sexta-feira, 23 de junho de 2023

Andaime

Assisti a peça Andaime de Sérgio Roveri no Teatro Uol. Desde que comecei a ver as postagens sobre esse espetáculo eu queria ver. Achei originalíssima a ideia de fazer a peça se passar em um andaime com dois limpadores de janelas. Essa peça esteve em cartaz há 15 anos, mas é atualíssima! 

Fotos de João Caldas

E eu adoro o elenco, Claudio Fontana e Elias Andreato, que assina a direção. É muito engraçada, com texto afiado e inteligente. Enquanto eles ficam nessa função perigosa e tediosa, vão conversando. Claro que eles falam de relações de trabalho, hierarquia, tudo com muito humor. E são dois profissionais muitas vezes invisíveis a população.

Os cenários e figurinos são de Gabriel Villela. Eu consegui os ingressos com 50% de desconto no Vivo Valoriza, mas tem outros parceiros promocionais como o Uol. Infelizmente a peça está em final de temporada até 28 de junho.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Corsage

Assisti Corsage (2022) de Marie Kreutzer no TelecinePlay. Por enquanto sumiram as pastas de gêneros do Telecine no Now, fui então no cinelistas, em mulheres diretoras e o primeiro filme era esse. Fiquei pensando quando foi que entrou na programação. Nunca tinha ouvido falar e que obra prima, que filme maravilhoso!

É sobre a Imperatriz da Áustria, a Sisi, perto dos quarenta anos. Só com o filme que Sisi passou a ganhar dois ss. Depois dos 40 anos, é quando o marido perde o interesse por ela e ela fica entediada. De espírito livre, ela se incomodava profundamente com as convenções. Estava obcecada por peso, dá muita aflição ela na mesa não comendo nada. Também mostra os momentos que ela tinha compulsão alimentar, típico de quem tem desajustes alimentares. Ela pedia sistematicamente para as serviçais apertarem demasiadamente os espartilhos e se pesava compulsivamente. O filme fala muito sobre etarismo, principalmente as cobranças para a mulher e machismo. Vicky Krieps está maravilhosa!
Mas ela adorava cavalgar. Tinha uma relação complexa com os filhos. Claro, quando não se precisa pensar em boletos, no que vai comer, até se vestir alguém faz pra você, pode-se ter qualquer excentricidade. Os filhos de nobres sempre são criados por outras pessoas, só veem os pais de vez em quando. É mais fácil ter filho assim,, fácil nunca é. Para fugir do tédio da casa onde o Imperador ficava, ela ia muito a uma casa de campo, onde tinham inúmeros empregados, mas uma vida mais aconchegante e menos entediante.

O filme é belísssimo, originalíssimo como é construído, com uma trilha sonora deslumbrante. Ela gostava de ir em manicômios, dizia que se sentia bem entre aquelas mulheres. Perturbada pelos sentimentos complexos, ela tenta suicídio. O médico indica cocaína, um remédio, inofensivo. Freud mesmo fez inúmeros estudos sobre os excelentes resultados da cocaína em pacientes. Só anos depois que descobriram os malefícios, mais ou menos o que sempre acontece com a indústria farmacêutica. Volte e meia um médico insiste que o remédio não causa dependência, que ele vai ajudar a reduzir e tirar depois, que compensam os benefícios, mas após o vício a maioria não se responsabiliza, abandona, famílias, médicos, e ainda há muitos julgamentos por quem tem vícios. Não sabia que ela morria assassinada, mas o filme não termina com o assassinato, é bem lindo a forma como o filme termina, meio mágico. O filme todo é meio mágico. Belíssimo!
Beijos,
Pedrita

domingo, 18 de junho de 2023

Nem o Céu Escapa da Vida de Heloisa Hariadne

Fui a abertura da exposição Nem o Céu Escapa da Vida de Heloísa Hariadne na Galeria Leme. Que obras lindas! Eu amo cores e essas telas me inspiram profundamente! A curadoria é de Pryscila Gomes

Obra Nunca Fingir amor como as frutas com agrotóxicos (2023)

Eu soube da montagem pelo instagram, colocaram um tecido na passarela entre os prédios da galeria. Eu consegui tirar foto só um pedaço. No instagram da galeria dá pra ver o vídeo com a montagem.
 

Obra Antes de Encontrar Beleza me Encontrei no que Vejo em Você (2023)

Eu tinha visto uma obra dessa artista que tinha adorado; Foi em uma mostra coletiva no espaço que comente aqui

Heloisa Hariadne é muito talentosa e linda!


Obra As Asas que não conseguiram ser cortadas no céu (2023)

A mostra Nem o Céu Escapa da Vida fica em cartaz até 22 de julho e é gratuita.


Beijos,
Pedrita