terça-feira, 9 de março de 2021

O Tigre Branco

Assisti O Tigre Branco (2021) de Ramin Bahrani na Netflix. Eu estou tentando assistir aos filmes que concorrem ao Oscar, esse concorre a Melhor Filme Estrangeiro e é genial, bastante surpreendente e diferente. Primeiro porque não mostra a Índia que os turistas veem e passam a ter uma visão romântica do país, mas sim a Índia de fato, que eu já tinha visto no livro A Distância entre Nós, de Thrity Umrigar, a das castas. E com relações entre patrões domésticos e empregados muito parecidos com o Brasil, infelizmente, que beiram a escravidão. O filme é baseado no livro de Aravin Adiga, que quero ler.

O protagonista é da casta baixa. Muito inteligente consegue uma bolsa pra estudar em outra cidade, mas a avó proíbe e o obriga a trabalhar com carvão. A avó explora filhos e netos. Opressora, ela impede que eles voem, mas ele tem sonhos altos e vai fazendo passo a passo os seus planejamentos pra melhorar de vida.

O filme é desconfortável e imprevisível. O protagonista que narra a sua história desconcertante. Os patrões são interpretados por Priyanka Chopra e Rajkummar Rao.  A avó por Kamlesh Gill. Uma graça o garoto, Vedant Shina, que interpreta o parente do protagonista.

Beijos,
Pedrita