sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Festival de Artes

Fui no Festival de Artes da Objectos do Olhar. São 33 artistas expondo com curadoria de Junia Melluns. Tudo lindo demais! Tem de tudo o que pode imaginar. Uma gama de estilos e técnicas diferentes!

Essas obras são de Ana Motta

Essa colagem é de Maria Silvia Almeida.
Esse espelho é de Clau Carmo.

Esse é da sócia da galeria, Junia Melluns.

Essas são de Zaqueu Pedrosa.


Os Guaridões da Floresta são de Marina Wang.

Essas são de Claudia Saldanha, bem como o tecido abaixo.

A mostra fica até 2 de janeiro, mas é bom checar antes porque é período de festas e pode ter horário diferente de abertura e fechamento. A visitação é grátis!



Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Paloma

Assisti Paloma (2022) de Marcelo Gomes na Globoplay. Assim que o filme estreou explodiram publicações dele nas minhas redes sociais, só elogios! Passei a querer muito ver! Fiquei muito feliz que estreou no canal. Gosto muito desse diretor, li que ele leu a matéria sobre a mulher trans que casou no interior do Ceará e foi lá conhecê-la. Resolveu então fazer um filme inspirado em Paloma. É tão lindo! 

O sonho de Paloma é casar. Ela mora com seu marido e sua filha. Ela trabalha colhendo mamão papaya para grandes agricultores com suas amigas. E faz bico de cabeleireira.
Como Kika Sena é linda e talentosa. Lindo demais o diálogo com o padre (Buda Lira). Paloma quer marcar o casamento. Ele é muito cuidadoso em explicar pra ela a impossibilidade. Ele diz que o mundo evoluiu, mas a igreja não e que infelizmente ele não pode realizar o casamento, só se o papa autorizar. Ela escreve então ao papa que não autoriza.

Seu marido é o típico machista. Ama profundamente Paloma e sua família, mas desde que tudo seja escondido. Como muitos que escondem quem é diferente e fora dos padrões. Pro casamento não convida ninguém. Quando a matéria sai e os amigos fazem piadas, ele maltrata a esposa e a culpa por tudo o que acontece, que a culpa é o que ela fez, não culpa os amigos homofóbicos. Ele é interpretado por Ridson Reis. O filme sem ser panfletário, mostra a maldade da sociedade em pequenas cenas, como ela na piscina com a família, com o patrão duvidando e debochando que ela tem uma filha.
O filme é muito lindo!

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

i-Lived

Assisti i-Lived (2015) de Franck Khalfoun no TelecinePlay. É um filme bem interessante sobre tecnologia. Claro que o título no Brasil tem spoiler.

O grande trunfo do filme é o protagonista, Jeremiah Watkins. Carismático, ele interpreta um digital influencer falido. Não deveria ser pouco seguido porque ele é muito bom. Ele faz avaliações de aplicativos, Hilário ele mostrando que seguiu passo a passo as dicas do aplicativo pra ter barriga tanquinho e no final, nós na expectativa, e a barriga tá igual.
Esse aplicativo não desiste dele, então ele começa a conseguir a garota dos sonhos, explodir de visualizações. E o aplicativo vai pedindo as tarefas, cada vez mais macabras, porque claro, é filme de terror. Um pouco moralista em relação a internet, mas é um bom filme.


Beijos, 
Pedrita

domingo, 18 de dezembro de 2022

Cheganças

Assisti O Auto de Natal Caipira, da Cia Cheganças, no Largo do Rosário na Penha de França. Que espetáculo lindo! Diego Dionísio buscou no folclore e nas folias de reis inspirações pra montar essa linda apresentação!

Fotos de Rafael Berezinski

Com músicas de domínio público e autorais, o grupo encenou o nascimento de Cristo e a festa de Reis. Ao todo 15 artistas encenaram o Cheganças! As atrizes eram Elizabeth Regina e Tati RougeOs Reis Magos eram palhaços mascarados, tinham ainda acrobatas, dançarinos, banda, cantores, um primor! A banda, com direção musical de Edson Teles (violão, voz e percussão), é formada exclusivamente para este projeto, tendo Fernando Saba, na flauta, Zé Gomes do Acordeon, na sanfona e Naaya Lelis, na voz.

5 mil fuxicos foram confeccionados pra incorporar os figurinos e as decorações. Os cenários e figurinos eram de Anderson Vasquez.

No Largo do Rosário da Penha de França fica a Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França tombada em 1982. Foi uma graça ver o Cheganças! ser encenado em frente. E na praça, pra todo mundo poder ver.

Beijos,
Pedrita