Obra Still Life With a Skull (1918) de Amshey Nurenberg
A obra foi escrita entre 1928 e 1940, mas só publicada no Ocidente em 1960 e na Rússia em 1973, já que foi proibido em seu país. Só seria publicado na Rússia se muitos textos fossem retirados. O livro ainda tem várias versões, essa última vem dos manuscritos que ficaram com a viúva do autor, Ielena Serguêievna. É listado entre os melhores livros do século XX. Bastante surreal, o livro cria situações inusitadas. Não é uma leitura fácil. Quando li o capítulo do Pôncio Pilatos ficava pensando o que essa trama tinha a ver com o livro relatado em outro período e a "explicação" nada lógica vem depois.
Obra Building Block after Gun Fire (1959) de Felix Lembersky
Surrealidade é o mote, tudo é amalucado e irreal. E estão lá, no meio das narrativas, inúmeras críticas a opressão, violência, mortes mal explicadas ou não explicadas, falta de justiça. É uma crítica ferrenha aos tempos vividos pelo autor.
Obra Portrait of a Lady (1915) de Liubov Popova
E a Margarida, ah, a Margarida! Fui ao delírio com as peripécias da Margarida, mas e o gato? Enlouqueci com as maluquices da Margarida, mas também delirei com o gato. É a segunda parte do livro. Mas já tinha enlouquecido com as não loucuras do Ivan Nikoláievitch. Cada vez que o personagem tentava explicar que não era louco mais ele se complicava.
Há vários filmes das obras do autor, inclusive alguns desse livro.
Há vários filmes das obras do autor, inclusive alguns desse livro.
Beijos,
Pedrita
Não conhecia esta obra (e olha que tenho um interesse especial pelos autores e artistas russos). A julgar pela resenha ela vale o tempo gasto para lê-la.
ResponderExcluirBeijo
marly, esse autor ficou meio obscuro realmente.
ExcluirOlá, querida Pedrita!
ResponderExcluirPela resenha e fotos é uma boa obra, obrigada por mais essa dica!
Beijinhos ♥
andréa, é surreal.
ExcluirFiquei confusa com a resenha.
ResponderExcluirMargarida é um gata, no livro?
liliane, o livro é surreal, então vc ficou exatamente com a sensação de confusão que o livro propositalmente cria. não, há a margarida e há um gato.
ExcluirAinda hoje estive a refletir se a próxima obra a ler seria um Bulgákov mas optei por outra.
ResponderExcluirQuanto ao Mestre e Margarida já a li, é um romance que apesar de muitas vezes nos fazer rir nos deixa desconcertado pelas incoerências e surrealismo que mais não são que críticas veladas ao estalinismo e à loucura da época.
O mestre esta escrever uma obra sobre Pilatos e Jesus e excertos encaixados no romance são de facto um livro dentro do livro para por em contraste a justiça a condenar um homem bom se magia e o sistema soviético magicamente servir-se desta para a prática da injustiça e espalhar o mal.
Falei deste romance neste post: https://geocrusoe.blogspot.com/2016/10/o-mestre-e-margarita-de-mikail-bulgakov.html
carlos, interessante que em portugal é margarita. por isso não achei a sua postagem na busca. exatamente, fiquei muito desconcertada, termo correto. e as criticas chegam a ser ferozes, mas veladas.
ExcluirOlá Pedrita
ResponderExcluirPuxa não conhecia a obra :p
Fiquei curiosa com esse livro.
Deve ser bem interessante e instigante.
Tb deve ser bem diferente.
Vai para a wishlist.
Ahhhhhhh já anotei a indicação de O Animal Cordial fiquei curiosa com o mote e achei o elenco estelar!
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
luli, é uma obra difícil de ler mas fascinante. acho q vc vai amar animal cordial.
ExcluirAchei interessante o livro, e fiquei bem curiosa.
ResponderExcluirBeijos boa semana
www.bellapagina.blogspot.com.br
bella, é muito bom.
Excluir