sábado, 26 de abril de 2014

O Deserto dos Tártaros

Assisti em DVD O Deserto dos Tártaros (1976) de Valerio Zurlini da Coleção Folha Grandes Livros do Cinema. Eu amo esse livro, está entre os meus preferidos, li há muito tempo em uma viagem de volta do Rio de Janeiro que vim de ônibus. É sensacional! Fiquei muito animada quando descobri que há o filme, e que filme. Um jovem rapaz fica muito animado com a sua primeira convocação. Ele acabou a academia militar e tem o seu primeiro trabalho. A mãe não se conforma porque ele é enviado para tão longe, para um lugar tão ermo.

Aos poucos as desilusões vão chegando. O Deserto dos Tártaros é todo metafórico, pode ser qualquer questão. A vida que não é nada do que imaginamos. No livro lembro muito do caráter misterioso. Na fortaleza pouco se sabe se é verdade, imaginação ou delírio. Como eles não tem nada de importante para fazer, acabam criando fatos. Alguns se desesperam e passam a ter como inimigos seus próprios soldados.

O elenco é impressionante! Jacques Perrin está incrível como Drogo. Ele é alegre e confiante no início, vai se transformando. A maquiagem também é excelente. Os atores são Max von Sydow, Vittorio Gassman, Giuliano Gemma, Philippe Noiret, Jean-Louis Trintignant e Fernando Rey.

Essa coleção traz textos sobre a obra e o filme. Contaram que tinham vontade de fazer o filme, mas pensavam como fariam a fortaleza. Até que uma matéria mostrou um forte no Irã, que tinha inclusive passado por um terremoto e que dava exatamente a sensação do que lemos no livro. É realmente incrível o lugar das filmagens, lembra mesmo o livro.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Gabriel García Márquez

Assisti o GloboNews Literatura sobre Gabriel García Márquez. Vários escritores brasileiros que conheceram esse grande autor falaram sobre ele. Ana Clara Machado, o tradutor Eric Nepomuceno. Ana Clara Machado comentou que o estilo de Gabriel García Márquez começou a ser procurado nos escritores latino-americanos, mas quee o estilo da literatura brasileira é muito diferente.

Mostraram também um trecho de uma entrevista com Gabriel García Márquez onde ele diz que o seu livro preferido é O Amor nos Tempos do Cólera, exatamente o meu preferido, apesar de o mais famoso ser outra obra maravilhosa, Cem Anos de Solidão. Os livros que também adorei e li mais recentemente são Memórias de Minhas Putas Tristes e O General em seu Labirinto sobre Simón Bolívar. O programa ainda mostrou imagens do filme do livro O Amor Nos Tempos do Cólera e mencionou a participação da Fernanda Montenegro. Eu falei desse filme aqui.
Não sei por quanto tempo, mas é possível ver esse programa nesse link.

Beijos,

Pedrita

terça-feira, 22 de abril de 2014

O Castelo

Assisti em DVD O Castelo (1997) de Michael Haneke da Coleção Folha Grandes Livros no Cinema. Eu tinha adorado esse livro inacabado de Franz Kafka, quando vi que existia o filme, não resisti. Fascinante! Esse diretor é incrível. Uma belíssima produção de uma obra inacabada, essas magias da arte sem fórmulas prontas. Esse filme foi feito para televisão.

O filme é igualmente angustiante que o livro, o frio que o protagonista sente é contagiante. Ele chega em uma cidade muito gelada para ser o topógrafo, e se envolve em uma infinidade de burocracias. Não pode dormir sem autorização, não pode ficar ali, não precisam de um topógrafo, mas só quem pode demiti-lo é do Castelo que é inacessível. Genial!

Várias leituras são possíveis, mas nós que vivemos em um país burocrático, é impressionante a semelhança com processos que nos são impostos sem fechamento e solução. O topógrafo é interpretado pelo excelente Ulrich Mühe. Fireda por Susanne Lothar. Alguns outros são: Frank Giering, Feliz Eitner, André Eisermann e Dörte Lyssewski.


Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Fabio Luz - Recitais Eubiose

Assisti ao pianista Fabio Luz nos Recitais Eubiose na Sociedade Brasileira de Eubiose. Eu gosto muito desse pianista brasileiro, foi um belíssimo repertório

L. van Beethoven - (1770 – 1827)
Sonata n.32 op 111 (*)
Maestoso,  Allegro con brio e appassionato
Arietta – Adagio molto, semplice e cantabile 

Marcus Siqueira - (1974)
Transpolarivariações (**) Tema de A. Schoenberg  op.19 – VI – Sehr langsam
Molto mosso, Larghissimo, Animato, Con fuoco,
Con espressione e rubato, Molto largo

Frederic Chopin - (1810 – 1849)
Polonaise-Fantaisie op. 6
Grande Valse n.5 op.42

A primeira obra teve a participação de um novo talento, Ramon Theobald. Ele tocou piano a 4 mãos com Fabio Luz. Era a obra de Schubert (1797 – 1828), a 
Fantasia em fá menor op.103-D940

Beijos,
Pedrita

domingo, 20 de abril de 2014

A Visita Cruel do Tempo

Terminei de ler A Visita Cruel do Tempo (2010) de Jennifer Egan da Intrínseca Editora. Eu tinha lido por indicação de uma atendente da Livraria Nobel O Torreão dessa autora e ficado fascinada. Em uma promoção de 50% no dia do livro, comprei esse. Nos dois primeiros capítulos eu não me identificava com os personagens, uma cleptomaníaca e um decadente produtor de músicos pop. Assim que tinha colocado a foto da capa do livro no Estou Lendo apareceram comentários de leitores falando o quanto esse livro era fascinante. Então lembrei que o mesmo tinha acontecido em O Torreão, uma surpreendente reviravolta, algo que nem dá pra explicar. Insisti na obra e esse universo se descortinou e algo absolutamente impressionante aconteceu. Que obra!

Obra Homens Presos no Gelo (1979) de Robert Longo

Para compreender as obras de Jennifer Egan só lendo, é absolutamente imprevisível, surpreendente, irreal. Vários personagens surgem e se cruzam. O tempo é cruel com todos eles, é deprimente. A vida não é generosa.  Eu nunca leio orelhas de livros, textos explicativos, antes de ler e fiz bem, a orelha fala demais. Pela autora ser jovem, a tecnologia está presente em suas obras, como mais um artifício asfixiante da vida, mas com uma realidade que só alguém dos dias de hoje consegue relatar. A Visita Cruel do Tempo foi o Vencedor do Pulitzer de Ficção 2011, do National Book Critics Circle Award, do Los Angeles Times Book Prize e Tournament of Books. Jennifer Egan entra para a lista dos meus autores preferidos.

Observação a blogueira Marly do Saboreando a Vida que leu a obra - Jennifer Egan é fascinante e os gráficos, amiga, neles há uma revelação surpreendente. Se quiser te conto em off.



Beijos,
Pedrita