quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Um Lugar Silencioso

Assisti Um Lugar Silencioso (2018) de John Krasinski no TelecinePlay. Recentemente dois filmes do gênero fizeram muito furor, esse e Bird Box. Teve crítico que disse que não entendia a comoção com Bird Box, que bom mesmo era Um Lugar Silencioso. E foi com essa expectativa que vi esse filme. Na verdade os dois são medianos e muito parecidos. Eu que adoro esse gênero e vejo qualquer porcaria, não vi nada demais nesses dois. Acho que esses dois filmes foram superestimados.

Os dois trazem coisas que matam e estão promovendo o fim do mundo. Bird Box é algo que se você olha você se suicida. Então há suicídios em massa. E só sabe o que provoca a morte quem morre logo em seguida. Esse já se sabe o que é logo no começo. Uns monstros, como os de Bird Box, matam de outra forma, é só a forma de matar que muda. Em Um Lugar Silencioso eles atacam qualquer coisa que faça barulho. 

Então o filme começa em uma loja, uma família, em silêncio, pegando o que precisa. O garoto maior está doente e precisa de remédio. Diferente de Bird Box logo entendemos o que acontece. São bem feitas as cenas de tensão, como em geral são os bons filmes do gênero.

O que mais me incomodou é que em um determinado momento tudo  de errado acontece. O pai sai com o garoto, a filha se revolta e some e a mãe grávida fica sozinha. Eles tem a casa toda protegida, preparada para ser silenciosa, mas continuam forçando os fatos. A mãe resolve matar a saudade da velha casa nem um pouco protegida e é lá que começa a dar a luz e atrai os monstros. Ah, mas tinham que forçar mais ainda, uma água sabe-se da onde começa a invadir o quartinho protegido onde está o bebê e um monstro surge sei lá da onde. Como acontece nesses filmes começam uma sucessão de fatos tensos com bastante ação onde parece que eles nunca vão conseguir sobreviver. E um monte de engenhoca de segurança criada pela família começa a ser usada. Tem muita coisa que fica muito mal explicada como em Bird Box.

Igual a Bird Box há bastante criança pra tudo ficar pior. Pensa em uma criança tendo que fazer silêncio. Em Bird Box pena em crianças tentando não tirar a venda. Quanto menor a criança maior a tensão, então tem até bebê. Os dois filmes usaram bastante esse recurso de ter criança pra tudo ficar pior e nós mais sensibilizados. Outra escolha barata foi concentrar praticamente todo o filme no pequeno núcleo familiar. Esse então é só essa família. Para baratear também escolhem uma única atriz conhecida, mas em Bird Box saiu pela culatra porque a meninada que adora essa gênero, nunca tinha ouvido falar em Sandra Bullock. Nesse a atriz é mais conhecida do público jovem, Emily Blunt. O diretor aproveitou pra somar cachê e foi o protagonista. Adorei as crianças, lindas e talentosas: Millicent Simmonds e Noah Jupe.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Show de Fábio Brazza e Vulto Rivais

Fui ao Show de Fabio Brazza e Vulto nas Férias Musicais do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Primeiro Fabio Brazza apresentou-se com a banda. Depois Vulto Rivais fez uma participação e eles cantaram  algumas músicas como Pela Arte, por Amor. Gostei muito do show que foi gratuito.

Foto de Alex Takaki
Beijos,
Pedrita

domingo, 27 de janeiro de 2019

Libertem Angela Davis

Assisti ao documentário Libertem Angela Davis (2011) de Shola Lynch no Canal Curta!. Eu tenho visto muitas pessoas lendo livros da Angela Davis e fiquei curiosa. Angela Davis é uma americana, comunista, que foi acusada de participar de um sequestro e fuga de um preso. Sendo que o que ligava ela a esse fato foram as armas que ela tinha comprado e as declarações de amor ao preso político envolvido no caso. Sendo que ela não estava no local do crime. Por essas acusações pediam a pena de morte para ela.

Na época desses fatos a lei não era igual para todos o que gera muita revolta e injustiça. Acirrando mais ainda os confrontos. É um período onde não há liberdade de pensamento, de expressão, ainda mais para negros e mulheres negras. Dificilmente conseguiam o direito de serem julgados. Muitas vezes eram mortos sem serem presos. Angela Davis é uma intelectual que estudou nos Estados Unidos e Alemanha. É quando ela retorna que ela se envolve com grupos comunistas como o Pantera Negra.

Beijos,
Pedrita