sábado, 10 de março de 2012

Quarto 77

Assisti a peça Quarto 77 no Teatro Augusta. A direção é de Roberto Lage. O espetáculo é baseado no texto de Leonardo Alkmim. Gostei demais! Começa com o personagem do Paulo Goulart Filho chegando no Quarto 77, em um prédio caindo aos pedaços. Ele dorme e aparece uma mulher no quarto. Gostei demais que cada vez que a luz apaga parecem outros personagens desse casal. Ficamos pensando qual é o relato mais real desses dois, o que é sonho ou realidade. É um suspense psicológico bem interessante. Os dois atores estão ótimos. A mulher é interpretada pela Maria Laura Nogueira. Faz uma participação especial a Gisa Guttervil. Adorei o cenário do Heron Medeiros. Esse espetáculo é da companhia FAZ Centro de Criação e fica em cartaz até o dia 8 de abril.

Essa bela foto é de Demian Golovaty.

Achei um vídeo de outra montagem, com o mesmo diretor, mas com diferenças de cenários, elenco. 
Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mary & Max

Assisti Mary & Max (2009) de Adam Elliot no Telecine Cult. Me emocionei demais! É lindo demais! Surpreendente. Esse diretor australiano fez um filme de uma sensibilidade maravilhosa! Uma menina solitária de 8 anos que vive na Austrália resolve perguntar a um americano se lá também as crianças nascem de um copo de cerveja. Escreve aleatoriamente a um homem, quarentão, que escreve uma carta imensa, afinal ele também queria ter amigos. Começa então essa linda correspondência e a dificuldade deles de lidar com as emoções.

A solidão desses dois amigos dói na alma. O pai da menina adora empalhar passarinhos mortos que encontra no caminho e nunca tem tempo para a filha. A mãe é alcoólatra e cleptomaníaca e nunca está lúcida para responder as perguntas da menina. Pelas cartas ela descobre que o seu amigo de Nova York tem uma história trágica na infância. Mary & Max fala de tantas questões vitais, como diferenças, preconceito, neuroses, insegurança, buylling, rótulos psiquiátricos, o que é ser normal, é incrível. A animação é feita de bonequinhos de massinha. Mary & Max ganhou muitos prêmios como no Festival de Berlim.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 7 de março de 2012

O Sol do Meio Dia

Assisti O Sol do Meio Dia (2009) de Eliane Caffé no Canal Brasil. Eu gosto muito desse diretora, adoro os dois atores principais, Luiz Carlos Vasconcelos e Chico Diaz, resolvi ver. Começa com o personagem do Luiz Carlos Vasconcelos saindo da prisão no Pará. Ele retorna a sua casa que ficou abandonada. Depois vemos o personagem trapalhão do Chico Diaz, um trambiqueiro falastrão. Eles acabam indo juntos em um barco para Belém do Pará. É engraçada essa relação de contrastes. O ex-presidiário é mais culto, calado, com pouco humor. O outro é divertido, atrapalhado.

Em uma cidade eles conhecem a personagem da Camila Assunção. Ary Fontoura faz uma participação especial.  Os dois protagonistas ganharam prêmio de Melhor Ator no Festival do Rio e o filme ganhou Prêmio da Crítica de Melhor Filme Brasileiro na Mostra Internacional de Cinema em 2009.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 6 de março de 2012

Billi Pig

Assisti no cinema Billi Pig (2012) de José Eduardo Belmonte. Eu e minha mãe nos divertimos muito. Eu gosto muito do trio principal, Grazi Massafera, Selton Mello e Milton Gonçalves, eles estão muito engraçados. Os três são atrapalhados em suas profissões, não conseguem dinheiro. Ela é uma aspirante a atriz, o Selton Mello interpreta o marido dela, ele tenta vender seguros em um escritório em casa. Não entendemos porque ele tem duas secretárias, já que o telefone nunca toca, raramente alguém vai lá e se vai, não fecha contrato. Elas só ficam fazendo as unhas. O Milton Gonçalves interpreta um falso padre milagreiro. O Billi Pig é um porco rosa de plástico, muito mau humorado, ciumento e possessivo, que dá conselhos a nossa protagonista.

Outros atrapalhados financeiramente aparecem. Preta Gil interpreta a dona de uma funerária herdada pelo pai que precisa urgentemente de um morto rico para saldar as dívidas. O funcionário é o ótimo Milhem Cortaz. As duas secretárias são interpretadas por Priscila Marilho e Andrea Neves. Vários outros ótimos atores aparecem, já que as confusões são muitas e hilárias:  Léa Garcia, Otávio Muller, Zezeh Barbosa, Tadeu Mello, Aimée Espinosa, Monique Lafond, Aramis Trindade, Diego Francisco, Raquel Vilar, Sandra Pêra, Cássia Kiss e Cláudio Gabriel. Adorei também a trilha sonora, principalmente as canções bregas e uma cena de musical em um bar, hilário.

Beijos,
Pedrita

domingo, 4 de março de 2012

Eu e Meu Guarda-Chuva

Assisti Eu e Meu Guarda-Chuva (2010) de Toni Vanzolini no Telecine Pipoca. Descobri esse filme por um acaso, via pelo controle remoto o que ia passar no horário que podia ver um filme, olhava direção e elenco, quando me deparei com esse e me programei pra ver. Logo que começou vi que era na Sessão Kids. Não conhecia esse filme, é uma graça. Três meninos estão no último dia de férias, no dia seguinte eles começam em um colégio novo. Eles resolvem se reunir para conhecer o inimigo. No caminho contam histórias que ouviram do temível fantasma do Barão von Staffen.

Ótimos os três meninos interpretados por Lucas Cotrin, Rafaela Victor e Victor Froiman. O Barão é interpretado pelo ótimo Daniel Dantas. Quem interpreta a mãe de um deles é a bela Mariana Lima. Fazem participações: Arnaldo Antunes, Paola Oliveira, Camila Amado, Orã Figueiredo e Leandro Hassum. Eu e Meu Guarda-Chuva é baseado no livro de Branco Mello e Hugo Possolo. As locações foram realizadas em São Paulo com um tratamento de envelhecimento e escurecimento, mas reconheci o encantado e belo Colégio Sion. Há locações também na República Tcheca.

Beijos,
Pedrita