terça-feira, 8 de novembro de 2022

Awá - Tecendo Fios de Ouro

Assisti ao espetáculo Awá - Tecendo Fios de Ouro da Cia Quatro Ventos no Teatro Alfredo Mesquita. A direção é de Giselda Perê e a direção musical de Girlei Miranda. Que espetáculo poético e lindo!

Fotos de Nah S Prado

A companhia é uma coletiva de mulheres. A encantadora história é de Onijasé e fala de ancestralidade, das tradições e ações que passam de geração em geração pela oralidade. Awá significa Nós em Iorubá. A peça é musical, então algumas canções são em Iorubá! Eu queria muito cantar com elas, mas preciso da letra pra conseguir cantar junto. São belas demais as canções. As ótimas atrizes são Emily Meirelles, Jessica Oliveira, Lua Porto e Luana Gonçalves e as convidadas, Ellen Rio Branco, Giselda Perê e Thábata Wbalojá. Os cenários e figurinhos são de Eliseu Ribeiro. Há vídeos com narrador, com lembranças. Há música ao vivo com Bárbara Magalhanis, Mica Matos e Sandra Cavalcanti. Mas tem também música gravada. São muitas formas de narrativas.

Como infelizmente acontece em muitas famílias, as figuras masculinas são praticamente ausentes. Como conta a personagem, o pai saiu pra comprar algo e nunca mais voltou. Ela conta sobre a sua infância, que é diferente das crianças de pele de outra cor, ela tem muitos afazeres domésticos. Mas sempre estudou. Depois, adulta, ela se casa, mas o marido começa a implicar com o trabalho dela e eles se separam. A ancestralidade delas está ligada à tecelagem. 

Ficam então as duas filhas e mais uma adotiva. A história é linda demais! Cheia de metáforas, tradições e muita música. Me emocionei muito. Essa cena das mulheres unidas é tão inspirador, o amor é sempre inspirador.


Tem mais um fim de semana de Awá - Tecendo Fios de Ouro no Teatro Alfredo Mesquita, depois vai para o Teatro João Caetano. A temporada é até 27 de novembro. Sempre gratuito! 
Beijos,

Pedrita

12 comentários:

  1. Imagino que seja um espetáculo fascinante de ver.
    .
    Saudações cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Parece ser muito interessante. E ainda trata de temas que não são ainda suficientemente mostrados e muito menos debatidos.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Boa noite minha querida amiga Pedrita. Obrigado pela dica maravilhosa.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Assisti Anna Karenina. Ótimo filme. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tenho procurado saber mais sobre ancestralidade e tenho me surpreendido com o tanto de cultura ela traz consigo e como essa cultura está inserida e é imersiva.
    Essa peça deve ser maravilhosa ❤
    Com várias formas de narrativas, música, tradições e metáforas ❤
    Quero muito ver.

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, as histórias dos ancestrais falam muito sobre nós. essa peça é linda.

      Excluir

Cultura é vida!