sexta-feira, 31 de maio de 2019

O Pequeno Príncipe

Assisti a peça O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry no Teatro Folha. A adaptação foi de Ian Soffredini. Que bonitinho! Adorei ter teatro de bonecos e que utilizaram também a técnica do teatro negro. Uma graça O Pequeno Príncipe, o mundo e a florzinha!

E como tinha criança pequena no teatro. Elas iam ao delírio! Eu amei os três mundos que aparecem e os seus visitantes, uma graça todos os bonecos e as viagens do Pequeno Príncipe. No elenco estão: Enrico Verta, Luiza Arruda, Mari Williams, Nathalia Kwast, Patrick Aguiar, Rafael Rilo e Tita Azevedo.
Essas fotos são de Will Siqueira.

Eu achei que as crianças iam dispersar quando o Pequeno Príncipe passou a ser um ator, que deixou de ser boneco, mas não, logo as crianças estavam fisgadas de novo. E como elas amaram procurar a raposa pela plateia. Uma graça no final os pais baterem palmas e as crianças dando tchauzinho para o Pequeno Príncipe, que bonitinho! E pais, por favor, não precisam ficar dizendo pras crianças o que acontece, deixem elas verem o espetáculo que elas querem. Sim, elas podem ver um espetáculo muito diferente do que vocês viram, mas essa é a graça do teatro, cada um criar a sua história conforme a sua imaginação! As crianças não precisam de legenda! O Pequeno Príncipe fica em cartaz até 25 de agosto. Eu aconselho a comprar com antecedência os ingressos porque está lotando! Pudera, a peça é uma graça! Ouvi dizer que alguns sites dão descontos, eu tenho desconto porque sou assinante da Folha de S.Paulo.
Essa foto eu peguei no perfil da atriz Luiza Arruda.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 30 de maio de 2019

O Animal Cordial

Assisti O Animal Cordial (2018) de Gabriela Amaral Almeida no Canal Brasil. Eu queria muito ver esse filme, ansiava muito, fiquei muito chateada de ter perdido no cinema. Até tentei, mas há uns anos, os filmes brasileiros ficam em cartaz em dois horários em geral em um único cinema de um único bairro. Fica puxado! E eu amo esse gênero. Fiquei absurdamente impactada, que filme impressionante!

Murilo Benício é dono de um restaurante que tem uma funcionária puxa-saco, Luciana Paes, os dois estão impressionantes, que atores, que interpretações. É fim de expediente, há um único cliente (Ernani Moraes) e todos ansiosos pra fechar. 

Chega outro casal (Camila Morgado e Jiddu Pinheiro). E acontece um assalto (Humberto Carrão). Começa uma sucessão de situações absurdas que só vendo para não perder o impacto. É desconfortável, surreal, imprevisível e genial.

Irandhir Santos é o chef de cozinha, o único que não perde a lucidez.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 28 de maio de 2019

O Mestre e a Margarida

Terminei de ler O Mestre e a Margarida (1928-1940) de Mikhail Bulgákov pela Editora 34. No Facebook eu convidei uma amiga para participar de uma brincadeira de colocar os 10 livros que ela mais ama e esse estava na relação. Fiquei muito curiosa. Logo depois esse livro foi reeditado e uma outra amiga me ofertou comprando na Feira de Livros da USP. Fiquei exultante!

Obra Still Life With a Skull (1918)  de Amshey Nurenberg

A obra foi escrita entre 1928 e 1940, mas só publicada no Ocidente em 1960 e na Rússia em 1973, já que foi proibido em seu país. Só seria publicado na Rússia se muitos textos fossem retirados. O livro ainda tem várias versões, essa última vem dos manuscritos que ficaram com a viúva do autor, Ielena Serguêievna. É listado entre os melhores livros do século XX. Bastante surreal, o livro cria situações inusitadas. Não é uma leitura fácil. Quando li o capítulo do Pôncio Pilatos ficava pensando o que essa trama tinha a ver com o livro relatado em outro período e a "explicação" nada lógica vem depois. 

Obra Building Block after Gun Fire (1959) de Felix Lembersky

Surrealidade é o mote, tudo é amalucado e irreal. E estão lá, no meio das narrativas, inúmeras críticas a opressão, violência, mortes mal explicadas ou não explicadas, falta de justiça. É uma crítica ferrenha aos tempos vividos pelo autor. 

Obra Portrait of a Lady (1915) de Liubov Popova

E a Margarida, ah, a Margarida! Fui ao delírio com as peripécias da Margarida, mas e o gato? Enlouqueci com as maluquices da Margarida, mas também delirei com o gato. É a segunda parte do livro. Mas já tinha enlouquecido com as não loucuras do Ivan Nikoláievitch. Cada vez que o personagem tentava explicar que não era louco mais ele se complicava.
Há vários filmes das obras do autor, inclusive alguns desse livro.

Beijos,
Pedrita

domingo, 26 de maio de 2019

Exposição Vaivém

Fui a exposição Vaivém no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. A curadoria é de Raphael Fonseca e é sobre redes. Fiquei fascinada antes mesmo de ir ver. Adoro que espaços como esse possam trazer grandes artistas e exposições, não só pelo suporte financeiro, mas porque atendem todas as exigências de segurança que as grandes obras tem. Mas eu amo também exposições mais intimistas, e redes estão no nosso imaginário, pelo menos no meu, e quem sabe de muita gente.

Foto Barco em Santarém (2007) de Luiz Braga

Além das redes, há fotografias, telas, livros, objetos, que remetem a redes. São 300 obras. Eu adoro o Luiz Braga, dele estão três fotos feitas no Pará. Incrível esse barco repleto de redes.

Foto Peregrino, Mulundus, Brasil (1948) de Pierre Verger

Há fotos históricas de Pierre Verger feitas na década de 50 e de Claudia Andujar das tribos Yanomamis na década de 70. Nas obras de arte tem pinturas com redes de J. Borges, Frans Post, entre outros. Eu não tinha ideia que J. Borges tinha fotos com redes, fui na postagem da mostra dele que vi e não achei as obras com redes, nem na internet. Após essa exposição fiquei com a sensação que vou começar a ver redes em tudo.

A mostra traz o Macunaíma de Mário de Andrade e o seu livro em quadrinhos, além de trechos do filme. HQ do Zé Colméia. Obras do Mestre Vitalino. É uma mostra muito rica. E minhas amigas de outros estados podem se animar que além de gratuita ainda vai viajar para os outros CCBBs de Brasília (setembro/2019), Rio de Janeiro (dezembro/2019) e Belo Horizonte (março/2020). No CCBB São Paulo fica em cartaz até 29 de julho e a visita é grátis!

Beijos,

Pedrita