Assisti O Pagamento Final (1993) de Brian De Palma no Telecine Cult. É um excelente filme, com tomadas de câmera incríveis, excelente direção e um desempenho majestoso de Al Pacino. O roteiro é baseado no livro de Edwin Torres.Começa com o personagem do Al Pacino, Carlito Brigante, saindo da prisão. Ele é um porto-riquenho que vivia da criminalidade e do tráfico de drogas. Ele quer sair do crime, juntar dinheiro para entrar em sociedade com um conhecido em uma locadora de carros nas Bahamas. Para juntar dinheiro fica sócio do seu advogado em um bar. Só que é onde praticou todos os crimes anteriormente e tem a dificuldade de se manter longe de confusões. Na narração ele diz o tempo todo que tem azar, mas fica claro a dificuldade de viver com dignidade em um lugar onde a criminalidade corre solta e por muito tempo se alimentou dela.
O Pagamento Final fala muito de preconceito. Em um texto. Al Pacino fala das delimitações que os porto-riquenhos tinham nos Estados Unidos. O próprio preconceito de negros com os porto-riquenhos e as delimitações de ruas. O advogado é interpretado maravilhosamente por Sean Penn e gostei muito da dançarina, interpretada pela bela Penelope Ann Miller. As tomadas de câmera são maravilhosas, bem como a iluminação, a edição, a direção e a fotografia. A direção de arte é de Gregory Bolton. A edição de Kristina Boden e Bill Pankow. E a Direção de Fotografia de Stephen H. Burum.
Gostei muito da trilha sonora, a música principal, Your Are So Beautiful, é interpretada por Joe Cocker. Tem no youtube o trecho da música no filme quando sobem os créditos.
Beijos,
Pedrita
Terminei de ler Babbitt (1922) de Sinclair Lewis. Eu comprei esse livro no sebo por R$ 2,00. Há uns anos vi que o sebo vendia alguns livros daquela coleção vermelha da Abril por R$ 2,00. Liguei para minha irmã e comprei pra nós duas todos os que nós não tínhamos, esse veio pra mim, ela já tinha lido esse e gostado. Gostei bastante! Retrata o cotidiano de moradores americanos de classe média que vivem em uma cidade pequena. A mediocridade de pessoas que conseguiram uma certa posição social pelo trabalho. São preconceituosos e machistas, desprezam os livros, mulheres que lêem e só gostam de livros policiais e de suspenses leves, as poucas vezes que pensam em ler algo.





Beijos,
Pedrita




Pedrita