sexta-feira, 4 de agosto de 2017

O Presidente

Assisti O Presidente (2014) de Mohsen Makhmalbaf no Telecine Play. O diretor é iraniano, o filme foi filmado na Georgia. O Presidente é um ditador, começa ele brincando com o neto de pedir por telefone que todas as luzes da cidade sejam apagadas. Um golpe acontece, ele e a família vão para o aeroporto, mas O Presidente não quer ir, fala que se encontrará com a família depois. O neto queria ficar com a Maria e seus brinquedos, se agarra no avô e também não quer ir.

Dá muita agonia os dois tentando fugir e não serem reconhecidos. O fato de ter uma criança tão pequena, naquele frio faz não termos raiva desse ditador. Eles vão ouvindo então todas as maldades que o presidente e o regime ditatorial provocou. Mas as maldades continuam, os soldados matam sem piedade, os revolucionários também. Continuam oprimindo quem nada tem, tirando o pouco que todos têm. É um filme muito triste e forte. O Presidente é interpretado por Mikheil Gomishvili. O neto por Dachii Orvelaschvili. O menino é uma graça. Fiquei com pena do que o menino passa.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Pulso

Assisti ao curta Pulso (2016) de Dani Suzuki no Canal Brasil. Eu não sabia que a Dani Suzuki tinha dirigido um curta, é bem melancólico, mais para trágico, mas muito bonito. Joaquim Lopes segue uma moça com uma criança. Como ela se afasta dele, ele se veste de um palhaço, mais assustador que triste e passa e ir com balões na praça esperar os dois passarem quando voltam da escola. Ele é pedreiro.

É muito delicado e emocionante, nada dá muito certo, mas o final é muito lindo. Gostei que não é previsível, bem realista. A mãe é Mari Molina e que menino fofo, Pedro Pupak. Joaquim Lopes está impressionante, grande atuação. Belo curta!


Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 31 de julho de 2017

O Lar das Crianças Peculiares

Assisti O Lar das Crianças Peculiares (2016) de Tim Burton no Telecine Premium. O roteiro é baseado no livro de Ransom Riggs que queria ler, e agora não quero mais. Queria muito ver, senti de não ter visto nos cinemas. Fiquei eufórica quando vi que ia estrear no Telecine e não quis fazer outra coisa a não ser assistir. Gostei! Mas a expectativa era alta demais e é só um bom filme. Achei que seria muito, mas muito original, é um pouco previsível, esquemático. A parte real é um pouco longa, enfim, me decepcionei bastante.

Os personagens mágicos são uma graça, mas aparece mesmo quase só o garoto. Miss Peregrine só vira pássaro uma única vez, enfim, achei que a parte mágica foi pouco explorada. E o corre corre no final clássico de filmes americanos foi previsível. Esperava muito mais originalidade. Não sei se é só um problema do filme, ou se o livro é óbvio também.

Adoro a Eva Green. O protagonista que aparece demasiadamente é bem chatinho e é interpretado por Asa Butterfield. Judi Dench faz uma pequena participação, inclusive desaparece, nem sabemos onde ela vai parar. O avó do garoto é interpretado por Terence Stamp. O pai do garoto é chatíssimo e alcoólatra. Incrível como o filme perdeu mais tempo com os personagens chatos do que com os mágicos do bem. Samuel L. Jackson é o vilão. 

As crianças peculiares, as mais interessantes do filme e pouco exploradas, foram interpretadas por Ella Purnell, Pixie Davies, Raffiella Chapman, Finlay MacMillan, Milo Parker, Lauren McCrostie, Hayden Keeler-Stone, Cameron King, Georgia Pemberto e Thomas Odwell. O garoto que está na cama também desaparece e não se fala nada depois.


Beijos,
Pedrita

domingo, 30 de julho de 2017

Loucuras Anunciadas - Francisco Goya

Vi a exposição Loucuras Anunciadas de Francisco Goya na Caixa Cultural São Paulo. A curadoria é de Marizia Bertoli. Simplesmente fascinante. São 20 obras do autor que foram publicadas postumamente. Não há data precisa, talvez entre 1815 a 1820, e acreditam que o pintor não quis publicá-las pela perseguição Iluminista.

Os trabalhos são chamados de Disparates. São muitos detalhes, surpreendem visto de perto e de longe. Amei uma que tinham cabeças em várias partes do corpo, na mente, nos cotovelos. 

Disparate Feminino de Goya

Consegui saber que a mostra já passou por Curitiba, não se já foi pra outras praças e para quais segue depois. Na Caixa Cultural São Paulo fica em cartaz até 24 de setembro e o mais incrível é grátis! Me informaram nos comentários que a mostra vai para a Caixa Cultural Brasília entre os dias 09 de janeiro e 04 de março.

As fotos são de The Art Company
Beijos,
Pedrita