sábado, 12 de novembro de 2011

Traçando Arte - Di Cavalcanti

Assisti Traçando Arte - Di Cavalcanti na TV Rá Tim Bum. Direção de Mário Sérgio Cardoso e Ernesto Hypolito Descobri esse programa por uma acaso, eu adoro animação e parei para ver. Duas traças conversam em um museu, nesse a mais sábia falava pra outra quem foi Di Cavalcanti. Achei uma graça esse programa que é bem curtinho, 10 minutos, cada programa um fala de um pintor. A traça culta é dublada pelo Olivier Anquier, reconheci logo a voz.

Obra Cinco Moças de Guaratinguetá de Di Cavalcanti 

Além da vida do Di Cavalcanti mostraram algumas obras e a história de algumas dela. Adorei saber que Di Cavalcanti fez ilustrações para a revista Fon Fon. Dá pra assistir nesse link

Beijos,
Pedrita


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Willem Dafoe - Almanaque

Assisti a entrevista do Willem Dafoe no programa Almanaque da GloboNews. Eu adoro esse ator, ele veio ao Brasil para atuar em uma peça e lançar três filmes. Na entrevista ele falou só de cinema. Eu vi esse ator em uma peça há muitos anos aqui em São Paulo e fiquei mais impressionada ainda com o seu talento. Pela entrevista fiquei com vontade de ver os três filmes que vão estrear com ele. Um é dirigido por sua esposa, outro pelo incrível Abel Ferrara e o terceiro Caçador realizado na Austrália. Adorei a entrevista. Perguntaram sobre a diversidade desse ator que faz filmes muito diferentes. Ele falou que gosta de fazer filmes autorais, que falam do indivíduo, por isso independe se é um filme mais comercial como os Homem Aranha que ele atuou ou algum mais independente. Ele disse inclusive que acha os filmes do Homem Aranha muito pessoais, que falam muito da crise individual do ser humano, que são muito personalizados e que é essa forma de fazer cinema que o encanta. Perguntaram se é verdade que ele prefere fazer a maioria das cenas e dispensa regularmente os dublês. Ele disse que sim, que acha complicado algum dublê dar características que ele estudou para o personagem e fazer diferente, que ele prefere continuar na linha que definiu para o personagem, então se é possível ele faz todas as cenas. Que só dispensou quando precisava pular de andares em um colchão, mas sempre que é possível fazer ele que faz. Falaram ainda de Platoon e de outros filmes. Pena que não falaram do lindo filme O Paciente Inglês que ele interpreta um personagem incrível e perturbado, fruto da guerra. Há uma tag do Willem Dafoe, se quiserem saber quais os filmes que falei com ele nesse blog. Devem ter mais nos blogs dos anos anteriores, mas não havia tag no passado.
A entrevista está atualmente disponível no site da Globo.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Meu Amigo Totoro

Assisti Meu Amigo Totoro (1988) de Hayao Miyazaki no Max. Há um mês vi um anúncio no canal que eles iam passar várias animações desse diretor tão renomado. Eu tinha adorado A Viagem de Chihiro que ficou conhecida pelos prêmios que recebeu como o Oscar de Melhor Animação em 2003. Eu vi A Viagem de Chihiro em 2007 e comentei aqui. O roteiro desse é muito lindo! O pai e duas filhas se mudam para uma casa no campo. Com o tempo ficamos sabendo que a mãe está no hospital e eles aguardam ela ficar bem para ir morar com eles. É linda a relação de todos com a natureza.


Uma das meninas tem mais de 7 anos e a pequena quatro. Elas acabam conhecendo Totoro e os animais da floresta que só aparecem para aqueles que tem muita sorte. É lindo como todos lidam com a imaginação das crianças. Assim que a pequena fala que conheceu um animal o pai fala que ela tem muita sorte. Os vizinhos ajudam o pai a cuidar das meninas quando ele consegue emprego de professor na universidade em uma cidade. Lindo também como todos se ajudam em casa para organizar tudo. A animação é tão impecável que tem horas que parece uma fotografia da paisagem, não um desenho. Meu Amigo Totoro é lindo!


Beijos,
Pedrita

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Três Homens Baixos

Assisti a peça Três Homens Baixos no Teatro Jaraguá. Essa peça é uma paródia do texto das Três Mulheres Altas de Edward Albee. Esse texto é de Rodrigo Murat. A direção é de Jonas Bloch. É sobre um encontro que em geral eu tenho pavor, três homens resolvem se encontrar muitos anos depois de terem sido amigos na escola. Começa só com áudio da professora falando com os meninos, a voz é da saudosa e talentosa Georgia Gomide. Cada um seguiu por um caminho totalmente diferente. Um é um professor universitário sempre com problemas financeiros, um é bicheiro e o terceiro trabalha com marketing e está muito bem sucedido. Com muitas piadas esse grupo leva o público a muitas risadas. Eu adoro o Francisco Cuoco, gosto do Jonas Bloch, os outros são Anselmo Vasconcellos e Orlando Vieira. É uma reestreia, vários atores já interpretaram esses personagens como o próprio Jonas Bloch em uma montagem em 2001. Um dos patrocinadores é a cerveja Devassa que está muito bem contextualizada na peça já que eles se encontram sempre em um bar. Três Homens Baixos fica em cartaz até 18 de dezembro.


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Muita Calma Nessa Hora

Assisti Muita Calma Nessa Hora (2010) de Felipe Joffily no Telecine Pipoca. Um dia eu ia ver esse filme na tv a cabo, foi o 007 que antecipou a minha vontade de ver. Ele disse que o filme é bonitinho, bem realizado, que funciona, e concordo com ele. Três amigas estão desiludidas, cada uma por um motivo, resolvem ir passar uns dias em uma casa de praia. Conhecem uma quarta amiga e o quarteto está formado. Muita Calma Nessa Hora é solar, juvenil e com um roteiro bonitinho de Bruno Mazzeo, João Avelino e Rosana Ferrão.


As três amigas são interpretadas por Fernanda Souza, Giane Albertoni e a Andréia Horta, a Bartira de Cordel Encantado. A quarta que se juntam a elas é interpretada pela ótima Débora Lamm. Há várias participações. Participam bastante Dudu Azevedo, Hermes e Renato, Maria Clara Gueiros, Luís Miranda, Lúcio Mauro Filho, André Mattos, e Nelson Freitas. Outras participações são: Sérgio Mallandro, Heloísa Perissé, Laura Cardoso, Marcelo Tas, Louise Cardoso, Bruno Mazzeo, Marcelo Adnet, Ellen Roche, Lúcio Mauro, Leandro Hassum,  Laura Cardoso, Thelmo Fernandes, Creo Kellab e Marcos Mion. A trilha sonora de André Moraes também funciona bem, a abertura é com Pitty que assina as músicas originais com Leoni.


Não curti muito o trailer, achei o filme é mais bonitinho.Não achei outro mais solar. Provavelmente foi porque vi esse trailer que não tive vontade de ver, mas como disse, Muita Calma Nessa Hora é bem mais bonitinho.

Beijos,
Pedrita


domingo, 6 de novembro de 2011

Psicose

Assisti Psicose (1998) de Gus Van Sant no Telecine Cult. Sempre tive resistência de ver esse filme, no final vi que é uma homenagem ao grande Hitchcock. Resolvi ver porque estava no Telecine Cult, porque gosto desse diretor e o elenco é incrível. Gostei muito! Uma bela homenagem, mas obviamente não se iguala muito menos se sobrepõe ao original. Também esse Psicose pra mim perdeu um pouco a força porque eu já sabia o seu desfecho. Embora não me recordasse de alguns detalhes, eu sabia o final.

Logo que vi o Vince Vaughn no grande papel do personagem interpretado pelo Anthony Perkins, achei que ele não ia dar conta. Mas esse ator me surpreendeu. Como disse no início, ele também não igualou nem superou o gênio Perkins, mas está muito bem. Os outros atores do elenco eu também gosto muito: Anne Heche, Viggo Mortesen e Julianne Moore.  Gosto muito também do William H. Macy que faz uma participação.Os figurinos são belíssimos.

Beijos,
Pedrita