sábado, 6 de fevereiro de 2010

Avatar

Assisti no cinema ao filme Avatar (2009) de James Cameron. O 007 tinha visto e todo empolgado queria ir ver de novo e queria que eu fosse junto. Insistiu tanto, mas tanto, que acabei cedendo. Foi a minha primeira experiência em 3D e fomos na sala IMAX. Precisamos comprar com mais de uma semana de antecedência, tudo lotado. Eu particularmente tenho um certo pé atrás com filmes que promovem adorações e seguidores fanáticos. Gostei da experiência. Acabei vendo com os óculos e os óculos em cima dos óculos e foi tranquilo. Lendo o post da Marion sobre o Avatar eu vi que nem comigo nem com o 007 os óculos apertaram como aconteceram com ela. Acho que lacearam desde que ela viu.


A tecnologia é o grande trunfo de Avatar, embora eu tenho gostado da parte científica do filme. Achei interes-sante imaginarem que alguém quando dorme possa ser transferido cientificamente para outro corpo. A história de um lado mal e outro bom, homens "civilizados" contra nativos realmente é muito batida. Ainda copiaram a história do filme do dragão, que o dragão que escolhe um guerreiro. As cenas são muito bem realizadas, belíssimas, tinha curiosidade de saber em que matas tinham se baseado para criar tudo pelo computador e vi que quase tudo foi realizado na Nova Zelândia, é realmente possível que as escolhas da vegetação tenham sido baseadas nas matas dessa região. Não entendi muito bem o que a Signourney Weaver estava fazendo no elenco. Esteriotiparam a atriz em filmes de ficção. Eu gosto bastante do Giovanni Ribisi. Gostei muito do ator que faz o personagem principal, Sam Worthington. O 007 viu e disse que ficou com vontade de ver muitas outras vezes, eu não. Uma bastou. Ele disse que depois de ver um filme 3D, ele agora tem a preferência de ver filmes de ação que estejam em 3D. Comigo não, eu gosto de filmes com muitos diálogos. Gostei sim e quero ver outros em 3D, como o Alice que aguardo tanto.

No Bourbon Shopping tem a Vaca Bumbá do Cowparade da Inês Zaragoza. Adorei, muito linda! Fica ao lado do cinema!

Youtube: Avatar, trailer

From Mata Hari e 007
e

From Mata Hari e 007

Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Detetive

Assisti Detetive (1985) de Jean-Luc Godard no Telecine Cult. Vi no site que esse filme ia passar, assisti poucos filmes do Godard e fui ver. Começa com um grupo olhando por uma câmera pra tentar descobrir quem matou o príncipe. Como não poderia deixar de ser, com esse diretor tudo é metafórico e complexo, cheio de significados ou falta deles. Há um hotel de luxo onde vários conversam, se entendem e se desentendem. Há vários diálogos sobre dinheiro, luta e sexo, sempre permeados de literatura. Livros são uma constante e volte e meia algum personagem lê algum trecho. Os que investigam inclusive tem horas que parecem observar para escrever um livro. Alguns trechos que leem nem sei de que livros são. Entre os livros que eles leem trechos estão: Lord Jim e Shakespeare. Há vários menções a máfia, a dinâmica diferente entre os países, escravidão pelo dinheiro, liberdade sexual.



 O elenco também é muito bom: Nathalie Baye, Pierre Léaud, Laurente Terzieff,  Alain Cuny, Emmanuelle Seigner. Me surpreendi em encontrar a Julie Delpy tão jovem em um personagem.


Youtube: Det_ctive 1/10

From Mata Hari e 007
Beijos,

Pedrita

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Se Eu Fosse Você 2

Assisti Se Eu Fosse Você 2 (2009) de Daniel Filho no Telecine Premium. Eu tinha vontade de ver, mas não me animei de ver no cinema, nem minha mãe. É divertido! Minha mãe se divertiu também. Falaram que era mais divertido que o primeiro, mas é divertido! Os dois protagonistas como sempre arrasam. Gosto muito do elenco: Gloria Pires, Tony Ramos, Isabelle Drummond, Cássio Gabus Mendes, Maria Gladys, Vivianne Pasmanter, Bernardo Mendes, Maria Luísa Mendonça, Adriane Galisteu, Ary Fontoura, Carlos Bonow e Chico Anysio.


Tenho revisto a cena final onde todos dançam, é ótima. E adorei também a cena do Tony Ramos na academia. Gostei que Se Eu Fosse Você 2, apesar de ser da GloboFilmes, colocou no elenco atores de outras emissoras. E eu adoro a frase inicial: " O aquecimento global criou a possibilidade de um raio cair duas vezes no mesmo lugar."

Youtube: trailer do filme Se Eu Fosse Você 2


From Mata Hari e 007
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O Exército de Um Homem Só

Terminei de ler O Exército de Um Homem Só (1973) de Moacyr Scliar. Minha irmã me emprestou esse livro, é o segundo que leio desse autor. Gostei bastante embora não me apaixonei. Nosso protagonista é um homem com problemas mentais. Ele sonha construir uma sociedade nova, sem desigualdades, para realizar esses projetos comente muitos desatinos. Os mais simples que são nomear animais como companheiros e achar que eles juntos ajudam na construção dessa sociedade. E os mais graves, quando ele abandona esposa e filhos pra viver sua loucura e ela precisa dar conta de tudo sozinha. As ideias do nosso protagonista são bastante retrógadas e egoístas.
Obra Bebida Gelada (1979) de Antonio Peticov

Anotei alguns trechos de O Exército de Um Homem Só de Moacyr Scliar:


“Neste mar o Capitão Birodidjan flutua imóvel, meio afogado.”

“Formarão uma colônia coletiva... Tratarão as plantas como amigas, como aliadas no grande empreendimento. Criarão um porco –o Companheiro Porco; uma cabra –a Companheira Cabra; uma galinha –a Companheira Galinha. O Companheiro Goldman gostará do Companheiro Porco, a Companheira Léia gostará da Companheira Cabra, mas o Companheiro Mayer Guinzburg não gostará da Companheira Galinha – não saberá por quê, mas não gostará. Se esforçará pra gostar, mas não conseguirá. Léia o criticará a respeito.”


Youtube: ÚltimoTango em Vila Parisi - Gilberto Mendes

From Mata Hari e 007
Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Grite, Grite Outra Vez

Assisti Grite, Grite Outra Vez (1969) de Gordon Hessler no Telecine Cult. Esse tinha sido o único que não tinha conseguido ver do especial Halloween com o Vincent Price e o que mais queria ver porque achava o máximo esse nome, e no original é isso mesmo. Grite, Grite Outra Vez é muito tosco, hilário de tão tosco. Três histórias estranhas acontecem no começo. Um homem corre com roupa de ginástica, sente uma dor no baço e cai. Ele acorda, uma enfermeira vai vê-lo, ele tem muita febre e quando ele tira a coberta ele está com uma perna amputada. Outro caso são de mulheres que aparecem assassinadas. E um terceiro, um local militar muito secreto recebe um homem que mata outro que o questiona.
Aos poucos essas histórias vão se cruzando. Eu achei que era tudo viagem e cada uma teria um fim mais maluco que outro, mas é bem coerente e tosca a conclusão. Hilária na verdade! Ri muito. Grite, Grite Outra Vez é desses filmes de baixo orçamento, tanto que as cenas de noite foram feitas de dia e escurecidas, muito mal escurecidas. As tomadas de câmeras são péssimas em vários momentos. É bem tosco mesmo! Alguns do elenco estão: Christopher Lee, Peter Cushing, Judy Huxtable, Yutte Stensgaard e Alfred Marks.

Youtube: Vincent Price "Scream and Scream again"




Beijos,

Pedrita