Assisti Frida (2002) de Julie Taymor na HBO Plus. Eu queria muito ver esse filme, tentei inclusive ver nos cinemas. É incrível! Confesso que tinha uma certa ressalva da Salma Hayek interpretar a Frida Kahlo, mas me surpreendi. A direção é muito boa, os recursos cinematográficos são geniais, amei! Eu conhecia muito pouco da Frida Kahlo e não sabia que ela tinha sofrido tanto. Mas apesar das limitações físicas, ela vivia plenamente e intensamente.
Terminado o filme fui pesquisar imagens das obras e fotos da Frida Kahlo e de seu amigo, Diego Rivera, que também era um pintor. Me surpreendi com a semelhança e caracterização dos dois para o filme. Arredondaram bastante o Alfred Molina e ele ficou idêntico ao Diego Rivera. Frida Kahlo gostava muito de cores, tinha um jeito muito peculiar de se vestir, gostava das tradições da sua cultura. Era de uma autenticidade surpreendente. Ainda no elenco estão: Geoffrey Rush, Ashley Dud, Valeria Golino, Mia Maestro, Diego Luna, Edward Norton, Patrícia Reyes Espíndola e Antonio Banderas.
![]() |
| From Mata Hari e 007 |
Beijos,
Pedrita


Vou falar detalhes do filme: Savage Grace fala da vida conturbada de uma família. O narrador é o filho. A mãe é afetiva e impulsiva, o pai é mais frio e distante. A relação do casal é sempre muito agressiva e só piora com o tempo. A mãe dedica então todo o seu afeto a seu filho. Tudo é complexo. Mas esse casal vive de forma intempestiva. Por terem uma situação financeira tranquila, rica mesmo, não trabalham. Ela é tudo um pouco e nada. Tentou ser atriz, tentou ser pintora, tentou ser escritora. Aos poucos vamos percebendo que apesar desse ambiente ter potencializado os desequilíbrios do filho, ele é muito mais perturbado do que imaginamos. Eu mesma me surpreendi com os desajustes dele. Aos poucos esse rapaz vai dando sinais de perturbação, mas inicialmente eu só o via como alguém mimado. Só no final que comecei a unir todos os desequilíbrios, obsessões e depressão desse rapaz.
Julianne Moore está mais linda que nunca. Gostei demais do rapaz que interpreta o filho dela adulto:

Fui na abertura da Livraria João Alexandre Barbosa na USP. Chegando perto da Antiga Reitoria da USP, eu levei um susto. Essa livraria é enorme, fizeram o projeto com largas janelas e vista para a praça. Para aquelas árvores lindas desse pedaço da USP. O projeto da Paulo Bruno Arquiteto Associados é muito bonito. O que gostei é que é ainda funcional. Há cadeiras, um café, um ótimo lugar para encontros. Eu adoro livrarias, mas compro mais livros pela internet, acaba sendo mais em conta que em livrarias porque participo de promoções. E compro também em sebos. Mas gostei que a Livraria João Alexandre Barbosa tem quase todos os livros da Coleção Aplauso e claro, vários livros da Edusp, já que a livraria é gerenciada pela Edusp. Então quando precisar de livros dessa editora vai ser tranquilo ir até lá. Também é ao lado do correio que em geral eu mais utilizo. 