sábado, 8 de abril de 2023

Wolf Pack - 1ª Temporada

Assisti a 1ª Temporada de Wolf Pack (2023) de Jeff Davis na Paramount +. É baseada nos livros do canadense Edo van Belkon. Eu tinha visto um vídeo do Rodrigo Santoro no instagram dele falando dessa série. Ele é um entusiasta do projeto. E deve ser mesmo, ele integra o elenco de protagonistas dessa série. A primeira cena inclusive é com ele. A floresta pega fogo, ele é um dos engenheiros florestais. É uma série de lobisomens e com pegada juvenil, que não me atrai tanto, vi mesmo por ele estar no elenco protagonizando com a Sarah Michelle Gellar.

O personagem do Santoro é pai de dois adolescentes (Chloe Rose Robertson e Tyler Lawrence Grey). No começo, o incêndio chega perto de carros e um ônibus escolar. Dois jovens que estão no veículo são machucados por animais. Esses dois e os filhos do engenheiro florestal se unem pra entender o que acontece. A história da infância dos filhos do engenheiro emociona. Sarah é a policial que investiga o incêndio junto com o engenheiro.
O outro jovem (Armani Jackson) tem uma vida confortável com pais super protetores. Ele sofre de ansiedade. A jovem (Bella Shepard) já tem uma vida muito difícil com o pai (James Martinez) e o irmão autista (Nervada Jose). O pai está em sérios problemas financeiros. O irmão só se acalma com ela. É uma boa série. Não pensava em ver a segunda temporada, mas o gancho me prendeu.
Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 5 de abril de 2023

Limbo

Assisti Limbo (2020) de Ben Sharrock no TelecinePlay. Que filme! Fala sobre imigração.

Um grupo de imigrantes está no meio do nada na Escócia esperando o asilo. Pelas leis do país eles só podem conseguir trabalho após a documentação. Eles passam por aulas constrangedoras com os moradores locais. Um escocês comenta que a população minúscula local aumentou 25% com a chegada deles.
Eles ficam no limbo, no meio do nada, sem poder fazer nada por meses, sem a menor perspectiva de mudança. Eles podem de vez em quando ligar para os familiares em um telefone público no meio do nada. Quatro vivem em uma mesma casa, até é confortável, mas praticamente sem móveis. Amir El-Masry interpreta Omar, um sírio. Vikhasi Bhay, um afegão. Ambos estão maravilhosos. Ola Orebiyi é Wasef de Gana e Kwabena Ansah é da Nigéria.
Omar é músico, anda pra cima e pra baixo com o seu instrumento, Oud, sem nunca tocá-lo. Dá muita agonia porque ele chega a cidade com o braço engessado e assim fica por muito tempo, sem a menor assistência. Todos vivem abandonados, com pouco pra viver, em uma espera longa e desgastante.

Beijos,
Pedrita

domingo, 2 de abril de 2023

Cachorro Velho de Teresa Cárdenas

Terminei de ler Cachorro Velho (2005) de Teresa Cárdenas da Pallas. Eu tinha anotado esse livro a ler e comprei na última Feira do Livro da USP por R$ 9,00. Fiquei até envergonhada de pagar tão pouco, espero que as postagens que fiz falando do livro diminuam minha culpa. Que edição bonita. A capa é de Bruna Benvegnù. O rosto é em relevo brilhante, dentro há um laranja lindissimo! Essa obra ganhou vários prêmios: Prêmio Casa de las Américas, 2005; Prêmio de la Crítica Literaria, 2006 e Prêmio La Rosa Blanca e é belíssima! Vai ser difícil esquecer!

O marcador de livros é do Sangue Dourado de Namina Forna da Record que não tenho e quero ler.

Obra A Cena (1991) de Belkis Ayón

Cachorro Velho é um homem escravizado ancião, mas o nome não é porque ele envelheceu, desde bebê deram esse nome e seus outros nomes foram esquecidos. O livro é curto, denso e profundo. Ele pensa um pouco sobre sua vida atual e seu passado. Ele agora é porteiro já que tem menos agilidade pra outras funções como no passado. Suas lembranças nos corroem a alma. Que dor! O final é igualmente doloroso, mas o livro todo é poético, tragicamente poético! Mais um livro daqueles que quero que todos leiam.
Beijos,
Pedrita