sexta-feira, 25 de junho de 2010

Histórias de Amor

Terminei de ler Histórias de Amor (1997) de Rubem Fonseca da Companhia das Letras. Comprei esse livro em um sebo, é exatamente o dessa capa. No sebo que eu vou com regularidade é difícil encontrar obras de autores brasileiros e quando acho os preços não são acessíveis e não são muito diferentes dos preços nas livrarias. Esse estava a bom preço, R$ 13,00, embora às vezes eu consiga bons livros por menor valor. Esse livro costuma ser encontrado em uma caixa com outro, o E do meio do mundo prostituto só amores guardei ao meu charuto e parece que está esgotado. Eu só comprei Histórias de amor.

Obra (2002) de Eymard Brandão.

Eu adoro o estilo sarcástico e irônico de Rubem Fonseca e não é diferente nesse livro. São 7 contos inteligentes que falam de um amor pouco romântico, muitas vezes nada romântico. O conto que gostei mais foi Viagem de Núpcias, não imaginava aquele desfecho. Na verdade Rubem Fonseca consegue me surpreender com regularidade. Outra característica do autor que gosto muito são as lacunas, as histórias inacabadas, os cortes abruptos da narração. Muitas vezes não temos ideia como aquele conto terminaria, fica "inacabado".

Obra (2009) de Zélio Alves Pinto

Trechos de Histórias de Amor de Rubem Fonseca:




“Betsy esperou a volta do homem para morrer.”

“Antigamente os ricos iam pra Petrópolis. Em Petrópolis você podia ter uma piscina, um jardim, cavalos. Agora os ricos vão pra Angra. Em Angra você pode ter uma piscina, um jardim, cavalos, praias, lanchas, iates, veleiros. Tem o mar. O mar.”

Os pintores são brasileiros do mesmo estado do autor, Minas Gerais. E criaram suas obras em um período próximo a publicação desse livro. O mesmo com os compositores desta canção.






Beijos,









Pedrita

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Território Restrito

Assisti Território Restrito (2009) de Wayne Kramer no Telecine Premium. Quis ver esse filme porque a Alice Braga está no elenco. Ela faz uma pequena participação. Território Restrito fala de imigração. Lembra Crash e Babel, mas com menos impacto. As edições não são tão bem realizadas, ficam confusas em alguns momentos, mas é um bom filme pra debater esse tema tão complexo. Como Crash, são várias histórias e conflitos de imigrantes de vários países e religiões: mexicanos, muçulmanos, orientais. O  nome original é Crossing OverHarrison Ford é um policial que vai aos locais onde há imigrantes ilegais prendê-los. Alice Braga é uma mexicana que está irregular no país. Ray Liotta interpreta um homem que trabalha no departamento de imigração, é um dos que avaliam os pedidos de visto.

Ainda estão no elenco Ashley Judd, Cliff Curtis, Alice Eve, Jim Sturgess, Leonardo Nam, Summer Bishil, Jacqueline Obradors, Melody Zara, Merik Tadros, Marshall Manesh e Naila Azad.



From Mata Hari e 007
Beijos,
From Mata Hari e 007
Pedrita

terça-feira, 22 de junho de 2010

À Procura da Vingança

Assisti À Procura da Vingança (2006) de David Von Ancken no Telecine Action. Como o 007 também comentou comigo, os filmes estão bem sofríveis nesse período da Copa. As opções andam complicadas. Escolhi esse por ser com os ótimos Liam Neeson e Pierce Brosnan. O filme é no fim da Guerra Civil dos Estados Unidos, em 1865, e é todo uma caçada do Liam Neeson atrás do Pierce Brosnan. Começa na neve, o personagem do Liam Neeson está com 4 perseguidores e o personagem do Pierce Brosnan sozinho. As cenas são muito bem feitas, o lugar belíssimo, mas o filme é cansativo. Gosto mais do nome original, Seraphim Falls.

A Anjelica Huston faz uma participação especial. Os dois atores que aparecem no final eu fiquei na dúvida se eram delírio ou realidade. Outros do elenco são: Michael Wincott, Xander Berkeley, John Robinson, Ed Lauter e Angie Harmon



From Mata Hari e 007
Beijos,
Pedrita