sábado, 3 de setembro de 2022

Hotel Mundo de Ali Smith

Terminei de ler Hotel Mundo (2001) de Ali Smith da Companhia das Letras. Comprei esse livro em uma feira de livros virtuais. As editoras disponibilizam alguns títulos que podem ter 50% de desconto, então nem sempre encontramos os livros que pensávamos em ler. Eu fico olhando as possibilidades, pesquisando, e escolhi esse no escuro. Foi uma grata surpresa. Adorei essa capa com foto de Peter Marlow.

O marcador de livros ganhei de presente de um amigo, é uma caixinha que vem com vários marcadores. Adoro objetos de papelaria, na foto tem alguns, que caíram em desuso até mesmo aqui, inclusive, achei ao acaso, um postal de Londres que me enviaram faz tempo. 

Obra da série Synesthesia de Daniel Mullen

O melhor dessa obra é não ler nada a respeito como sempre faço. Pra escolher o livro eu li sobre a autora. Só depois que terminei que li a orelha que conta muito mais do que devia. O bom é ir unindo as pontas. Amei que no começo tem uma fantasminha. Vamos sabendo o que aconteceu bem aos poucos. Foi uma morte pra lá de besta.

Obra Hood (2003) de Alison Watt

As histórias são fragmentos, já que são pensamentos dessas cinco jovens. Vamos unindo ou não os pontos. Triste demais a história da que mora na rua. E surpreendente os pensamentos da recepcionista que ofereceu uma noite no hotel para jovem. A que ofereceu queria na verdade a rebeldia, driblar o hotel, bem que a que mora na rua ficou desconfiada da oferta, deve ter intuído que algo estava estranho. Elas tem uma ou outra relação com as outras, mas tudo é de passagem, como as pessoas que passam pelo hotel. A diferença é que a vida da maioria é bastante precária. Só uma hóspede tem uma vida melhor, também é muito interessante como age com a moradora da rua, ela não sabe que a jovem mora na rua, mas percebe que ela tem uma situação precária. No tempo que ficam juntas ela ajuda, mas se arrepende logo depois, sem motivo aparente, e desfaz o feito. O livro é muito interessante e angustiante. Fala do quanto olhamos ou não ao outro, se realmente os vemos, sobre precariedade da vida, sobre passagem rápida da vida, egoísmo, egocentrismo. Muito interessante!

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Ainda bem que conseguiu comprar o livro que tanto desejava.
    .
    Feliz fim de semana … Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Puxa deve ser muito interessante!
    Eu amo essas obras em camadas ❤
    Tem uma análise subjetiva e ao mesmo tempo prática de tantas personalidades e contextos diferentes.
    Levo a indicação, fiquei curiosa

    Sua foto maravilhosa ❤
    Aaaahhhh tbm sou apaixonada por artigos de papelaria (tbm muita coisa em desuso por aqui )

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, vc vai gostar, tb gosto desses livros q vamos juntando os pontos e mais ainda qd pontos ficam faltando. ah, q bom q gostou da foto. eu via cada foto legal de livro no instagram q comecei a criar as minhas, mas sempre fico na dúvida sob o resultado.

      Excluir
  3. Não li nada ainda desta escritora. Mas tanto ela quanto a que tem sobrenome homônimo (Zadhie) estão na minha lista de 'a ler', rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Fui ao Shopping Higienópolis e assisti ao filme Trem-Bala com Brad Pitt. Máxima espetacularização da violência. Morte como puro entretenimento. Estética de videogame. De fato, esse tipo de filme não faz o meu estilo... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, coragem, eu não gastaria ingresso caríssimo de cinema com esse filme. se chegar no streaming vejo se faltar opção então.

      Excluir
  5. Para comentar as vezes, tenho aparecido como anônimo. Que chato "visse"?
    Não conheço o livro, mas parece que vc tem, como eu, o hábito de riscar. Eu risco de caneta. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, aqui tem vindo certo os comentários. acredita q eu achei q faltou letra? q vc escreveu arriscar? já q arrisquei a leitura? amigaaaaa, juro!!!! acho um sacrilégio riscar livros. entendo quem faça, mas eu tenho tremedeira hahahaha. eu coloquei na foto pq seriam objetos de cartas, cartões postais de quem viaja e que precisam ser escritos. pro livro nunca hahahaha.

      Excluir
  6. Ali Smith é uma autora de que já ouvi falar e já me cruzei com livros dela em livrarias, contudo nunca li nada dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, nossa, vergonhosamente nunca tinha ouvido falar. acho q vai gostar.

      Excluir

Cultura é vida!