sábado, 15 de maio de 2010

Waldstein Quartet

Fui ao concerto do Waldstein Quartet no Teatro Alfa. Esse grupo alemão veio na progra-mação do Mozarteum Brasileiro. Ótimos instru-mentistas, belíssimo concerto e repertório. Um triste e emocionante repertório e uma entrega total dos músicos que tocaram com muito sentimento. No grupo tocam Mirijam Contzem e Gernoth Süssmuth (violinos), Ulrich Eichenauer (viola) e Peter Hörr (violoncelo). No repertório eles interpretaram: 








Franz Joseph Haydn (1732 - 1809) 
Quarteto de cordas em fá maior, op. 50, nº 5, Hob.III: 48 (20')
Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791) 
Quarteto de cordas nº 15 em ré menor K 421 (32')

Ludwig van Beethoven (1770 - 1827) 
Quarteto de cordas nº 15 em lá menor op. 132 (40')

Não achei no youtube um vídeo com esse quarteto, escolhi então uma interpretação da obra que mais gostei desse concerto, a de Mozart, que é tristíssima e maravilhosa.



From Mata Hari e 007
Beijos,










Pedrita

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Roberto Carlos em Ritmo de Aventura

Assisti Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968) de Roberto Farias no Canal Brasil. Eu já tinha visto o início, não lembrava se já tinha visto esse. Resolvemos ver em família. Rimos muito. É o que o 007 menos gosta, mas eu adorei. É uma brincadeira e é inspirado nos filmes dos Beatles. É praticamente uma desculpa para o Roberto Carlos cantar, mas é muito divertido e original. O roteiro sumiu, há bandidos correndo atrás do Roberto Carlos mas ninguém sabe porque e nem como seguir o filme. O diretor é interpretado pelo filho, o Reginaldo Farias, que ora aparece de barba, ora sem barba. Há várias brincadeiras sobre isso.

Estamos também no período da ditadura, um pouco antes de terminarem com as atividades culturais e o cinema. Há várias indiretas no texto desse filme sobre a censura. O vilão é interpretado pelo José Lewgoy. Muitas mulheres bonitas, sem aquele padrão atual de magreza exagerada: Rose Passini, Ana e Marisa Levy, Elizabeth Pereira e Márcia Gonçalves. É uma deílicia quando o Roberto Carlos viaja de helicóptero pelo Rio de Janeiro. Os figurinos também são ótimos, vários estão na moda hoje novamente. Há várias cenas do filme nesse vídeo. Esse filme passa regularmente no Canal Brasil e li uma vez que tem sempre muito ibope. Roberto Carlos em Ritmo de Aventura teve muita bilheteria, 2.596.955 pessoas. 

From Mata Hari e 007

From Mata Hari e 007
Beijos,










Pedrita

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Em Direção ao Sul

Assisti Em Direção ao Sul (2005) de Laurent Cantet no Telecine Cult. Era uma noite de poucas possibilidades, só tinha anotado esse, mas sem muito empenho. Fui ver e me surpreendi, apesar de muito silencioso, Em Direção ao Sul é um filme de uma profundidade assustadora e é baseado em três histórias do livro de Dany Leferrière de Porto Príncipe. Em Direção ao Sul não vai mais passar esse mês na programação, raramente passa. Comentando com o 007, ele disse que já tinha visto também e gostado muito. Mulheres sozinhas com mais de 40 anos costumam ir no verão a uma praia no Haiti na década de 70. Parecem não se importar com o que veem quando chegam de avião e atravessam uma cidade que está sob um regime ditatorial. Na praia elas se divertem com negros haitianos, na praia e no hotel, ou dão presentes ou dinheiro em retribuição. Cada uma lida de forma diferente com os negros, mas todas só convivem com eles naquela paisagem paradisíaca.

O texto todo é bastante ácido, elas querem se divertir, uma até parece se preocupar um pouco com a situação no país quando afeta quem ela gosta, mas não vai muito longe disso. O elenco é excelente, a protagonista é a maravilhosa e belíssima Charlotte Rampling, fazem o trio com ela os atores Karen Young e Ménothy Cesar. Compõe ainda o elenco Louise Portal, Wilfiried Paul, Anotte Saint Ford e Jackenson Pierre Olmo Diaz. Muitos negros só trabalharam nesse  filme.


From Mata Hari e 007
Beijos,
From Mata Hari e 007
Pedrita

terça-feira, 11 de maio de 2010

XIII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita

Fui a cerimônia de entrega do XIII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita na Sala São Paulo. Gostei muito de rever a Orquestra Sinfônica de Santo André que conhecia e gostava muito com o maestro Flávio Florence, atualmente o regente titular e o maestro desse concerto é o Carlos Moreno. Inicialmente a orquestra interpretou a bela Protofonia da ópera O Guarany de Carlos Gomes que quase todo brasileiro conhece um trecho que abre a Voz do Brasil. Depois duas belas cantoras, Gabriella Pace (soprano) e Adriana Clis (mezzo-soprano)  interpretaram com a orquestra lindas árias:
Charles Gounod: FaustAir des bijoux: Ah! Je ris de me voir si belle (Ária das jóias)



Jacques Offenbach: Les Contes d’HoffmannBelle nuit, ô nuit d'amour (Barcarolle)
Richard Wagner: Die Meistersinger Von NürnbergAbertura
Georges Bizet: CarmenPrès des remparts de Séville (Seguidilla)
Wolfgang Amadeus Mozart: Così fan tutte: Ah Guarda Sorella (Duetto)
Vincenzo Bellini: Norma Mira o Norma…Si fino all’ore estreme (Duetto)

Gabriella Pace inclusive ganhou o Prêmio Carlos Gomes de Melhor Solista pela ópera A Menina das Nuvens de Villa-Lobos que infelizmente não vi, foi encenada em Belo Horizonte. Essa ópera foi a grande vencedora da noite, levando 5 prêmios. No final a orquestra apresentou a Abertura Vittoria composta pelo próprio Carlos Moreno. Foi uma belíssima apresentação, a Sala São Paulo estava lotada e o evento foi gratuito.



From Mata Hari e 007
Beijos,
From Mata Hari e 007
Pedrita

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Os Normais 2

Assisti Os Normais 2 (2009) de José Alvarenga Jr. no Telecine Pipoca. Eu queria muito ver esse filme porque tinha adorado o primeiro, mas fiquei bem frustrada. Em alguns momentos até me diverti, mas na maioria as piadas beiravam o mal gosto, bem grosseiras e muitas não eram engraçadas, tinham perdido o tempo da comédia. Uma pena porque adoro o elenco, os roteiristas Alexandre Machado e Fernanda Young. Os dois são sempre ótimos, Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães. Os atores convidados também são muito bons: Drica Moraes, Alinne Moraes, Daniel Dantas, Claudia Raia, Daniele Suzuki, Danielle Winnits e Mayana Neiva.



From Mata Hari e 007
Beijos,
From Mata Hari e 007
Pedrita