terça-feira, 15 de abril de 2025

Após o Anoitecer de Haruki Murakami

Terminei de ler Após o Anoitecer (2004) de Haruki Murakami da Alfaguara. Esse livro veio em levas que meus amigos repassam, doam ou circulam. Eu amei essa capa. É simplesmente apaixonante!

O marcador de livro também ganhei de presente.
 

Obra Moon (1983) de Matazo Kayama

É tanto detalhe no livro que fiquei encantada. Primeiro eu queria economizar a leitura, não queria que acabasse. Li aos poucos. O livro se passa em uma única noite. Adoro obras de um dia só. Em cada capítulo há um relógio marcando as horas. Começa 5 para a meia noite e termina 5 para às 7h. São vários personagens que habitam enquanto a maioria dorme.
Obra de Yayoi Kusama

Começa em um bar, uma jovem lê um livro. Um músico chega e a reconhece. Há muitos anos eles se conheceram em um encontro de dois casais. Os amigos iam se encontrar, uma jovem desmarcou e essa do bar vai no lugar e ignora o rapaz que iria conhecer. Fica nadando na piscina. Eles se separam e se reencontram algumas vezes na noite. Ele ensaia em um subsolo. Ela vai passar a noite nas ruas, não quer voltar pra casa. 

Obra Pink Hair de Leiko Ikemura

Essa jovem tem uma irmã deslumbrante e o rapaz só fala na irmã e na sua beleza. A jovem fica em silêncio só ouvindo e pouco interage. Muito interessante que a irmã aparece dormindo no quarto, há vários capítulos com ela dormindo. Esses capítulos flertam com realismo fantástico. É muito interessante. O livro termina com as duas irmãs dormindo juntas.



Obra O Artista e a Modelo nº 2 de Zeng Fanghi

São vários personagens da noite. A prostituta imigrante ilegal chinesa que é espancada pelo cliente. O motel para encontros, a segurança, o funcionário de tecnologia que trabalha de madrugada, as pequenas vendas que ficam abertas, seus atendentes.

Obra de Ikenaga Yasunari

Eu amei que o livro tem trilha sonora e não é só a menção da música, tem também o seu intérprete. A música que toca nos vários bares, a música que alguém está ouvindo. Foi uma delícia procurar as obras e os intérpretes sugeridos pra acompanhar a leitura.

Beijos,
Pedrita

13 comentários:

  1. Ainda não li este. Mas acho que o Haruki Murakami deve ser um sujeito muito musical, pois um dos livros mais famosos dele, que rendeu até filme (que cheguei a assistir), tem nome de música dos Beatles, Norwegian Wood. Fiquei com vontade de ler o livro resenhado.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, quero ler outros. esse é fascinante. são várias músicas porque cada ambiente principalmente bar, está tocando uma.

      Excluir
  2. Só li 1 livro de Murakami e há muito anos, não desgostei, mas também não me deslumbrou, confesso o meu preconceito de comprar obras de escritores que aparecem à venda nos hipermercados, por norma tem conteúdos mais comerciais e fáceis do que profundidade e são muito vendáveis, Murakami aparece muitas vezes misturado com esses autores por cá... embora saiba que tenha uma qualidade superior. Pode ser que volte a ele em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, aqui os vendidos em supermercados são mais auto ajuda e clássicos em domínio público. eu quero ler outro. esse eu amei.

      Excluir
  3. Olá! Tenho muita vontade de ler a este escritor e alguma vez tentei, mas no final não continuei porque li outros livros. Uma pena. Espero ler algum dentro de pouco. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pedrita, há alguns anos li um dos livros do Haruki Murakami mas, infelizmente, não lembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloisa, tb gostei muito. eu tive a facilidade de não precisar escolher. estava em uma pilha de livros a ser doados, então foi só trazer.

      Excluir
  5. (continuando) não lembro qual. Só sei que gostei muito. Volta e meia dou uma repassada nas suas obras (são muitas) para escolher uma. Mas a variedade é tão grande que acabo com dificuldade para me definir. Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Um livro pra ser guardado!
    Começa com o título lindo, a capa que é perfeita, o início de cada capítulo com as horas e a playlist.
    Amei muito e amei forte sua resenha ❤️

    ResponderExcluir

Cultura é vida!