Assisti
Sem Proteção (2012) de
Robert Redford no
Telecine Premium. Gostei bastante. O filme estava começando, vi a sinopse e quis ver. O título no Brasil é péssimo, o original é
The Company You Keep. Achei que no Brasil poderia ter usado o nome em francês,
Sous Surveillance, Sob Vigilância. O roteiro é baseado na obra de
Neil Gordon. Há 30 anos jovens do mundo todo saíram as ruas para protestar contra a Guerra do Vietnã.
Vou falar detalhes do filme que descobrimos aos poucos.: Quatro assaltaram um banco e mataram um homem. Procurados pelo FBI, desapareceram com outras identidades. 30 anos depois um desses quatro resolve se entregar, interpretada por Susan Sarandon. Um repórter é intimado pelo editor a cobrir esse fato, ele é muito jovem, inexperiente, então começa a pesquisar para tentar entender. É muito interessante como os entrevistados mostram a ele que não há imparcialidade. Os jovens que eram obedientes há 30 anos iam morrer na guerra os que não aceitavam podiam morrer também. Claro que a FBI não quer levantar essa história da Guerra do Vietnã, melhor tratar como terroristas aqueles que não concordavam. The Company You Keep é um filme que fala muito de política, que mostra que mesmo que a escolha for a obediência, é uma forma de fazer política. Fala de lealdade, comprometimento, princípios.
O jornalista é interpretado por Shia LaBeouf. O elenco é famoso e extenso: Robert Redford, Julie Christie, Nick Nolte, Chris Cooper, Terrence Howard, Stanley Tucci, Brendan Gleeson, Richard Jenkins, Brit Marling, Anna Kendrick, Jackie Evancho e Sam Elliot.
Beijos,
Pedrita