terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O Exército de Um Homem Só

Terminei de ler O Exército de Um Homem Só (1973) de Moacyr Scliar. Minha irmã me emprestou esse livro, é o segundo que leio desse autor. Gostei bastante embora não me apaixonei. Nosso protagonista é um homem com problemas mentais. Ele sonha construir uma sociedade nova, sem desigualdades, para realizar esses projetos comente muitos desatinos. Os mais simples que são nomear animais como companheiros e achar que eles juntos ajudam na construção dessa sociedade. E os mais graves, quando ele abandona esposa e filhos pra viver sua loucura e ela precisa dar conta de tudo sozinha. As ideias do nosso protagonista são bastante retrógadas e egoístas.
Obra Bebida Gelada (1979) de Antonio Peticov

Anotei alguns trechos de O Exército de Um Homem Só de Moacyr Scliar:


“Neste mar o Capitão Birodidjan flutua imóvel, meio afogado.”

“Formarão uma colônia coletiva... Tratarão as plantas como amigas, como aliadas no grande empreendimento. Criarão um porco –o Companheiro Porco; uma cabra –a Companheira Cabra; uma galinha –a Companheira Galinha. O Companheiro Goldman gostará do Companheiro Porco, a Companheira Léia gostará da Companheira Cabra, mas o Companheiro Mayer Guinzburg não gostará da Companheira Galinha – não saberá por quê, mas não gostará. Se esforçará pra gostar, mas não conseguirá. Léia o criticará a respeito.”


Youtube: ÚltimoTango em Vila Parisi - Gilberto Mendes

From Mata Hari e 007
Beijos,
Pedrita

7 comentários:

  1. Oi,
    vale a pena ler outros livros de Moacyr Scliaf; é um dos nossos bons autores vivos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Agora entendi...rs, pois eu não consigo achar tempo pra quase nada, preciso me reorganizar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Li quase todos desse autor, mas nunca consegui me identificar muito.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Nesse final de semana, vou assistir ao filme Amor Sem escalas.... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  5. sheila, qd eu me empolgo com alguma novela das 9hs como foi em a favorita tb não consigo fazer mais nada.

    ana maria, digo o mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li nada dele apesar de ouvir muitas coisas legais.

    Bjao

    ResponderExcluir
  7. eu adorei A MULHER QUE ESCREVEU A BIBLIA, do Scliar....

    ResponderExcluir

Cultura é vida!