Assisti no cinema
Cisne Negro (2010) de
Darren Aronofsky. Eu não tinha muita vontade de ver esse filme, mas minha mãe queria muito. Foi uma decepção, nós detestamos. É muito irreal, muito impossível e o roteiro é muito superficial. A roupagem é que engana. Há muitos erros profissionais, dificilmente uma pessoa tão perturbada emocionalmente ficaria em uma companhia, que dirá em papéis de destaque, no máximo em um grupo. Companhias são órgãos sérios, no mínimo um psicólogo seria chamado ou o profissional encaminhado pra um. Mas o mais normal é trocar de profissional já que interessados em ingressar em grandes companhias é o que não faltam. As equipes nos teatros são enormes. Uma solista tem ao menos uma pessoa pra a ajudar se vestir, um maquiador e um cabeleireiro. Eles vão se revezando, mas dificilmente um solista fica só no camarim, ao menos que peça por um pouco do tempo para concentrar, mesmo assim alguém espera na porta. Fora as orientações finais. No caso de um espelho ser violentamente quebrado em um camarim, apareceriam seguranças, faxineiros e bombeiros, já que a segurança de um teatro é bem reforçada. Nunca um último ensaio é um dia antes da grande apresentação. É normalmente dois dias antes. E o último ensaio é geral, com roupa e tudo. Muitas vezes há mais de um ensaio com roupa. Também sempre há ao menos um substituto para os protagonistas e isso é definido em geral assim que o protagonista é definido porque o nome vai no programa, não tinha como nossa protagonista se indignar tanto e não saber quem seria.
É muito pobre o argumento que para encarnar bem um Cisne Negro é preciso ser sexualmente intenso. Detesto essas alusões sexuais na arte. A arte independente do sexo. Um profissional pode ser maravilhoso porque é sexualmente promíscuo. Mas um profissional pode ser assexuado, não gostar de sexo, e ser incrívelmente sedutor no palco. E detesto essa relação simplista e vulgar da arte. Há sim profissionais que decidem suas questões na horizontal, mas são alguns, não são todos, e qualquer profissional tem superiores, patrocinadores, e ele não pode escolher somente pela horizontal. Há muitas outras questões equivocadas. Esqueceram que dançar é uma profissão séria, que não fica em uma companhia quem se atrasa . Minha mãe em determinado momento perguntou se o filme era de terror e disse que o filme denegriu a profissão, concordo com ela.
Disseram que é o papel da vida da Natalie Portman, não concordo, só se for porque ganhou o Oscar e outros prêmios, porque eu já vi interpretações dessa grande atriz bem mais significativas. Os efeitos enganam muito. No início o coreógrafo diz que ela não está adequada para o Cisne Negro, mas nada muda até o final, são os efeitos que dão mais o impacto negro, porque a atuação está similar. Natalie Portman faz só os movimentos do braço porque não é bailarina, o restante são montagens com uma dançarina profissional. E um profissional não precisa sentir violentamente na vida o que terá no palco, isso é uma visão simplista da arte.Alguns outros do elenco são: Vincent Kassel, Mila Kunis e Winona Rider.
Beijos,
Pedrita