sábado, 2 de novembro de 2024

EP Equidade de Neide Nazaré

Ouvi no EP Equidade de Neide Nazaré no Spotify. Gostei muito das músicas! Neide tem uma voz potente e uma energia contagiante. A minha preferida é Heróis da Vaidade. São quatro músicas que estão disponíveis nas plataformas. Os arranjos e a direção musical é de Cicinho Silva. Os músicos são Digo Ferreira (baixo, guitarra e cavaco), Antônio Batista (violão), Lucas Brogiolo (percussão), Ivan Rodrigo (zabumba e triângulo) e Joel Bertolini (bateria), além de Leonardo Mathumano e Willian Silva (vocais). Gostei demais do EP que já seguiram para as minhas playlists.

Músicas

Essência de Neide Nazaré
Mulher de Carla Casarim e Lívia Itaborahy 
Do Jeito que Sou de Eliane Shambala
Heróis da Vaidade de Verônica Ferriani

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Você vê a lua, Daniel

Assisti Você vê a lua, Daniel (2019) de Niels Arden Oplev e Anders W. Berthelsen no TelecinePlay. O filme conta a história do jornalista e fotógrafo Daniel Rye, sequestrado na Síria. O filme é baseado no livro de outra jornalista Puk Damsgaard. No Brasil resolveram tirar toda a poesia do nome e colocar o título O Sequestro de Daniel Rye.

Daniel Rye era um atleta. Por um acidente, ele resolve ser assistente de um fotógrafo. Ele se muda da cidade de interior que vivia para a capital da Dinamarca, Copenhag com a namorada. Viaja como assistente de fotografia para a Somália e descobre sua vocação. Ele passa a fotografar a vida das pessoas, o cotidiano, em meio a conflitos e guerras. Organiza uma viagem para a Síria. Lá terá uma síria que vai mediar as conversas, um motorista e um segurança. Em uma cidade é sequestrado. Vários jornalistas também são sequestrados nesse período. E passam a ser negociados por muito dinheiro. A Dinamarca não negocia com terroristas, então a família passa a tentar legalmente levantar os milhões que eles pedem. Os jornalistas são torturados o tempo todo. Demorei pra ver o filme porque é sofrimento demais. Esben Smed está impressionante, esse ator é incrível, já vi filmes excelentes com ele.
As famílias de poucos sequestrados conseguem o dinheiro. A maioria dos sequestrados é assassinada.

Vocês devem lembrar das cenas horrendas das decapitações filmadas com jornalistas vestidos de laranja. Há mapas de países mais violentos para jornalistas. Atualmente o de maior número de presos e assassinados é a China. Quando há guerras como agora, os países em guerra são os mais violentos com jornalistas. A Rússia é a segunda com maior número de jornalistas presos e assassinados atualmente. O México foi um dos que mais matou nos últimos anos. E apesar do Brasil não ter guerra, está entre os países mais violentos com jornalistas e que mais matam esses profissionais. Há vários mapas, gráficos, matérias, com nomes de jornalistas mortos.
Hoje Daniel Rye tem 35 anos e é jornalista e fotógrafo.



Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

A Hóspede de Liniane Haag Brum

Terminei de ler A Hóspede (2024) de Liniane Haag Brum da Editora Telucazin. É uma graça! Eu que amo gatos, fiquei encantada. As lindas ilustrações são de Guazzelli. É uma edição muito, mas muito bonita.

O livro conta a história de Pretinha. Um garoto leva escondido uma gatinha pra casa. Quando a mãe descobre, claro que dá ruim. A Pretinha foge, o garoto vai atrás e a mãe vai tentar encontrar com o filho. Me emocionei muito, é lindo! Daria um lindo filme de animação.
Fassbinder também gostou mesmo ele não sendo tão pretinho assim.
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Os Três Mosqueteiros: D´Artagnan

Assisti Os Três Mosqueteiros: D´Artagnan (2023) de Martin Bourboulon no Telecine Action. Tenho tido uma dificuldade enorme de ver esses filmes, no streaming só permite ver dublado que eu não vejo de forma alguma. Finalmente passou no canal e coloquei pra gravar. Precisa colocar o som no original e legenda pelo controle remoto, mas pelo menos teve essa opção, diferente no streaming. Esse é a primeira parte, a segunda é a Milady e vai começar novamente a dificuldade pra achar o filme no som original. 

Alexandre Dumas sempre entrega grandes roteiros. Eu amei o livro que comentei aqui e já vi algumas adaptações dessa história. O elenco desse é absolutamente inacreditável. Os reis são os maravilhosos Vicky Krieps e Louis Garrel.
François Civil é D´Artagnan. Os três mosqueteiros são Vincent Cassel, Romain Duris e Pio Marmai. A Milady, que nesse aparece menos, é Eva Green. A direção de arte do filme é belíssima! O realismo da imundície, multidão, dão muita veracidade ao filme. A fotografia é belíssima, bem como as locações. É um filme muito bem realizado.

A bela Lyna Khoudri por quem D´Artagnan se apaixona. Ela faz a dama de companhia da rainha que precisa ter o colar de volta a pedido do rei porque ele ouviu boatos de traição. São muitos detalhes na trama. Começa com D´Artagnan chegando pra lutar por uma vaga de mosqueteiro e o que não falta é candidato. Muitas conspirações, segredos, e termina em um gancho crucial pra segurar pra parte dois que já quero ver.

Beijos,
Pedrita

domingo, 27 de outubro de 2024

Recital de Jakub Kuszlik

Assisti ao recital de Jakub Kuszlik no Festival Chopin na Sala São Paulo. Acabou! Agora só no ano que vem. Mas eu consegui ver novamente esse maravilhoso pianista! Como toca! Ele é impressionante! 
 

Kuszlik tocou só Chopin no programa e divinamente. Voltou para mais dois bis. Que concerto! O pianista polonês foi quarto lugar no Concurso Chopin em Varsóvia em 2021.

Programa

F. Chopin

3 Valsas,         op. 34

Nº 1 em lá bemol maior   

Nº 2 em lá menor       

Nº 3 em Fá maior      

Noturno em Ré bemol Maior Op. 27, nº 2     

Fantasia em Fá menor, Op. 49       

Mazurcas, op. 50

No.1 em 1 Sol maior   

Nº 2 em lá bemol maior         

Nº 3 em dó bemol menor

Polonaise em Fá sustenido menor, Op.44           

Scherzo nº 1 em dó sustenido menor, op. 39  

Beijos,
Pedrita