sábado, 3 de setembro de 2022

Hotel Mundo de Ali Smith

Terminei de ler Hotel Mundo (2001) de Ali Smith da Companhia das Letras. Comprei esse livro em uma feira de livros virtuais. As editoras disponibilizam alguns títulos que podem ter 50% de desconto, então nem sempre encontramos os livros que pensávamos em ler. Eu fico olhando as possibilidades, pesquisando, e escolhi esse no escuro. Foi uma grata surpresa. Adorei essa capa com foto de Peter Marlow.

O marcador de livros ganhei de presente de um amigo, é uma caixinha que vem com vários marcadores. Adoro objetos de papelaria, na foto tem alguns, que caíram em desuso até mesmo aqui, inclusive, achei ao acaso, um postal de Londres que me enviaram faz tempo. 

Obra da série Synesthesia de Daniel Mullen

O melhor dessa obra é não ler nada a respeito como sempre faço. Pra escolher o livro eu li sobre a autora. Só depois que terminei que li a orelha que conta muito mais do que devia. O bom é ir unindo as pontas. Amei que no começo tem uma fantasminha. Vamos sabendo o que aconteceu bem aos poucos. Foi uma morte pra lá de besta.

Obra Hood (2003) de Alison Watt

As histórias são fragmentos, já que são pensamentos dessas cinco jovens. Vamos unindo ou não os pontos. Triste demais a história da que mora na rua. E surpreendente os pensamentos da recepcionista que ofereceu uma noite no hotel para jovem. A que ofereceu queria na verdade a rebeldia, driblar o hotel, bem que a que mora na rua ficou desconfiada da oferta, deve ter intuído que algo estava estranho. Elas tem uma ou outra relação com as outras, mas tudo é de passagem, como as pessoas que passam pelo hotel. A diferença é que a vida da maioria é bastante precária. Só uma hóspede tem uma vida melhor, também é muito interessante como age com a moradora da rua, ela não sabe que a jovem mora na rua, mas percebe que ela tem uma situação precária. No tempo que ficam juntas ela ajuda, mas se arrepende logo depois, sem motivo aparente, e desfaz o feito. O livro é muito interessante e angustiante. Fala do quanto olhamos ou não ao outro, se realmente os vemos, sobre precariedade da vida, sobre passagem rápida da vida, egoísmo, egocentrismo. Muito interessante!

Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

O Sétimo Dia

Assisti O Sétimo Dia (2021) de Justin P. Lange na HBO Go. Eu não sou muito fã dos filmes de exorcismo, já que procuram muito forçar a barra que é verdade e da igreja católica, porque possuídos só no catolicismo e em algumas religiões evangélicas. Prefiro os de fantasminhas, bem mais fantasiosos. Mas esse filme é bom, mais surpreendente do que esperava.

Um jovem padre (Vadhir Derbez) é indicado para um veterano exorcista (Guy Pearce). Os casos de possessão aumentaram muito.
O veterano não tem paciência já que os jovens exorcistas aprenderam mesmo na teoria, em salas de aula e em livros. Ele pede pro jovem entrar em conexão com uma casa onde uma criança assassinou uma família. O jovem tem uma forte conexão com o lugar e com a criança. É bem interessante, surpreende. O final, como é de costume, fica em aberto e sim, pode ter uma continuação. Não sei se agradou pra tanto.
Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Cortejo Encantado

Fui ao Cortejo Encantado do grupo Refinaria Teatral na Zona Norte. Fiquei muito, mas muito emocionada, que espetáculo lindo! Artistas e indígenas da etnia Kariri-Xocó fazem uma bela apresentação nas ruas. A direção é de Daniel Alves Brasil e a direção musical de Cadu Medeiros.

Foto de Cristiana Xavier

De surpresa, o grupo aparece nas ruas da Zona Norte de São Paulo, sábado e domingo, até 9 de setembro, assim quem mora por onde o cortejo passar poderá ver de graça na porta da sua casa essa magia encantada. É lindo ver as pessoas saindo, surpresas e se deparando com esse espetáculo. A arte na sua essência.

Foto de Daniela Alves Brasil
No elenco estão Ana Szcypula, Noemi Ayka, Chris Cruz, Angélica Prioste, Yradzu Kariri-Xocó, Everu Kariri-Xocó, Kamoni Kariri-Xocó, Widiane Kariri-Xocó, Daniel Alves Brasil, Cadu Medeiros e Paulo Medeiros.
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Bom Dia Verônica - 2ª Temporada

Assisti a 2ª Temporada da série Bom Dia Verônica 2 (2022) de Raphael Montes na Netflix. Eu tinha amado a primeira e aguardava ansiosamente a segunda. Imagino a dificuldade que deva ter sido realizar essa em meio a pandemia. São claras as cenas com menos gente, distanciamento, mas continua excelente! São só 6 episódios. A série agradou tanto que logo estava entre as mais vistas no Brasil e um pouco depois no mundo todo. Esse cartaz é maravilhoso!
 

Dessa vez a série aborda a clássica família de bem. Um homem religioso, uma esposa e mãe dedicada e uma filha estudiosa e obediente. Pra piorar ele ainda diz que cura as pessoas. A filha começa a estranhar certos momentos em sua casa. O pai leva as mulheres doentes pra serem tratadas em casa, a esposa ajuda nos rituais. Reynaldo Gianecchini faz brilhantemente esse homem. O elenco todo é maravilhoso. Camila Márdila é a mãe. Klara Castanho faz a adolescente, na série ela seria menor de idade e teria uns 16 anos. A atriz tinha uns 20 quando fez a série.
Verônica está um pouco mais desesperada do que antes. Tainá Müller continua arrasando. Ela agora passa escondida porque foi dada como morta. Investigando a máfia que se mistura com a polícia, ela passa muitos perigosos. Ela tenta alertar a menina que algo errado acontece na casa dela. Questiona porque o pai só leva mulheres pra cura. O tempo todo ela vai tentando abrir os olhos da garota. Linda e talentosa a Ester Dias que faz a policial que passa a ajudar a Verônica. Triste demais a cena do Silvio Guindane

Gostei muito da Carol pela linda Liza Del Dala. O amor das duas jovens é lindo demais. Ainda no elenco estão Elisa Volpatto, César Mello, DJ Amorim, Alice Valverde, Pedro Nercessian, Cassio Pandolfi, Juliana Didone, Marina Provenzzano, Gabriela Corrêa Adriano Garib. 

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Recital do Centro de Música Brasileira

Assisti ao recital do Centro de Música Brasileira no Auditório Escola Americana no Mackenzie de Higienópolis. Primeiro tocou o trio de violões Elipsoidal Guitar Trio com os músicos Breno Chaves, Alberto Guedes e Vinícius Brandão. Muito lindo o Poemeto de Osvaldo Lacerda. Gostei de ouvir algumas obras de compositores que não conhecia.

Programa completo do trio

Luís Carlos Barbieri – Crônica Breve 

Fred Schneiter – Suíte Baiana nº 2 (Água de Meninos, Bonde e  Amaralina )

Sérgio Roberto Oliveira – 18 Strings 

Osvaldo Lacerda – Poemeto (adaptação pelo Trio Elipsoidal)

Geraldo Ribeiro – Trio – dedicado a Henrique Pinto (Rítmico e Festivo, Lento, com simplicidade e Rítmico, à maneira de Choro)

Depois se apresentaram Adriana Bernardes no canto e Sandra Abrão ao piano. Que repertório lindo, muito do meu inconsciente e do imaginário popular. Músicas que sempre ouvi e acho que talvez vocês também. No bis, o filho da Adriana, Benjamin Bernardes, subiu ao palco para tocar com o duo. Ele é violinista. O trio interpretou a bela Azulão. Foi lindo! O recital foi gratuito.

Programa completo:

Carlos Gomes – Quem sabe?

Chiquinha Gonzaga – Lua Branca

Villa-Lobos – Viola Quebrada

Ernani Braga – Casinha Pequenina

José Siqueira – Nesta Rua

Camargo Guarnieri – Azulão

Claudio Santoro – Acalanto da Rosa

Branco Bernardes – Canção

Eduardo Escalante
Cantiga (piano solo)
Pensando (Poemas de Ausência)

Osvaldo Lacerda
Romance da Brasiliana nº 2 (piano solo)
Receita para o Amor (texto de Marina Tricânico)




Beijos,
Pedrita

domingo, 28 de agosto de 2022

Em Carne Viva

Assisti Em Carne Viva (2003) de Jane Campion na Netflix. Não sabia da existência desse filme. Recentemente a Netflix fez uma lista com atores, clicando na foto e nome de um ator, você vê os filmes que o streaming tem com ele. Foi assim que achei esse. Sai do ar desse streaming logo mais, dia 31 de agosto.

Meg Ryan interpreta uma professora, sua irmã, Jennifer Jadon Leigh, vive em cima de um inferninho. 
Um policial a procura, Mark Ruffalo, dizendo que uma mulher foi morta no jardim que ela vê da janela. Ela diz que não sabe de nada. A última vez que a moça morta foi vista foi em um bar que a professora estava com um aluno. E a professora acabou vendo uma tatuagem de um homem sem vê-lo, enquanto uma mulher estava ajoelhada. A cena a excita, ela vê a mesma tatuagem no policial, não fala nada e eles passam a ter um envolvimento. Interessante como o filme fala do submundo. É um bom suspense, aborda umas questões interessantes, com final convencional.
Beijos,
Pedrita