sábado, 15 de março de 2008

Scoop

Assisti Scoop (2006) de Woody Allen na HBO. Queria muito ver esse filme, tanto que tentei ver no cinema, mas não consegui. Adorei ver que estreou na HBO. Eu adoro o Woody Allen, acho de uma genialidade incrível e tenho gostado muito dele escolher para contracenar em seus filmes a bela e excelente Scarlett Johansson.

O roteiro, como sempre em Woody Allen, é absolutamente mirabolante. Em um barco dirigido pelo senhor morte, um grande jornalista tenta voltar a terra, lá ele descobre do que morreu uma mulher, consegue voltar e avisar nossa protagonista quem pode ser o assassino em série do tarô. Ela, que é estudante jornalismo, é estimulada por ele para investigar o caso. É tudo muito inteligente, divertido, Scarlett Johansson está ótima. O texto dela e do Woody Allen são nervosamente engraçados. Muito bom!

Alguns outros do elenco são: Hugh Jackman, Ian McShane e Romola Garai.

Eu gosto muito da escolha da trilha sonora dos filmes do Woody Allen, que também é músico e têm muito bom gosto e tem muita criatividade em brincar com sons nos seus filmes. As músicas de Scoop são ótimas.

Música do post: Czardas





Beijos,

Pedrita

quinta-feira, 13 de março de 2008

Amores Expressos

Assisti Amores Expressos (1996) de Wong Kar-Wai no Telecine Cult. Eu tinha amado quando vi no cinema Amor à Flor da Pele desse diretor que não conhecia e enlouqueci quando li no blog do Marcelo Janot que o Telecine Cult ia fazer um Festival com os filmes dele. Até agora só consegui ver esse. E li no jornal que o Cinemax também está com um filme dele em sua grade de programação.

É difícil falar desse diretor, talvez no vídeo de apresentação do filme do Marcelo Janot vocês consigam entender melhor, ou só assistindo a um filme dele. A música é praticamente protagonista. Há muito silêncio, em Amor à Flor da Pele ainda mais. Wong Kar-Wai fala muito de sentimentos, da complexidade das relações entre os indivíduos, não somente afetivas, da incompreensão uns dos outros e de solidão.
Amores Expressos fala mais das relações entre homens e mulheres. São na verdade duas histórias coligadas. Dois policiais e suas paixões. Mas tudo é subjetivo, a forma como Wong Kar-Wai constrói as relações é muito peculiar, diferente, só assistindo para compreender, ou não compreender, já que tudo é muito incompreensível no cinema de Wong Kar-Wai. Talvez a forma de entender melhor esse diretor é sentindo seus filmes. Eu adorei todo o filme, mas me identifiquei mais com a segunda história.
No elenco estão: Tony Leung, Faye Wong, Takeshi Kaneshiro e Brigitte Lin.

Música do filme: The Mamas & The Papas ''California Dreaming''
00 - The Mamas & T...


Beijos,
Pedrita

terça-feira, 11 de março de 2008

Polaróides Urbanas

Assisti no cinema ao filme Polaróides Urbanas (2008) de Miguel Falabella. Vi que minha mãe não se conformaria se o nosso passeio não tivesse o nosso delicioso e costumeiro cinema, mas estava difícil a escolha. Não era a melhor semana para filmes. Olhei em outros shoppings, achei no Jardim Sul o filme Polaróides Urbanas. Não estava muito animada para ver o filme, mas como minha mãe gosta de filmes leves, achei que seria uma boa pedida. E me surpreendi! É muito bom! Particularmente nem eu nem minha mãe achamos que é uma comédia e sim um drama, mas o texto e o elenco é muito bom. O roteiro é baseado na peça do diretor Como Encher um Biquini Selvagem.

Marília Pêra faz irmãs gêmeas. Eu gsotei muito da interpretação da atriz na personagem contida, que tem uma vida parada. Ela faz terapia para ver se consegue fazer algo com sua vida inanimada. Já a outra personagem, a irmã amalucada, eu achei a interpretação um pouco exagerada, ela contracena com Marcos Caruso que também não gostei do estilo de interpretação escolhida pelo diretor.


A psicóloga é interpretada pela belíssima Natália do Valle. Ela faz uma mulher fria, dura, que não sabe lidar com a filha deprimida. Ela tem uma empregada que tem muito mais sensibilidade e amor com a filha que a mãe e está interpretada maravilhosamente pela ótima Neusa Borges. A filha deprimida também arrasa e a atriz é a ótima Ana Roberta Gualda. Outra atriz principal é a Arlete Salles, que interpreta uma atriz que passa a ter síndrome do pânico e horror a aglomerações.


Polaróides Urbanas fala muito da solidão urbana. Mágoas que aparecem nas relações muitas vezes de forma agressiva, mesmo que subliminar. Fala de falta de afeto. É muito bonito! Eu e minha mãe nos emocionamos muito com as mulheres que trabalham em um local que atende telefonemas de pessoas desesperadas, que desistiram de viver. Juliana Baroni está ótima como a moça desajustada e agressiva que maltrata os homens, além de estar muito linda. Está muito bem também o rapaz que faz o michê interpretado por Nicolas Trevijano. Alguns outros do elenco são Stella Miranda, Otávio Augusto, Alexandre Slaviero, Ingrid Guimarães e Berta Loran. Só achei o final um pouco cafona, com o elenco interpretando um trecho de uma peça clássica que resumiria o filme.
A música interpretada pela Adriana Calcanhotto é muito linda. Não achei a música do filme, mas vou colocar essa:

Metade - Adriana Calcanhotto

Get this widget Track details eSnips Social DNA


Beijos,


Pedrita

segunda-feira, 10 de março de 2008

Antônia


Assisti Antônia (2006) de Tata Amaral no Cinemax. Nunca tive muita vontade de ver esse filme, mas gostei bem menos do que esperava, apesar de gostar bastante dessa diretora. Achei o roteiro de Tata Amaral e Roberto Moreira bastante forçado. Tudo dá errado, tudo tem que ser bem melodramático e trágico, nada pode ser normal. Se acontece algo na vida de uma delas é sempre muito, mas muito grave. O roteiro me soou artificial várias vezes. Eu particularmente achava que ia mostrar a trajetória delas, vários locais que elas cantavam, e como alcançaram o sucesso. Na verdade a banda se desfaz na primeira apresentação pra se juntar na corrida dos minutos finais, apesar do filme se arrastar em vários momentos, no final é tudo corrido.



Outra questão que me incomodou muito foi o som do filme. Não sei se foi a cópia que assisti, que o Cinemax tinha para exibição. Haviam vários problemas de articulação das palavras que ficavam absolutamente incompreensíveis. E alterações de sons nos diálogos. Eu aumentava muito o som para ouvir o que uma dizia e ficava surda quando a outra falava. Pode ter sido um problema técnico específico dessa cópia que vi.

As quatro são interpretadas por Negra Li, Leila Moreno Quelynah e Cindy. Alguns outros do elenco são Sandra de Sá e Thobias da Vai-Vai.

Antônia ganhou prêmio de Melhor Trilha Sonora, no Festival de Havana e Prêmio Petrobras Cultural de Difusão - Melhor Filme de Ficção, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Música do post: Negra Li - Você Vai Estar Na Minha

Get this widget Track details eSnips Social DNA





Beijos, Pedrita