sábado, 29 de janeiro de 2011

Comunidade Árabe - São Paulo: Seus Povos e Sua Música

Assisti Comunidade Árabe do projeto São Paulo: Seus Povos e Sua Música na Biblioteca Mário de Andrade. No início dois palestrantes, Soraya Smaili e Oswaldo Truzzi,  falaram da influência árabe na colonização do Brasil e especificamente em São Paulo. Depois os músicos Sami Bordokan, alaúde  e canto árabe, Cláudio Kairouz, kanoun e William Bordokan, derbaki ,bandir e  daff. 

A curadora do projeto, Anna Maria Kieffer fez uma participação. Por último cantadores de influência nordestina mostraram musicalmente as semelhanças e influências árabes. Se apresentaram Eliezer Teixeira, cantador e Trivolim Companhia de Expressões Populares.  O auditório estava lotado. Esse projeto é gratuito, começa sempre com uma palestra seguido de uma apresentação musical. É preciso chegar cedo e pegar senha porque está lotando. Gostei muito de rever a Biblioteca Mário de Andrade toda reformada.





Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Há Quanto Tempo Que Te Amo

Assisti Há Quanto Tempo Que Te Amo (2008) de Philippe Claudel no Max. É um filme muito triste. Eu adoro a Kristin Scott Thomas e foi muito estranho ver ela desprovida de glamour e brilho. Começa com a irmã indo buscá-la no aeroporto. Aos poucos ficamos sabendo que ela ficou presa por 15 anos. Há Quanto Tempo Que Te Amo fala de preconceitos, julgamentos, dor, repulsa, adoção. São tantos temas, tão profundo, triste e doloroso.

A irmã é interpretada pela Elsa Zylberstein. No elenco ainda estão: Serge Hazanavicius, Laurent Grévill e Frédéric Pierrot. E o incrível Jean Claude-Arnauld.  Há Quanto Tempo Que Te Amo  ganhou vários prêmios.



Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Viúva Rica Solteira Não Fica

Assisti Viúva Rica Solteira Não Fica (2006) de José Fonseca e Costa no Canal Brasil. Não sabia da existência desse filme, só soube pelo comercial no Canal Brasil sobre a estreia na programação. Quis ver porque gosto muito da Bianca Byington. Ainda no elenco está o lindo Ricardo Pereira. É uma co-produção entre Portugal e Brasil.No início de 1800, uma mulher volta de Olinda para Portugal com seu pai, ela está de casamento arranjado. É um tísico que ela não se afeiçoa e logo morre no mesmo dia que o pai dela. Aparecem vários pretendentes já que ela é uma mulher rica, mas ela gosta mesmo do afilhado pobre do padre. Só que não pode casar com ele porque ele não é do mesmo nível social.

O texto é bem elaborado e irônico. A fotografia de Acácio de Almeida é belíssima. Na trilha sonora várias músicas clássicas de Offenbach e claro, a marcha fúnebre. Ainda no elenco estão: Cucha Carvalheiro, José Raposo, Rogério Samora, Filomena Cautela, Diogo Dória e Anton Skrzypiciel.






Beijos,
Pedrita