sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Temos Vagas

Assisti o espetáculo Temos Vagas do Navega Jangada no Sesc Pinheiros. A direção é da Talita Cabral e a direção musical de Rodrigo Régis. Que delícia! Me diverti muito! E como estava lotado! Incrível como as pessoas procuram programações gratuitas, ainda mais quando é para crianças, já que você pode levar toda a turminha.

É tanto detalhe que amei que nem sei por onde começar. Bom, amei os dois atores Alef Barros e Thiago Ubaldo, engraçadíssimos. Os figurinos de Nagila Sanches são divertidíssimos. O cenário é do Zé Valdir. Os adereços da Palhassada Ateliê

E é com música ao vivo, banda completa, com Rodrigo Regis (guitarra); Billy Magno (clarinete e flauta); Henrique Kedn (bateria); Danilo Vianna (baixo acústico) e Deivide Bubone (trombone). E não tem diálogos, são só cenas com música, fantástico! Adorei que tinha um banner que o apresentador mudava e eles tinham que fazer a apresentação do desenho, uma mais delirante que a outra. E as crianças? Pequenininhas, dando palmites, ajudando o apresentador a pegar o chapéu de volta. Percebi que as muito pequenas embarcam lindamente se ficam bem próximas do palco, as mais distantes acabam se dispersando. Foi demais!
Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Westworld - 4ª Temporada

Assisti Westworld - 4ª Temporada (2022) de Jonathan Nolan na HBO Go e HBO. A série demorava pra entrar no Now, gravei alguns capítulos, mas na metade um deles não exibiu mais, por sorte nesse momento já estavam os episódios no Now e pude ver. Eu amo essa série, entre as minhas preferidas, volte e meia estava nos trending topics quando passava ao vivo. Os outros episódios que comentei estão aqui.


 

Quando imaginamos que essa série não tem mais a capacidade de nos surpreender, vem mais um roteiro arrebatador. Esse é absolutamente diferente e metafórico. Qual a base da primeira temporada? Humanos criam um parque com anfitriões robôs para que passem os maiores absurdos para entreter os humanos pagantes. São mortos das formas mais absurdas, consertados e voltam ao parque. Qual a base da quarta temporada?  A vingança! Como sofre o personagem do Aaron Paul.

É a temporada das mulheres mais lindas e talentosas que nunca: Tessa Thompson, Thandiwe Newton e Evan Rachel Wood. E surge ainda outra personagem importante da Aurora Perrineau. Angela Sarafayan aparece um pouco. E Ed Harris e Jeffrey Wright também estão no elenco em personagens fundamentais na trama. Mas essa temporada é praticamente essas mulheres e vamos tendo dificuldade de compreender as tramas de tão ilógico que construíram.
E quem é o grande protagonista do começo dessa temporada? Isso mesmo, moscas! Que aflição. Mas essa criação é muito inteligente, choca, aparece, mas depois muda o foco. Não é uma série que exauri as criações, é uma criação atrás da outra, mais inteligente que a outra. E qual o objetivo das moscas? Transformar os humanos em anfitriões, inverter a primeira temporada e se vingar dos humanos. Agora os humanos que passam a ser comandados. E como? Com moscas robôs que entram pelo olho, nariz, boca, se instalam no cérebro e por som comandam todos os movimentos dos humanos. 
Os humanos passam a viver comandados por narrativas criadas por quem? Sim, Dolores que não se chama mais Dolores. É uma revelação mais surpreendente que a outra. De uma profundidade inacreditável. É muita loucura. Com tempos diferentes. Fui ficando em estado de choque a cada revelação. Que série!

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Amor por Anexins

Assisti Amor por Anexins de Artur de Azevedo no Teatro Eva Herz. E qual não foi a minha surpresa em descobrir, no começo da peça, que foi exatamente esse texto mencionado e encenado na novela Amor de Ilusão que queria tanto ver na íntegra. Anexins são ditados, provérbios, e claro, boa parte dos diálogos são anexins, divertidíssimo!

Foto Priscila Prade

A direção é do ótimo Elias Andreato. Adorei o elenco também com os talentosos Mariana Gallindo e Cláudio Lins.

Fotos: Rafa Marques

E o espetáculo é musical, com texto e canções tendo música ao vivo com os ótimos Jonatan Harold ao piano e Beatriz Pacheco no sopro. A temporada acabou no dia seguinte que eu assisti.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Amina

Assisti Amina (2021) de Izu Ojukwu na Netflix. Amina era uma princesa de Zazzau. Teria nascido em 1553. Depois de ver o filme fui ler sobre essa guerreira muito cultuada na Nigéria. O mais interessante que até há dúvida se ela existiu. Amina tornou-se uma lenda, muitas mulheres e lugares levam o seu nome. Mas tudo sobre a sua vida é difícil de saber.

O filme procura contar uma dessas versões começando com a infância de Amina e mostrando a sua coragem desde cedo. Ela vê injustiça em uma luta. E salva uma jovem que voltaria a escravidão. O guerreiro que a salvaria vence a luta, mas não aceitam, então a jovem não seria livre. Amina liberta a jovem e impede que o guerreiro seja morto. Também pede ao seu pai para que ela e a irmã sejam treinadas como guerreiras. O pai reluta, a sociedade não gosta por ela ser mulher, mas ela consegue ser treinada por um grande guerreiro e torna-se uma grande guerreira.
São povos com muitas lutas, conflitos e traições. Amina consegue tornar-se rainha, a primeira rainha, reunou por 35 anos e falam que ela ampliou os seus territórios, que fazia abrirem poços, que era uma grande líder. Belíssima Lucy Ameh.
É muito interessante como a história é contada, quase mesmo como uma contação de histórias. É um estilo de diálogos pausados, interpretativos, próximo ao teatro. As lutas parecem danças. Gostei muito!


 

Beijos,
Pedrita