sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Os Decendentes

Assisti Os Descendentes (2011) de Alexander Payne no Telecine Pipoca. Foi uma chamada no canal Telecine que me fez ficar interessada nesse filme. Os Descendentes é baseado no romance Kaui Hart Hemmings que é ambientado no Havaí. Essa escritora é norte-americana, nasceu e viveu no Havaí. A mulher desse homem sofre um acidente e fica em coma. Ele antes estava distanciado de todos, da mulher e das duas filhas, e pelas circunstâncias precisa tomar as rédeas da sua vida e da sua família.

Ele não sabe lidar com as filhas, está arrependido de ter se afastado de sua mulher, de não dialogar a tanto tempo com todos, de se enfronhar no trabalho e esquecer que tem uma família. Gostei bastante de Os Descendentes. George Clooney está muito bem como esse pai perdido, sem saber como lidar com suas filhas. Elas também está ótimas: Shailene Woodley e Amara Miller. Juntam-se a essa turma de desarvorados o personagem de Nick Krause. Alguns outros do elenco são: Patricia Hastie, Beau Bridges, Robert Forster e Matthew Lillard. Os Descendentes ganhou Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Os Miseráveis

Assisti Os Miseráveis (1935) de Richard Boleslawski no Telecine Cult. Gosto muito dos canais Telecine por isso, eles aproveitam o filme que estreia na programação, ou mesmo nos cinemas, para colocar as outras versões ou as continuações. Além desse Os Miseráveis de 1935, está também o outro um pouco depois, de 1952, também preto e branco. Eu vi um há uns anos um bem mais recente, de 1998, que comentei aqui. Eu não li esse livro do Victor Hugo.

Eu fiquei impressionada com a qualidade desse filme, mesmo com tanta adversidade e falta de recursos do início do cinema. O cinema ainda engatinhava, e essa versão é muito bem realizada. Incríveis as cenas nos esgotos, na prisão, com muitas pessoas, muitas roupas e caracterizações. O protagonista é interpretado por Fredric March. O inspetor por Charles Laughton. Alguns outros do elenco são: Cedric Hardwicke, Rochelle Hudson,  Marilyn Knowlden e Florence Eldridge.

Esse vídeo mostra um pouco das versões, inclusive a foto que fica em destaque não é a dessa versão.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

As Aventuras de Tintim

Assisti As Aventuras de Tintim (2011) de Steven Spielberg na HBO.  Há um subtítulo, O Segredo do Unicórnio. Eu tinha uma expectativa muito alta desse filme, é em close caption, achava estranho, mas imaginava que no decorrer do filme eu fosse me envolver. Talvez em 3D seja mais interessante, mas o Spielberg que me perdoe, ele não pegou a essência do personagem. Eu vi várias matérias de como foi realizado, li que o Spielberg era fã do Tintim do belga Hergé desde criança, então achava que ia ser um arraso, mas infelizmente não foi. Spielberg fez um Tintim com aventuras mirabolantes demais, alguns falam que parecia Indiana Jones, talvez tenham razão, e o filme é bobo em vários momentos.

Tudo é pirotécnico demais, o que a série não era. E o Tintim é muito bobo.  As Aventuras de Tintim do Spielberg perdeu a essência. Uma pena! Os atores precisaram formar os movimentos para a transformação em close caption: Jamie Bell, Andy Serkis, Daniel Craig, Nick Frost, Simon Pegg, entre outros.

Beijos,
Pedrita

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Música Sul Americana do Século XVIII

Ouvi o CD Música Sul Americana do Século XVIII (1965) da Gravadora Eldorado. Essa capa é do LP, recentemente passaram para CD essa belíssima obra. Entre os excelentes intérpretes estão a Orquestra de Câmara de São Paulo, sob regência de Olivier Toni e a soprano Marília Siegl.

No repertório uma obra anônima da Bahia de 1759, uma do peruano Orejon y Aparicio, a cantata Mariposa e a última de Lobo de Mesquita (foto), o Ofertório de Nossa Senhora. Essa com o Grupo Coral do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro.

Beijos,
Pedrita