sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Retrospectiva 2022

Sempre tenho muita emoção em montar a Retrospectiva 2022 do blog e esse ano foi mais impactante ainda com a volta dos eventos presenciais. Antes até tiveram alguns, mas bem pontuais, poder voltar e ver eventos foi indescritível. Por esse motivo vou começar com o teatro que tiveram peças incríveis, várias entre as melhores peças que já vi na vida. Eu separo por temas, então cada um pode olhar só o segmento que interessa. 

Teatro

Terremotos no Teatro Sesi
Longa Jornada de Uma Noite Adentro no Tucarena
Mary Stuart no Teatro Sesi
Cortejo Encantado
Awá Tecendo Fios de Ouro
Jardim de Inverno no Teatro Faap

Por uma coincidência estranha, dois músicos que amei suas interpretações chamam-se Jakub.

Música

Ópera Aída no Theatro Municipal de São Paulo
Il Pomo d´Oro com o contratenor Jakub Józer Orlinski da Cultura Artística na Sala São Paulo
Jakub Kuszlik no Festival Chopin no Theatro São Pedro
Maria José Carrasqueira e na flauta, a americana Wendy Rolfe e Lucas Gonçalves ao piano no Centro de Música Brasileira no Mackenzie Higienópolis


Exposições

Três foram no Sesi, uma na Galeria Leme.


Foi um ano de grandes livros, 18 ao todo. Um Lugar Bem Longe Daqui está entre os melhores livros da minha vida.

Livros

Maria Bonita de Adriana Negreiros da Objetiva

Torto Arado de Itamar Vieira Junior da Todavia

 A Máquina de Madeira de Miguel Sanches Neto da Companhia das Letras

A Verdade sobre o caso Harry Quebert de Joël Dicker da Intrínseca

Um Lugar Bem Longe Daqui de Delia Owens da Intrínseca

O Assassino Cego de Margaret Atwood da Rocco Editora

Um Grão de Trigo de Ngugi Wa Thiongo da Alfaguara

Mas o streaming foi ainda predominante companheiro. O trabalho retomando devagar, vi inúmeros filmes. Os melhores foram os brasileiros, uma lista infindável com os melhores filmes que já vi na vida. Inclusive foi difícil definir quais eram os que mais gostei pra por na imagem, porque são muitos.

Cinema

Globoplay

Canal Brasil

Mas vi alguns estrangeiros incríveis também:

Achei que não teriam novelas, já que não estou vendo nenhuma atual. E sim, e excelentes:

Novelas


E séries inacreditáveis como Irma Vep.

Séries


Que 2023 seja um ano melhor pra todos, com muito mais cultura e investimento em cultura!
A Arte Salva!
Beijos,
Pedrita

19 comentários:

  1. Passando a fim de ver, ler, elogiar, e deixar votos de um:
    .
    Feliz Ano Novo para si e família
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Retrospectiva maravilhosa minha querida amiga Pedrita. Dia 31 de Dezembro último dia do ano. Amanhã começará 2023, te desejo um feliz ano novo com muita paz, saúde e novas conquistas. Grande abraço carioca do seu amigo Luiz Gomes.

    ResponderExcluir
  3. Desfrutaste de muita coisa boa, parabéns! Dos livros listados eu só li o Torto Arado, mas já tinha anotado o Um Lugar Bem Longe Daqui, da Delia Owens.
    Beijo e que 2023 seja um ano excepcionalmente bom para você e os seus amados!

    ResponderExcluir
  4. Queria ter um pouco da tua disposição para ir ao teatro!

    E sim, que pilha linda de livros! Tenho no meu kindle "Maria Bonita" da Adriana Negreiros e qu ero ler, assim como "Torto Arado" que uma amiga minha me recomendou muitissimo! Vou aproveitar as férias e a assinatura do Globoplay para vê os filmes que você colocou na lista: "Medida Provisória", "Doutor Gama",
    "Pureza" e "Paloma".

    Feliz Ano Novo! Obrigada por sempre passar e comentar no meu blog. Amo sua presença constante e seus comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pandora, às vezes tenho muita preguiça de sair pra ir, mas depois não quero voltar. pareço criança. maria bonita é demais, vai gostar. o mesmo de torto arado. globoplay estava com uma promoção pra 2 anos, não sei se continua. bom 2023.

      Excluir
  5. Em suma, foi um ano em cheio :)
    Desejos de um ótimo ano repleto de saúde, amor, paz e sucesso.
    Um beijinho grande | docejoornadablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Passando para desejar um segunda-feira com muita paz e saúde. Um ano de 2023 repleto coisas boas e que possamos continuar juntos nessa caminhada.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Feliz 2023! Em 2022, comecei a retornar aos cinemas. De forma ainda tímida. Pelo menos, foi um começo. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, fui pouco ao cinema presencial. fui mais aos teatros seja pra ver peças ou música. q venha 2023.

      Excluir
  8. Não conheço esse livro Um lugar bem longe daqui, nem a autora, mas fiquei curioso. Como habitualmente só faço retrospetiva do ano no dia mundial do livro, veremos se este ano não falho, pois efetivamente não ando numa fase fácil da minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, sim, não anda fácil, mas espero q 2023 seja melhor pra vc. um lugar bem longe daqui é muito lindo, mas bem triste.

      Excluir
  9. Parabéns querida Pedrita por tanta resenha maravilhosa e indicações sensacionais

    Gratidão pela generosidade em compartilhar, por divulgar a arte, por propagá-la, trazer pra junto de nós o encantamento, a fantasia e a realidade na medida exata!
    A arte salva ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu que agradeço os seus comentários. e sim, a arte salva. q nos salve muito em 2023.

      Excluir

Cultura é vida!