domingo, 30 de dezembro de 2018

Bird Box

Assisti Bird Box (2018) de Susanne Bear na Netflix. Eu queria ver esse filme que causa tanto furor, não pelo furor, mas pelo gênero que gosto. Não, não é um filme de fantasminha que mais gosto, é do gênero de Madrugada dos Mortos e Walking Dead. Algo faz com que as pessoas se suicidem em massa. Uma espécie de epidemia e doença, depois não é bem isso, mas é desse gênero. Portanto, sem segredos, a protagonista passa o filme tentando se salvar e sobreviver com os seus como em Walking Dead.

Bird Box é um filme muito bem realizado tecnicamente, com toda a tensão necessária, mas com roteiro raso. Não há motivo pra tanto furor. Acho que muito do furor tem a ver porque muita gente que vê não está habituada ao gênero e tem contato com ele pelo filme. Bird Box está em o filme mais visto de todos os tempos. Virou mania mesmo, tanto que são febre os memes com essa foto.
Eu adoro a Sandra Bullock e ela está muito bem. John Malkovich também participa do filme por um tempo em um personagem pra lá de chato. O gostoso do parceiro da Bullock é interpretado por Trevante Rhodes. As crianças são muito fofas Julian Edwards e Vivien Lyra Blair. A médica por Parminder Nagra.

O roteiro parece de filme para a família, bem moralista. Começa com a protagonista grávida e dando a entender que não quer o filho, a médica diz que ela pode pensar em doar a criança para uma família que queira. Outras falam o clichê que quando nascer o sentimento virá. E o filme prova o quê? Que o instinto materno é nato e surge mesmo que a mulher não queira. O roteiro é muito machista porque só a mulher assume as crianças, o parceiro ajuda, mas o sentimento só brota quando ela tem que cuidar e se virar com os dois sozinha, já que assume o filho de outra também. A moral do filme é "só a mulher tem instinto materno nato" e todas elas descobrem o sentimento e viram anjos. Pobres das mulheres que lutam contra essa imposição e violência. O livro só podia mesmo ter sido escrito por um homem, Josh Malerman. Pena uma mulher ter adaptado essa violência. E alguém pode me explicar como os passarinhos sobreviveram depois que o barco virou?

Beijos,
Pedrita

18 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Esses fenômenos em massa me desagradam. Todo mundo assiste e vc é obrigado a tb acompanhar. Tenho preguiça. Rs... Aproveito a oportunidade para desejar um ótimo 2019! Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, eu gosto do gênero até qd o filme é ruim. então veria de qq jeito. bom ano pra vc tb.

      Excluir
  2. Olá minha linda, passando para agradecer todas as visitinhas no meu blog durante 2018.
    Desde já, quero desejar-lhe Um Feliz Ano Novo de muita paz, saúde e muitas bloguices e que todos os seus objetivos sejam alcançados em 2019. Obrigada pelo seu carinho e companhia.
    Carinhosamente Joyce.
    Ah, assisti hoje esse filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu que agradeço, gosto bastante do seu cantinho. bom 2019 pra vc.

      Excluir
  3. Olá Pedrita
    Então é aquela coisa, no livro ficou a sensação de que o que não vemos e não sabemos o que é pode ser ainda mais aterrorizante do que uma denominação comum.
    No filme, em várias partes, eles escancaram: vemos aquilo que mais temos medo, o suicídio viria embasado na depressão.
    Os pássaros representam a liberdade de externalizar o que interiorizamos (só aí ela dá nome ao menino Tom e a pequena Olympia).
    É um conto sobre esperança, muito propagado na cultura celta.

    Aproveito para desejar um feliz 2019 com saúde, paz, amor e sucesso.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, se no filme a epidemia é um paralelo da depressão o autor desrespeita a doença caricaturando e ridicularizando as pessoas q se matam de forma patética. tudo é raso e medíocre. quis dar uma roupagem de profundidade a um filme clichê e nada original. é um bom filme do gênero. mas forçou na parte real.

      Excluir
  4. Achei bem acima da média, mas nada de excepcional. Possui vários simbolismos e portanto, não agradará muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca costumo ver esses filmes da massa sabe? Tenho uma certa reserva.

    Feliz 2019!
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti um dos filmes mais falado, se não ô filme mais falado, é bom, talvez superestimado, mais é um filme muito bom e bem produzido!

    yeah, dream high!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. celli, realmente, é o filme mais visto atualmente. sim, bem realizado e produzido, mas com roteiro raso.

      Excluir
  7. Ainda preciso conferir.

    Apesar de estar um pouco atrasado, desejo um ótimo 2019 para você e sua família.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Esse filme parece que é daqueles que não vou gostar.
    Está mesmo muito falado.
    Vou primeiro vê o trailler.

    A atriz que faz a médica Parminder Nagra, fazia uma médica no seriado ER.

    Feliz ano novo. Com saúde e com muitas oportunidades de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, acho q não vai gostar mesmo. não sabia q a médica está em outro seriado como médica. ela faz uma pequena participação no filme. obrigada, bom 2019 com muita paz.

      Excluir
  9. Ih, amiga... Se tem um tema que naum me faz nada bem eh qdonenvolve suicídio ...
    Obrigada por alertar.
    Bju.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isa, é tão banalizado q passa batido. só nas críticas que falam q o autor pensou no mal do século a depressão. mas ele tem um olhar muito preconceituoso e caricato do tema. ou se apropriou do tema pra escrever bobagem em filme apocalíptico.

      Excluir

Cultura é vida!