Aos poucos as desilusões vão chegando. O Deserto dos Tártaros é todo metafórico, pode ser qualquer questão. A vida que não é nada do que imaginamos. No livro lembro muito do caráter misterioso. Na fortaleza pouco se sabe se é verdade, imaginação ou delírio. Como eles não tem nada de importante para fazer, acabam criando fatos. Alguns se desesperam e passam a ter como inimigos seus próprios soldados.
O elenco é impressionante! Jacques Perrin está incrível como Drogo. Ele é alegre e confiante no início, vai se transformando. A maquiagem também é excelente. Os atores são Max von Sydow, Vittorio Gassman, Giuliano Gemma, Philippe Noiret, Jean-Louis Trintignant e Fernando Rey.
Essa coleção traz textos sobre a obra e o filme. Contaram que tinham vontade de fazer o filme, mas pensavam como fariam a fortaleza. Até que uma matéria mostrou um forte no Irã, que tinha inclusive passado por um terremoto e que dava exatamente a sensação do que lemos no livro. É realmente incrível o lugar das filmagens, lembra mesmo o livro.
Beijos,
Pedrita