sexta-feira, 5 de junho de 2020

Parasita

Assisti Parasita (2019) de Bong Joon Ho no TelecinePlay. Eu queria muito ver esse filme, mas sabia que não ia ser uma tarefa fácil, tinha ficado muito impactada com O Hospedeiro desse mesmo diretor e imaginei que esse seria um sofrimento igual. Que filme desconcertante!

Uma família vive de modo muito precário. O amigo do filho pede que ele dê aulas de inglês no lugar dele para a namorada dele. O amigo vai viajar, não confia em ninguém da faculdade. Eles forjam os documentos já que ele não cursava universidade.

Ele entra na casa e começa a armar planos para empregar toda a sua família. Eles vão enganando aqueles patrões ricos e levando a família toda para trabalhar lá. São inúmeras trapaças e maldades com os funcionários da casa para que sejam despedidos.

Sim, são inúmeros desdobramentos. Tudo vai ficando pior e mais maluco a cada momento. A divisão de classes, a alienação dos ricos, o oportunismo dos pobres. A miséria dos pobres e o descaso dos ricos. São tantas questões, tão complexo, tão difícil. Acho que esse filme vai se agarrar a minha pele como o cheiro desse família se impregnava neles. No elenco estão Kang-ho Song, Sun-kyun Lee, Yeo-jeong Jo, Woo-Sik choi, So-dam Park, Jeong-eun Lee, Hye-Jim Jang, Hyun-jun jung, Myeong-hoon Park e Ji-so Hung. A arquitetura da casa é belíssima! Parasita ganhou inúmeros prêmios como Oscar de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro. Globo de Ouro de Melhor Filme. Melhor Diretor no Festival de Cannes. E inúmeros outros prêmios.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 2 de junho de 2020

Elogio da Liberdade

Assisti ao documentário Elogio da Liberdade (2019) de Bianca Comparato na HBO XTreme. Eu vi uma live do Canal Brasil com a Bianca Comparato entrevistada pela Simone Zuccolotto. As lives do Canal Brasil falam dos filmes que estão em cartaz no canal e disponíveis em outras plataformas, Bianca falou desse. Não sabia que a atriz tinha enveredado para a direção. E que documentário lindo! E que vergonha de não conhecer Rosiska Darcy de Oliveira.

Escritora de inúmeros livros que vergonhosamente não li nenhum, Rosiska tem dessas histórias que se confundem com a história do país. Educadora, Rosiska casou-se com um diplomata. Na ditadura, exilaram-se na Europa. O marido foi convidado a depor no Brasil, e apesar das insistências da esposa  de não ir, voltou ao país. Rosiska ficou na Europa. Ele desapareceu. Ela ingressou no movimento feminista até ser recrutada pelo Paulo Freire para participar do projeto educacional dele, indo várias vezes a Guiné, implantar um sistema educacional no país. Depois retornou ao Brasil. Rosiska é membro da Academia Brasileira de Letras.

O documentário é muito bem editado. Traz imagens do acervo pessoal da escritora, trechos de entrevistas da GloboNews, TV Cultura. Fotos. E um olhar delicado e profundo da diretora.

Beijos,
Pedrita

domingo, 31 de maio de 2020

As Duas Faces de Janeiro

Assisti As Duas Faces de Janeiro (2014) de Hossein Amini no Telecine Touch. Só de ter esses três atores belíssimos e talentosos vale a pena ver esse filme: Viggo Mortensen, Oscar Isaac e Kirsten Dunst. As locações são belíssimas também! É um bom suspense. O filme é adaptado do romance de Patricia Hinghsmith. O diretor é iraniano e o filme tem um olhar do mundo bem interessante.

Ambientado na década de 60, um casal está passeando pela Grécia. Um guia turístico está com outro grupo mas acha o marido da turista parecido com o pai dele e se aproxima. Ele acaba se envolvendo na história do casal e ajudando eles a fugirem. Sem os passaportes um hotel não aceita hospedá-los.

O trio segue então de ônibus pelo interior da Grécia. Lindos os lugares. Belíssimos figurinos.
Beijos,
Pedrita