quinta-feira, 8 de abril de 2010

Uma Garota Dividida em Dois

Assisti Uma Garota Dividida em Dois (2007) de Claude Chabrol no Cinemax. Se não fosse eu pesquisar sobre o que era o filme eu não teria visto. Com esse nome, jamais imaginaria que era de um filme de meus diretores prediletos, Claude Chabrol. E o nome original é esse mesmo. Eu olhava na internet o que poderia ver naquela noite, no site do Cinemax vi esse nome, por um acaso cliquei e a grande descoberta. Me programei pra ver. No início parece um filme sobre uma garota e dois homens que gostam dela. Um bem mais velho que ela e um da idade dela. Ela é uma jovem jornalista, a moça do tempo e tem grandes possibilidades na emissora pela sua beleza.

Ela se apaixona pelo homem mais velho, um escritor que relata em seus livros perversões sexuais que tanto adora. Ele é casado, vive um romance pervertido com essa jovem e a abandona na hora que lhe interessa. Ela pira e começa então o seu calvário. Por amor, esquece completamente de ascender profissionalmente. É o mais jovem, um desequilibrado rapaz, que a ajuda a sair do buraco. Começa então a segunda parte do filme e Chabrol se mostra por inteiro com toda a sua complexidade humana, com questões de destino e enrascadas que poderíamos evitar. Começa um filme complexo, difícil e dramático.

O elenco todo é muito bom, o escritor é inter-pretado por François Berléand. A jovem por Ludivine Sagnier. O jovem por Benoît, Magimel. Outros do elenco são Mathilda May, Caroline Sihol, Marie Bunel e Valeria Cavalli.





From Mata Hari e 007
Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Interessante, sei que vi o filme não há muito tempo e já pouco me lembro dele, apenas algumas cenas que me recordam como o cinema francês mudou nos últimos anos e deixou de se fundar num mescla de romantismo bacoco. Hoje mesmo as obras românticas levantam questões incómodas.

    ResponderExcluir
  2. Interessantíssimo! Adoooro cinema europeu! Já quero! @}--

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Meu nome é Douglas Santos e trabalho na agência publicitária Núcleo da Idéia Comunicação. Gostaria de um e-mail para que possamos entrar em contato direto. Por favor, envie para utopiaebarbarieofilme@gmail.com

    Aguardo resposta e agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. "A Rapariga Dividida em Dois" é para mim um dos melhores filmes de Claude Chabrol.
    Vou geralmente ao cinema uma ou duas vezes por ano. Costumo ver os filmes em DVD ou na TV. Não sou fã de filmes modernos, mas um dos meus realizadores prediletos é, sem dúvida, Claude Chabrol - e este filme vi-o no cinema num Festival de Cinema Francês em Düsseldorf. No mês passado houve aqui um Festival de Cinema Brasileiro.

    Abraço da amiga de longe.

    ResponderExcluir
  5. geocrusoe, esse filme é bem pouco romântico.

    ematejoca, não é o meu preferido do chabrol, mas gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Cara Pedrita
    Mais uma vez Claude Chabrol interroga o quotidiano, revelando-se um cineasta atento ao comportamento humano, estamos assim perante mais uma obra-prima deste genial cineasta francês, que não pára de nos surpreender. As interpretações são excelentes, mais uma vez.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  7. Ótima dica Pedrita! Adoro filme francês! Obrigada pela dica, valeu a tarde e que possamos repetí-la.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. It's a great movie !
    Best regards from Paris,

    Pierre

    ResponderExcluir

Cultura é vida!