sábado, 7 de janeiro de 2023

Downton Abbey - 1ª Temporada

Assisti a 1ª Temporada de Downton Abbey (2010) de Julian Fellows na GloboPlay. Eu tinha começado a ver essa série na TV Cultura. No terceiro episódio coloquei pra gravar, o que não aconteceu. O gravar da Net Claro só dá erros. Então parei de ver, fiquei feliz que estreou na GloboPlay e tinha alta expectativa.

Essa primeira temporada é um folhetim clássico com belíssima direção de arte. As novelas atuais já abandonaram esse modelo antigo de deixar tudo para o último segundo, ou mesmo deixar sem solução para temporadas seguintes, mesmo tentando te prender dando a entender que as tramas serão resolvidas antes. As moças casadoiras não tem nenhuma solução nessa temporada, diferente do que os episódios tendem a insinuar. 
São bem cansativas e repetitivas as rivalidades da trama. Os personagens são maniqueístas e previsíveis. Chatíssimas as divergências entre as duas matriarcas, entre as duas irmãs e entre os empregados. Ficam indo e vindo e sem definição. O mal sempre vence como novelas antiquadas, sem nuances os personagens. Mesmo Maggie Smith que foi muito elogiada pelo seu desempenho na série, tem um personagem bem caricato e chato. O elenco todo é muito bom Hugh Bonneville, Elizabeth McGovern, Dan Stevens, Jessica Brown-Findlay, Laura Carmichael, Jim Carter, Brendan Coyle, Lesley Nicol, Sophie McShera, Siobhan Finneran, Michelle Dockery, Rob James-Collier, Phyllis Logan e Joanne Froggatt. Espero que melhore na segunda temporada, quando a guerra chega.

Me incomodam muito os inúmeros textos que tentam provar que os ricos são generosos, porque empregam muita gente. Também eles são os salvadores, eles que conseguem empregos para profissionais esforçados. Os funcionários dependem eternamente da generosidade de seus patrões. São incapazes de se libertar e buscar seus destinos por conta própria.
Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Submersão

Assisti Submersão (2018) de Wim Wenders no TelecinePlay. Mais um filme que achei vasculhando os títulos de drama. Tem que ir em Now, Canais, Telecine, Gêneros e Drama. É uma linda história de amor, só que é Wim Wenders!

São inúmeras locações. O casal se conhece na costa da Normandia, que local deslumbrante, que praias maravilhosas! Como disse, é um filme de amor, mas como é esse diretor, os dois tem profissões complexas. Ela é oceanógrafa e está em um projeto de ir ao fundo do mar, onde não há luz, em uma cápsula, para colher víveres para análise. Ele não conta pra ela que é um espião, nem fala seu nome verdadeiro.

E que casal, Alicia Vikander e James McAvoy, que atores. Cada um segue para a sua missão e ela não consegue mais contato com ele e fica bem agoniada.
Ele tinha seguido para a Somália e lá foi capturado. Correu risco de ser executado inúmeras vezes, passou fome, violência, tortura, ficou em calabouços imundos. Li que são inúmeras locações: Toulon, Brest, costa da Normandia, França, Espanha, Alemanha, Djibouti e Ilhas Féroe. As filmagens em estúdio foram feitas em Berlim e Madri.


Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Panama

Assisti Panama (2015) de Pavle Vuckovic na Globoplay. Gosto da ideia dos streaming buscar filmes estrangeiros desconhecidos pros seus acervos, Netflix usa muito bem esse recurso. Esse filme é sérvio e bem sofrível. Está entre os mais vistos desse streaming, bem como Bruna Surfistinha, que é ótimo, e muito provavelmente pelo mesmo motivo, pelas cenas de sexo. 

Dois jovens se conhecem, ele diz que não quer nada sério, ela concorda já que acabou de sair de um relacionamento. Só que o acordo não dá certo. Ele passa a ficar absurdamente ciumento, mala total, machista insuportável. E ela parece que se apaixonou, era só ele negociar a mudança de acordo. Mas ele fica com uma moça e com ela, mas acha que ela que trai. Eu me pergunto até agora porque vi até o final. Bom, eu queria saber o desfecho dessa história. Porque ele acha que ela esconde algo e em algum lugar o filme está como suspense. Então, o filme acaba, do mesmo jeito que começou e ponto! E aí eu me pergunto porque eu postei, talvez pra avisar vocês pra não perder tempo. O trailer parece que o filme é animado, é  uma pasmaceira total.
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

The White Lotus - 1ª Temporada

Assisti a 1ª Temporada da série The White Lotus (2021) de Mike White na HBOGo. Eu ouvi muitos dizerem que era a melhor série do ano que resolvi ver, mesmo sendo classificada como comédia. Acho que é mais humor negro que outra coisa.

Logo no começo não queria parar de ver porque parecia Ilha da Fantasia que sempre gostei. Um grupo chega em um hotel de luxo no Havaí pras férias. 
A série fala de ricos, muito ricos e seus privilégios. É toda irônica! São poucas famílias, não muitos personagens e somente 6 episódios. Vi que a segunda temporada muda o local do hotel. O elenco é ótimo: Murray Bartlett, Natasha HothwellConnie BrittonJennifer CoolidgeAlexandra DaddarioJake LacyBritany O´Grady, Steve Zahn, Fred Hechinger, Lukas Gage, Scott Kekumano e Sydney Sweeney. A série resolve uma série de problemas do gênero, como prender atores em várias temporadas. Como cada temporada há novos hóspedes, eles são sazonais. Alguns até retornam, mas podem pegar atores famosos de filmes, porque eles logo estarão livres pra outro trabalho.  Também gostei da ideia de variar os hotéis e locais.

Eu gostei que o desfechos das histórias não eram o que queríamos, mas sim que era coerente com toda a narrativa. Os privilegiados não querem perder os seus privilégios, nem os seus agregados. Eles até se debatem, mas na hora que precisam decidir em abandonar o luxo pra se libertar do poder de quem tem dinheiro, recuam. Só um único personagem teve força suficiente pra romper com tudo aquilo e ser feliz.


Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

A Cabeça de Gumercindo Saraiva

Assisti A Cabeça de Gumercindo Saraiva (2018) de Tabajara Ruas na PrimeVideo. Fui ver na casa da minha amiga o que podia assistir desse streaming e escolhi esse. Amo Leonardo Machado e Murilo Rosa e amei Netto Perde sua Alma disse diretor. Ele é um pesquisador da história do Rio Grande do Sul, publicou vários livros. Esse filme é baseado na história e lendas do militar maragato Gumercindo Saraiva da Revolução Federalista. Que filme! Inteligente, cirúrgico, fala muito da loucura da guerra, da loucura que acomete seus exércitos, as pessoas, não importam que lado estejam. Do ódio que gera ódio.

Leonardo Machado interpreta um dos filhos de Gumercindo que foi morto. O filho vai com seu irmão e primo enterrá-lo, mas o exército corta a cabeça e designa um militar para levar a cabeça para um oficial em Porto Alegre. Adoro muitos atores. O irmão é interpretado por Marcos Pitombo e o primo por Allan Souza Lima. O amigo fiel da família por Sirmar Antunes. Há participações de Marcos Breda, José Victor Castiel, Rogério Beretta, Mariana Catallane e Marcos Verza.

A família começa numa caçada pra recuperar a cabeça e enterrar com o corpo. O texto é incrível, os embates nos viram do avesso, que filme lindo e profundo. E que fotografia de Alexandre Berra. Algumas cenas foram filmadas nas Missões. As paisagens do Rio Grande do Sul são deslumbrantes. O desfecho é catártico. O militar vai encontrar o oficial que está na ópera. e está passando uma ópera no Theatro São Pedro de Porto Alegre, que brilhante. Tudo é genial! Que filme!

Beijos,
Pedrita