sábado, 10 de abril de 2010

Via Brasil

Assisti Via Brasil na GloboNews. Eu gosto muito desse programa e das matérias. O programa tem meia hora de duração e reprisa durante a semana algumas vezes. O que vi trazia imagens de belíssimas cidades brasileiras. A primeira que me segurou no programa era sobre a cidade de Petrópolis, contaram um pouco a história da cidade, que D. Pedro II gostava de descansar por lá, que construiu uma casa com vista e que tudo começou a vir no entorno. Mostrou inclusive a casa de Santos Dummont que hoje é um museu.


Depois mostraram as maravilhas da cidade de Penedo e por último uma matéria nas margens do Rio São Francisco. Essa matéria inclusive avisaram que terá desdobramentos nos programas seguintes.




From Mata Hari e 007
Beijos,




Pedrita

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O Despertar da Primavera

Assisti O Despertar da Primavera de Charler Möeller e Claudio Botelho no Teatro Sérgio Cardoso. O texto é do alemão Frank Wedekind. Fui ver esse musical com o 007, gostamos muito. Ele ficou tão empolgado que disse que vai ver de novo. Eu me surpreendi com o roteiro, sabia que é uma peça jovem, com elenco talentoso e jovem, mas não tinha ideia de que levantava tantas questões controversas. Entre o público só se comentava a atualidade do texto, mesmo sendo ambientado na Alemanha de 1800. Fala da severidade de pais e professores, mais comum na época, mas que não deixa de ter hoje, de outra forma, embalada em preconceito.  Gostei desse espetáculo ser voltado especificamente para o público jovem, claro, todos gostam, mas não tínhamos ainda na programação dos musicais um voltado para esse público e com tanta identificação e qualidade. 


É incrível como O Despertar da Primavera causa adoração entre os jovens, eles vão ver inúmeras vezes, parecem disputar quem viu mais, se manisfestam continuamente durante o espetáculo. Li que aconteceu o mesmo no Rio de Janeiro, mas não é pra menos, o elenco todo é muito talentoso, cantam e atuam muito bem, o texto é muito realista, os números musicais e de dança muito bem realizados, é um excelente espetáculo.

O 007 tinha visto a entrevista da Malu Rodrigues no Programa do Jô e tinha ficado encantado com a menina e com sua voz. Eu também gostei demais do trabalho vocal dela e quando vi seu currículo reconheci alguns renomados professores de canto entre os que ela estudou. Todo o elenco é muito bonito e talentoso, o produtor que precisar de um elenco jovem deve assistir. Há vários surpreendentes. O que faz par romântico com a personagem da Malu Rodrigues é interpretado por Pierre Baitelli. Excelente ator que faz o rapaz problemático, Rodrigo Pandolfo.
Gosto demais da Letícia Colin e não tinha ideia que ela cantava tão bem.Muito bom ainda os atores e cantores: Thiago Amaral e Felipe De Carolis. O elenco jovem é extenso e ótimo: Laura Lobo, Julia Bernat, Estrela Branco, Bruno Sigrist, André Loddi, entre outros. 

Há dois atores que fazem cenica-mente todos os personagens adultos: os ótimos Debora Olivieri e Eduardo Semerjian. A música é ao vivo, os músicos ficam atrás do palco. 




From Mata Hari e 007
e

From Mata Hari e 007
Beijos,

Pedrita

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Uma Garota Dividida em Dois

Assisti Uma Garota Dividida em Dois (2007) de Claude Chabrol no Cinemax. Se não fosse eu pesquisar sobre o que era o filme eu não teria visto. Com esse nome, jamais imaginaria que era de um filme de meus diretores prediletos, Claude Chabrol. E o nome original é esse mesmo. Eu olhava na internet o que poderia ver naquela noite, no site do Cinemax vi esse nome, por um acaso cliquei e a grande descoberta. Me programei pra ver. No início parece um filme sobre uma garota e dois homens que gostam dela. Um bem mais velho que ela e um da idade dela. Ela é uma jovem jornalista, a moça do tempo e tem grandes possibilidades na emissora pela sua beleza.

Ela se apaixona pelo homem mais velho, um escritor que relata em seus livros perversões sexuais que tanto adora. Ele é casado, vive um romance pervertido com essa jovem e a abandona na hora que lhe interessa. Ela pira e começa então o seu calvário. Por amor, esquece completamente de ascender profissionalmente. É o mais jovem, um desequilibrado rapaz, que a ajuda a sair do buraco. Começa então a segunda parte do filme e Chabrol se mostra por inteiro com toda a sua complexidade humana, com questões de destino e enrascadas que poderíamos evitar. Começa um filme complexo, difícil e dramático.

O elenco todo é muito bom, o escritor é inter-pretado por François Berléand. A jovem por Ludivine Sagnier. O jovem por Benoît, Magimel. Outros do elenco são Mathilda May, Caroline Sihol, Marie Bunel e Valeria Cavalli.





From Mata Hari e 007
Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 7 de abril de 2010

BBB10

Assisti o Big Brother Brasil 10 na TV Globo. Foi uma edição comemorativa, portanto começou com muitas novidades. Logo na primeira prova de resistência, o grupo que ganhasse traria um BBB de alguma edição anterior ao programa, e esse traria um outro do sexo oposto. Foram 4 ex-BBBs concorrendo e eu torcia pra Fani e pra Nathália, mas só uma poderia porque a proposta era uma mulher e um homem. Mas a equipe da Josi ganhou e ela trouxe o Dourado. Fiquei frustrada e desejava que os dois saíssem o mais cedo possível. O público sentiu o mesmo e os participantes da casa também, eles já tinham tido a chance deles. A Josi imunizou o Dourado, fiquei irada, ela foi e saiu. Eu pensei que na próxima ele sairia, mas a sorte estava com ele e ele ficou mais uma semana. O grupo que estava com ele teve uma conversa, ele chorou e eu vi um homem que eu não conhecia, ele ficou agressivo em um escudo para se proteger porque estava excluído da casa, com a conversa ele se mostrou. Começou então a despontar um participante forte e que teve a aprovação de boa parte do público, inclusive a minha.

Enquanto isso os outros partici-pantes lutavam por visibilidade. Não amei tanto essa edição quanto a 9, não tinha um participante preferido. Torcia pela Morango que acabou discutindo, mudando de grupo e sendo julgada muito ferozmente pelo público, o que normalmente acontece com mulheres que raramente ganham o BBB. Outra questão atípica, é que os participantes já sabiam que as minorias ganhavam muito apoio de grupos do lado de fora e usaram isso a favor deles, nem sempre de forma correta. Ficou claro essa manipulação do público quando o Dicésar falou a semana toda que sofria de preconceito, que o Dourado era homofóbico e que ele não podia sair. Ele usou esse recurso de levantar a sua classe para defendê-lo quando ele estava em um paredão com outro homossexual, atitude egoísta e oportunista. O William tentou usar o mesmo recurso, acusando a Fernanda de ter preconceito com negros. Foi a primeira vez que vi participantes forjarem preconceitos para ganhar o jogo. Por sorte não conseguiram. Mas conseguiram atrair muitas minorias em sua defesa, inclusive de muitos que não tinham visto nada do programa, não acompanhavam nada do programa e não viam que o recurso era uma manipulação, não um reflexo do que realmente acontecia. Fiquei pensando o quanto já vi pessoas aderirem a campanhas sociais por email sem nem ao menos verificar, checar as causas levantadas. Inclusive algumas instituições tentaram se promover para angariar visibilidade e recursos, acusando sempre alguém. Só concordei com a liminar que exigiu que a TV Globo explicasse como a Aids é transmitida e acho que a TV Globo poderia ter feito isso no próprio programa quando surgiu a questão.Concordo que o BBB é diversão e entretenimento, mas acho importante que utilize esse recurso para informar de vez em quando, já que vai para todo o Brasil e ainda em lugares que há falta de escolas, professores capacitados e muito preconceito. Lugares sem cinema, teatro e outras atrações culturais.

Aqui fora mesmo, a amiga do Dourado tentou mostrar que ele estava pobre, que morava em uma comuni-dade, mostraram inclusive onde o Dourado morava e não era nada demais. Era um apartamento pequeno, perto da praia, por isso a rua de areia, um apartamento em um prédio simpático, e ele tinha uma moto e uma bicicleta, dava aulas em uma academia. Podia não viver largamente, mas estava bem. Mas também não acho que o prêmio do BBB deva ser para o mais pobre e sim para o mais merecedor. O BBB 10 debateu ainda várias outras questões, como apesar de muitos acreditarem que saindo do BBB a participação só soma ao participante, o Dourado mostrou que não é bem assim, caso o participante seja muito rejeitado, ele tem muitos problemas quando sai da casa, até mesmo de trabalho, se suas atitudes foram julgadas severamente dentro da casa.

Eu achei muito merecido que o Dourado ganhou, preferiria que fosse a Fernanda, mas a trajetória do Dourado na casa foi muito bonita. Sim, ele tinha uns pensamentos equivocados, não homofóbicos, mas de má informação. E isso foi muito importante nessa edição. Como hoje há o politicamente correto, muitos pensam como o Dourado, mas não se manifestam, e com o Dourado muito foi esclarecido, debatido e explicado em relação aos homossexuais e as relações com os heterossexuais. E o Dourado ganhou pelo caminho que fez na casa, não por ser heterossexual. Ele errava muito, falava muita bobagem, mas ia sempre conversar, se desculpar, tentar entender, parecia que era a primeira vez que tinha contato tão direto com homossexuais, principalmente de convívio. Diferente do que o Dicésar alardeou, Dourado e Dicésar foram amigos no início do programa, conversavam muito, cozinhavam juntos, o Dourado cozinha muito bem segundo muitos da casa. O Dourado poderia sim ter evitado o contato com os homossexuais da casa, já que haviam ainda muitos participantes. Enquanto ele tentava entender as diferenças, o Dicésar falava com todos da casa sempre falando mal de outro que não estava presente, falando mal da maioria sem exceção. 





From Mata Hari e 007
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 6 de abril de 2010

X-Men Origens: Wolverine

Assisti X-Men Origens: Wolverine (2009) de Gavin Hood no Telecine Premium. Eu tinha gostado muito do primeiro, não lembrava se tinha visto mais algum e surgiu a propaganda no Telecine desse último. Falei com o 007, ele disse que não haveria problema se eu visse, já que esse fala do começo de tudo. Me programei pra ver. Não gostei, achei bem fraquinho, bem forçado. O roteiro central é bem interessante, começa no passado. Dois irmãos, o Wolverine e outro são diferentes, sofrem na infância, acabam indo pra guerra. O irmão toma gosto em matar e eles se afastam. As poucas piadinhas também são infames e muitas soluções são ingênuas e adolescentes.

O problema é o desenvol-vimento da trama, há muitas cenas exageradas e forçadas, tudo muito mirabo-lante. Como ele não imaginar que colocava a vida de dois idosos em risco e depois fingir surpresa, foi muito forçado, sem falar em outros momentos. X-Men Origens: Wolverine chega a ficar arrastado e cansativo. Gosto muito do Hugh Jackman que faz o Wolverine e do ator que faz o irmão dele, Liev Schreiber. Muito bonita a moça do filme, interpretada por Lynn Collins.Outro do elenco é o Danny Huston.

Youtube: X-Men Origins: Wolverine Trailer



From Mata Hari e 007
Beijos,
Pedrita

domingo, 4 de abril de 2010

As Meninas

Assisti As Meninas de Maitê Proença e Luiz Carlos Góes no Teatro Cultura Artística Itaim. A direção é de Amir Haddad. Fui com a minha mãe ver esse belíssimo e delicado espetáculo. Maitê Proença escreveu esse texto baseado em sua experiência trágica na adolescência, seu pai matara sua mãe. A peça As Meninas se passa no velório da mãe e tia dessas meninas.

Apesar de um tema tão difícil, a peça tem muita leveza e beleza. Antes mesmo de entrarmos na plateia, as cinco mulheres vem nos buscar no hall do teatro cantando músicas brasileiras, belíssimas canções, com seus vestidos lindos, que figurinos encantadores de Beth Filipeck.Gostei demais de todas as atrizes. As meninas são interpretadas pelas ótimas Sara Antunes e Patrícia Pinho. Gosto muito da Vanessa Gerbelli e não sabia que ela cantava tão bem. As outras duas que compõe o elenco são Clarisse Derzié Luz e Analu Prestes. O cenário de Cristina Novaes também é delicado e belo, a peça passa em um velório e há o caixão, mas é branco e o corpo da morta é feito de flores brancas e coloridas, tudo mágico e bonito. Para ajudar o clima de leveza, a mãe morta aparece alegre para As Meninas e brincam juntas, muito lindo! Eu e minha mãe ficamos muito emocionadas com esse belíssimo espetáculo.  


Youtube: As Meninas


From Mata Hari e 007
Beijos,
Pedrita