sábado, 18 de abril de 2015

Júlio Sumiu

Assisti Júlio Sumiu (2014) de Roberto Berliner no Telecine Pipoca. Eu tinha uma certa curiosidade de ver esse filme porque tinha gostado do trailer. No começo estava achando mais ou menos, mas o filme pegou um ritmo, caminhou tanto no absurdo com tanta lógica que adorei. Lilia Cabral é uma dona de casa, esposa de um militar aposentado. Eles vivem perto da comunidade. Começa o filme com ela acordando e descobrindo que o Júlio Sumiu.

Uma enorme comédia de erros começa a acontecer. Achava meio estranho a periguete vivida pela Carolina Dieckmann. Mas tudo passa a se encaixar. E a Carolina Dieckamann está excelente, a atriz não teve receio do ridículo, de se entregar ao personagem. Apesar da mãe estar preocupada com o Júlio, o filho que faz confusões é outro e é ele todo o causador de todos os problemas. Ele é interpretado por Fiuk. A mãe é uma mulher corajosa, dessas que faz tudo para resolver os problemas que vão aparecendo e proteger o filho. Além de corajosa, se mete em tantas trapalhadas que é muito divertido.

Uma das trapalhadas é que eles passam a vender drogas para repor dinheiro. Com isso muitos atores fazem participações: Luís Miranda, Sérgio Bezerra, Dani Barros e Pedro Nercessian. No elenco estão Stepan Nercessian, Hugo Gravitol, Augusto Madeira,  Babu Santana, Dudu Sandroni e Leandro Firmino.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Sin City - A Dama Fatal

Assisti Sin City - A Dama Fatal (2014) de Frank Miller e Robert Rodriguez no Telecine Premium. Eu tinha adorado o primeiro, adoro esse misto de filme com quadrinhos e animação. Sin City - A Dama Fatal é igualmente bom. A trama é muito complexa, muitas histórias, mas muito bem editado.

A Dama Fatal é interpretada pela belíssima Eva Green. O mocinho, nem tão mocinho assim, por Josh Brolin. A bela Jessica Alba continua no elenco, a história dela sempre é muito triste. O elenco é incrível: Mickey Rourke, Bruce Willis, Ray Liotta, Christopher Loyd, Christopher Meloni. Até a Lady Gaga faz uma pequena participação.

A personagem da Jessica Alba é mocinha também. São várias tramas, A Dama Fatal que seduz todos para conseguir o que quer. A da personagem da Jessica Alba que quer vingança. A do filho que tem ódio do pai. Muito bem entrelaçadas, inteligentes, ótimos diálogos e a filmagem incrível, com preto e branco, alguns artifícios coloridos. Ainda estão no elenco Joseph Gordon Levitt, Juno Temple, Rosario Dawson, Powers Boothe, Dennis Haysbert, Jamie Chung e Julia Garner.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Duo Assad

Assisti a apresentação do Duo Assad no Teatro Alfa. A dupla Odair e Sergio Assad continua em turnê e esse ano lançou seu novo CD. Que repertório maravilhoso, que interpretação. Sergio Assad contou que Dilermando Reis e choro povoaram a infância deles no interior de São Paulo. Que quando seguiram para estudar no Rio de Janeiro a professora pediu que eles esquecessem esse gênero de música e que estudassem os clássicos,

Foto de Beto Figueroa

Em casa eles continuaram tocando choro. Como o CD e o recital comemora 50 anos de carreira, eles tocaram compositores que foram expressivos em sua carreira. Sergio Assad contou que logo no início eles tocaram Astor Piazzolla, estavam ligados a associação do compositor e que isso abriu muitas portas. Uma obra do programa foi mudada por outra que tocaram em homenagem a mãe que estava na plateia. A mãe veio do interior para ver os filhos. Foi uma noite maravilhosa!
Foto de Rodrigo Assad

I. Albeniz - Cordoba (dos Cantos de Espanha)
E. Granados - Valses Poeticos
A. Piazzolla - Bandoneon, Zita (da Suite Troileana)
H. Vila-Lobos - Choro Nº  5
E. Gismonti – Palhaço, Baião Malandro
J. Pernambuco – Interrogando
A.J. Canhoto - Abismo de Rosas
A.S Garoto - Extratos (Jorge do Fusa, Gente Humilde, Lamentos do Morro)
D. Reis - Dois Destinos
B Powell - Tempo Feliz
S. Assad – Maracaipe
P. Bellinati – Jongo

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Jean de Florette

Assisti em DVD Jean de Florette (1986) de Claude Berri. O filme é baseado no livro de Marcel Pagnol, autor que agora quero ler. Impressionantemente atual. Daniel Auteuil está irreconhecível tanto visualmente como na interpretação. Ele mora nas terras de um tio que não tem herdeiros. Ele volta da guerra e resolve cultivar cravos, pra isso precisa de muita água. É um lugar que raramente chove, faz um ano que não chove, mas há uma mina d´água no terreno vizinho e eles desejam comprar as terras ao lado. O tio é interpretado por Yves Montand e é o grande mentor do sobrinho.

Insuportáveis as armadilhas politicamente incorretas que os dois fazem para conseguir as terras. Primeiro em uma briga com o louco proprietário, o matam, depois começam a enganar o herdeiro que vem com a família. O herdeiro é interpretado por Gérard Depardieu e sua esposa, por sua esposa na vida real, Élisabeth Depardieu. Manon por Ernestine Mazurowa, a menina nunca mais atuou em filmes. Foram filmados ao mesmo tempo esse filme e a continuação, Manon que agora quero achar para ver. Daniel Auteuil ganhou Cézar por sua interpretação.

Beijos,
Pedrita