sexta-feira, 5 de junho de 2020

Parasita

Assisti Parasita (2019) de Bong Joon Ho no TelecinePlay. Eu queria muito ver esse filme, mas sabia que não ia ser uma tarefa fácil, tinha ficado muito impactada com O Hospedeiro desse mesmo diretor e imaginei que esse seria um sofrimento igual. Que filme desconcertante!

Uma família vive de modo muito precário. O amigo do filho pede que ele dê aulas de inglês no lugar dele para a namorada dele. O amigo vai viajar, não confia em ninguém da faculdade. Eles forjam os documentos já que ele não cursava universidade.

Ele entra na casa e começa a armar planos para empregar toda a sua família. Eles vão enganando aqueles patrões ricos e levando a família toda para trabalhar lá. São inúmeras trapaças e maldades com os funcionários da casa para que sejam despedidos.

Sim, são inúmeros desdobramentos. Tudo vai ficando pior e mais maluco a cada momento. A divisão de classes, a alienação dos ricos, o oportunismo dos pobres. A miséria dos pobres e o descaso dos ricos. São tantas questões, tão complexo, tão difícil. Acho que esse filme vai se agarrar a minha pele como o cheiro desse família se impregnava neles. No elenco estão Kang-ho Song, Sun-kyun Lee, Yeo-jeong Jo, Woo-Sik choi, So-dam Park, Jeong-eun Lee, Hye-Jim Jang, Hyun-jun jung, Myeong-hoon Park e Ji-so Hung. A arquitetura da casa é belíssima! Parasita ganhou inúmeros prêmios como Oscar de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro. Globo de Ouro de Melhor Filme. Melhor Diretor no Festival de Cannes. E inúmeros outros prêmios.

Beijos,
Pedrita

20 comentários:

  1. .Pela descrição que faz, será certamente, um bom filme de assistir
    .
    Saudações poéticas
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Assisti na época do lançamento e fiquei também desconcertada. Num primeiro momento cheguei a lamentar mais as ações oportunistas e incorretas dos pobres, do que as dos ricos... rsrs. Mas é uma obra feita para provocar reflexão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, todos incomodam. sistemas injustos acionam comportamentos equivocados. não justificáveis, claro. mas é o q disse, aulas e aulas de reflexão de ações do filme. assustador qd o pai da família quer a chave do carro pra fugir e não pensa em ajudar a moça atingida.

      Excluir
  3. " Parasita" Humm perece um bom filme":)
    -
    Estória esculpida no meu coração

    Beijos. Bom fim de semana!:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cidália, é um filme desconfortável, mas fundamental. muitas questões pra pensar.

      Excluir
  4. Assisti umas três vezes. Pra mim foi o melhor filme do ano passado. Mereceu e muito os prêmios que recebeu, inclusive fazendo história no Oscar. Quanto a abordagem, além de ser tecnicamente bem feita, é um assunto que não irá envelhecer tão cedo. Imagino no futuro, as pessoas relembrando um clássico sul coreano
    atemporal.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. josé, o filme permite muitas aulas antropológicas, grande objeto de estudo. tb acho que seja atemporal. e estranhamente falando muito do tempo atual mesmo tendo sido feito anteriormente.

      Excluir
  5. Pedrita,
    Ao mesmo tempo que tenho vontade de assistir, tenho resistência com receio de achar muito chocante. Imagino que seja um filme que angustie, e que provoque reflexões profundas.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloísa, não dá pra ver antes de dormir, é forte demais. mas tão fundamental. acho que as reflexões do filmes vão me perseguir por muito tempo.

      Excluir
  6. Este é um dos vários grandes filmes que o cinema sul-coreano produziu nos últimos quinze, vinte anos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Quero muito assistir, faz tempo que estou curiosa sobre o filme
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  8. Eu e o meu filho assistimos, é um filme angustiante e desconfortável, porém gostamos muito!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, angustia demais, mas é muito fundamental mesmo. ainda mais nesses tempos.

      Excluir
  9. Um filme difícil, angustiante e triste, muito triste a desesperança, a alienação, a sobrevivência nos porões.
    MAS temática mais do que nunca absolutamente necessária.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, angustiante e muita desesperança. quase ninguém se salva. a temática permite muitas análises e debates. fundamental mesmo.

      Excluir

Cultura é vida!