ela é chilena e li alguns de seus poemas, além do CD e é maravilhosa! O poema dela é que dá nome ao CD. Portas são sempre enigmáticas. Seus textos falam muito de falta de liberdade, submissão, são muito fortes, a música é igualmente densa. São três compositores brasileiros no CD, Jorge Antunes com uma obra do Bocage, Paulo Costa Lima com texto de Pierre Verger e Antonio Ribeiro que compôs com obras de uma das minhas poetas favoritas, Hilda Hilst, que textos maravilhosos.O CD é uma verdadeira preciosidade. Está a venda na loja do SESC, mas disponível também nas plataformas. Foi colocado só os áudios no youtube, vou colocar o CD aqui.


Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Neste fim de semana, fui ao Teatro Eva Herz. Tive a oportunidade de conhecer um dos meus ídolos no jornalismo e literatura, Ignácio de Loyola Brandão. Q honra! Atencioso com todos. Ele conta suas histórias no espetáculo Solidão no Fundo da Agulha. A filha dele canta super bem. Recomendo! Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, inácio de loyala brandão é um lord. quero muito ver essa peça. obrigada pela dica.

      Excluir
  2. Olá, querida Pedrita!
    Como é bom ouvir música boa os nossos ouvidos agradecem!
    O nosso país é rico em cultura, uma pena que muitos não dão valor.

    Beijos, feliz semana ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, nem me fale, boas músicas é demais. realmente temos artistas de várias áreas incríveis. esses intérpretes, compositores e poetas do cd são maravilhosos.

      Excluir
  3. Bom gosto musical anda em falta. Adorei a postagem e a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sergio, o grupo que eu convivo sempre tem ótimo gosto.

      Excluir
  4. Não conheço esse músicos.
    O que fiz dos meus CDs?
    Doei para um órgão da Prefeitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, falo bastante deles por aqui. os meus cds estão aqui.

      Excluir
  5. Acho maravilhoso as suas indicações e uma excelente oportunidade para conhecer artistas novos.
    Gratidão por compartilhar.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu gosto de compartilhei temas culturais fora do lugar comum. esses artistas são incríveis, belíssimo CD e tem nas plataformas. eu que agradeço.

      Excluir

Cultura é vida!