sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Retrospectiva 2025

Em 2025 li mais que a média, um dos motivos é que vários eram pequenos. Li 20 livros no ano e esses são 10 os que mais amei. Foi difícil fazer a triagem porque foram livros incríveis. A ordem está pela leitura, começa com o último, em modo decrescente.

O Céu Entre Mundos de Sandra Menezes

A mais recôndita memória dos homens de Mohamed Mbougar Sarr da Fósforo

Arrastados de Daniela Arbex da Intrínseca.

Objetos Cortantes de Gillian Flynn da Intrínseca

Moçambique com Z de Zarolho de Manuel Mutimucuio da Dublinense

Abraço Apertado de Émile Ajar da Todavia

Eileen de Ottessa Moshfegh da Todavia

Sanga Menor de Cintia Lacroix da Dublinense

 Após o Anoitecer de Haruki Murakami da Alfaguara

O Enigma do Quarto 622 de Jöel Dicker da Intrínseca

Foi um ano que fui mais ao cinema, ainda vou pouco, principalmente pelo alto preço dos ingressos, acabo preferindo ir ao teatro, mas não só fui como estão entre os melhores filmes que vi no ano.

O Último Azul

Ainda Estou Aqui

A Melhor Mãe do Mundo

Em música, os melhores foram

Uma Viagem Utópica com o SIGMA Project na Estação Motiva Cultural

Ronaldo Miranda - Piano Concerto pela Naxos

JJ Jun Li Bui no Festival Chopin na Estação Motiva Cultural

Concerto Realidades Imaginárias da OCAM - Orquestra de Câmara da USP no Auditório Camargo Guarnieri na USP
Solista Edelton Gloeden

Kate Liu no encerramento do Festival Chopin na Estação Motiva Cultural

João Pedro Sigoli, pianista e o Duo Cerri-Botelho no Centro de Música Brasileira

Foi um ano de novelas incríveis




E eu ainda revi uma novela da minha vida, Além do Tempo 1 e 2 na 
Globoplay Novelas
Em teatro as melhores foram duas do Encontro Paulista de Teatro de Grupo

Cícera do Contadores de Mentiras

A Menina Passarinho da CTI - Teatro Baile

E ainda

Traição do Núcleo de Teatro de Imersão

Foi o ano que vi muitas séries. Por uma confusão da ClaroTV e inúmeras trocas de decoders, a última mudou o plano para Claro Box, passei a economizar R$ 100,00 e ainda vieram muitos streamings com comerciais Netflix. AppleTV, HBOMax. E depois a Disney abriu o sinal que termina agora dia 31.



Silo 1 e 2 na AppleTV

Ripley na Netflix
 
Paradise na Disney+

Depto Q na Netflix


Gostei demais do Libertárias no Canal Curta!

Nossa, como vi filmes, difícil escolher os melhores



Perfect Days na Netflix

Manas no TelecinePlay

Aftersun na Netflix

Mothering Sunday na Netflix

Close na Netflix

Camponeses na HBOMax

La Cocina na HBOMax

Napoleão na AppleTV

The HouseMaid na PrimeVideo
Em exposições destaco

Na Galeria Leme

De Mim para Nós de Jaume Plensa

Fulgor Atlântico de Tiago Sant´ana

Virgília de Jorge Enciso

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Zoológico de Vidro

Assisti a peça Zoológico de Vidro de Tennessee Williams no Teatro da Praça. A direção foi de Luciana Saul. Eu tinha visto esse espetáculo tem tempo e queria muito revisitar esse ótimo texto.

O protagonista é um alter ego do autor (1911-1983). O rapaz tem um emprego medíocre para sustentar a mãe e a irmã tímida. O pai sumiu no mundo. A mãe amargurada, não era pra menos, inferniza os filhos tentando que eles tenham um futuro melhor dentro da perspectiva dela. Todos estão ótimos Ana Clara Bencic, Manuela Paiva e Matheus Holesgrove. Matheus interpreta também o possível pretendente a jovem tímida. Em outro dia Sophia Lima faz a mãe no lugar da Manuela.

Amei o Zoológico de Vidro. A filha vive mergulhada nele para fugir daquela vida torturante.

Eu fiquei encantada com o Teatro da Praça que fica no Mandaqui na Zona Norte.. Esse grupo da peça é a primeira turma do teatro profissional. O espaço tem cursos para todas as idades, para qualquer pessoa que deseja socializar, interagir desde crianças até pessoas mais velhas. Há grupos para todos.

Beijos,

Pedrita

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Wake Up Dead Man - Knives Out

Assisti Wake Up Dead Man (2025) da série Knives Out de Rian Johnson na Netflix. Eu adoro essa série de filmes policiais. Concordo que esse não é o melhor deles, mas me diverti bastante. No Brasil está como o péssimo nome Vivo ou Morto. Nada a ver.

Um jovem padre é enviado para uma pequena igreja em um vilarejo para tentar descobrir o que acontece. Josh O´Connor arrasa. O padre egocêntrico e que obriga que o chamem de monsenhor mantém os fiéis ligados a ele pelo ódio, manipulação e poder. Josh Brolin está em mais um personagem mais do mesmo da sua carreira. Ele é assassinado.

É quando Daniel Craig aparece como detetive. 

O elenco dessa série é sempre incrível. Glenn Close em mais um grande personagem de sua carreira. Daryl McCormack faz o rapaz que filma tudo, sermões do padre, conversas indesejadas, confissões. Gosto como os filmes tem falado da exposição da internet. O grupo só tem ótimos atores Jeremy Renner, Kerry Washington, Andrew Scott, Cailee Spaeny e Mila Kunis. Fazem participação Jeffrey Wright, James Faulkner e Anne Hamilton.
Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Beleza Fatal Especial

Assisti ao Beleza Fatal Especial (2025) na HBOMax. Tenho adorado que o streaming tem ficado mais flexível em seus produtos. Adorei a ideia desse especial com entrevistas, lembranças, nos preparando pra 2ª temporada. Eu amei Beleza Fatal e foi uma delícia relembrar e saber curiosidades dos bastidores.
 

A edição foi ótima. Alternando imagens da novela com a do especial. As protagonistas chegando na bela mansão. Camila Queiroz gravidíssima, o bebê já nasceu. Como foi a escolha do Lolokito. Todos falaram que sabiam que o texto era bom, que ia agradar, mas que não tinham ideia que iria viralizar. O especial mostrou vários memes divertidos.

O autor também falou sobre o projeto. Adoro os textos do Raphael Montes. Ele contou que queria decidir qual seria o universo de Beleza Fatal. Ele pensou em rural, urbano, restaurante, empresa, até que viu um comercial e decidiu pela mundo da estética, mais atual impossível. Foi incrível falar desse exagero estético dos dias de hoje. Ele também decidiu fazer o contraponto entre médicos e profissionais de estética. Ele falou que também se surpreenderam com os memes. Que às vezes achavam que algo ia lacrar, mas de repente virava meme algo completamente imprevisível.

Amora Mautner falou da parceria que tem com o Raphael.

Juntaram a mesa alguns do elenco pra lembrar grandes momentos. Camila Pitanga lembrou do meme gay, que foi um da técnica que começou a dançar e falar gay, gay, gay, que ela copiou e virou um sucesso. Foi engraçado Inez Stockler e Marcelo Serrado falarem das seringas. Eles mostraram que é retrátil, em vez de entrar na pele, entra pra dentro da seringa. Os que não puderam participar do especial enviaram vídeos. Deu muita saudade. E o especial deu certo porque a série voltou a figurar entre as mais vistas. Ansiosa pela próxima temporada.

Beijos,
Pedrita

domingo, 21 de dezembro de 2025

Mostra Território Semear

Fui na Mostra Território Semear da Cia Quatro Ventos no Espaço CoCriar na Cidade Tiradentes. 

Primeiro o grupo fez a Chegança do Boi 
Ventania. Eu adoro eventos em bairros quando acontece a chamada do público local. Elas tocaram e cantaram nas ruas pra chamar para o evento no espaço. Lá contaram a linda história do Boi, fiquei encantada. Todo cheio de simbologias. 

A Cia Quatro Ventos comemora 15 anos de existência e é uma coletiva de mulheres. Há um ano elas tem o Espaço Cocriar que agora ganhou um teatro. Esse lindo pano de cena elas que fizeram. A criação foi de Lua Porto.

No teatro elas contaram duas histórias, a de Oyá e a Nanana Bo SeleSele. Lindas! Fiquei eufórica que vi que elas iam contar a história que tem o elefante. Eu tinha visto uma foto de uma apresentação delas nesse ano com o elefante e queria muito conhecer. Fiquei feliz demais! Ah, mas o elefante é mal! Que dó! Por sorte a mãe das meninas é uma grande guerreira e liberta sua filha dele. Queria trazer o elefante pra casa.

Os eventos foram gratuitos. Hoje tem mais e é só chegar.

Beijos,
Pedrita