sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Gianni Schicchi

Assisti a estréia da ópera Gianni Schicchi de Giácomo Puccini no Theatro São Pedro. É uma ópera cômica de um ato só que foi dirigida muito bem cenicamente e com belíssimos cenários de William Pereira. A direção musical e regência foi do Emiliano Patarra a frente da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos. Foi um belo espetáculo e muito divertido! Os figurinos contemporâneos são de Natália Solferini e a iluminação foi de Caetano Vilela. Eu adoro esse diretor cênico, tinha falado dele aqui recentemente na direção da ópera Colombo de Carlos Gomes. Ele é brilhante!


O libreto é de G. Forzano, baseado no Canto XXX do Inferno da Divina Comédia de Dante Alighieri. Morre um homem muito rico, amigos e familiares se emocionam e avidamente buscam o seu testamento. Descobrem que seu rico parente ou amigo deixou tudo para a igreja. Aparece então Gianni Schicchi que resolve se passar pelo morto como se estivesse ainda vivo para poder fazer um novo testamento. Quem interpretou muito bem cenicamente e vocalmente o protagonista foi o barítono argentino Luis Gaeta (foto).
Os outros dois protagonistas que interpretam a filha do Gianni Schicchi e seu pretendente foram muito bem interpretados pela soprano Edna D´Oliveira (foto abaixo) e o tenor Paulo Mandarino (foto abaixo). Gostei muito também do trio de mulheres interpretados por Priscila Zamlutti, Andrea de Souza e Dalete Alécio. Também estava bem o barítono Yuri Jaruskevícius que interpretou o médico e o tabelião.
Adorei o menino interpretado por Habacuque Amós. O diretor cênico escolheu ótimos momentos para esse garoto que nos divertiu bastante durante o espetáculo. Haverão mais quatro récitas e os ingressos custam somente R$ 20,00 e meia-entrada.

As fotos são de Mário Cardoso.


Música do post: mario frangoulis - o mio babbino caro





Youtube: Angela GHEORGHIU - O mio babbino caro - G Schicchi - Puccini










Beijos,

Pedrita

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O Céu de Suely

Assisti O Céu de Suely (2006) de Karim Aïnouz no Cinemax. Ese filme é uma co-produção entre Brasil, França, Alemanha e Portugal. Fiquei feliz de no fim de semana conseguir ver esses filmes que tanto queria assistir. Esse é outro que tentei ver no cinema e não consegui. Gostei muito! Uma jovem volta com um filho a sua cidade sem perspectivas. Dessas cidades pequenas, com poucas opções de emprego. A cidade que ambientaram o filme é Iguatu que tem 92 mil habitantes e fica no sertão central do Ceará, a 380 kms de Fortaleza e 650 kms de Recife. Seu marido virá depois. Mas ele desaparece. A sogra fala que ele é muito jovem, tem só 21 anos para assumir a responsabilidade de um filho. É um problema bastante comum nos dias de hoje, onde só a mãe assume a maternidade precoce e o pai não tem comprometimento algum. Esse nem dinheiro enviava.

Nessa cidade sem perspectivas há rifas para tudo, whisky, bicicleta. Todos ficam nas praças centrais vendendo suas rifas. Até que nossa protagonista resolve rifar uma noite no paraíso com ela. Ela podia rifar bebida alcóolica, vender jogo do bicho, mas todos condenam ela rifar uma noite com ela. Ela quer conseguir dinheiro para ir o mais longe possível dessa cidade depois que fica sabendo que seu marido não vai mais voltar. A atuação Hermila Guedes é primorosa. Gostei muito também da trilha sonora ainda mais da canção principal Tudo o que eu tenho cantada pela Diana. Poucos são os atores conhecidos do elenco principal, outro é interpretado por João Miguel. São os principais: Georgina Castro, Maria Menezes e Zezita Matos. Atores conhecidos fazem participações como Marcélia Cartaxo e Flávio Bauraqui.

O Céu de Suely ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Atriz (Hermila Guedes), Troféu Redentor de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz (Hermila Guedes), no Festival do Rio. Os prêmios de Melhor Filme e Melhor Atriz (Hermila Guedes), no Festival de Havana. Recebeu os prêmios de Melhor Roteiro, Mérito Artístico e o Prêmio FIPRESCI, no Festival de Salônica. Ganhou o prêmio de Melhor Filme, no Festival de Punta del Este. E ganhou o Prêmio ACIE de Cinema de Melhor Atriz (Hermila Guedes).
Youtube: O Ceu de Suely - Trailer

Youtube: DIANA -TUDO QUE EU TENHO




Beijos,

Pedrita

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Linha de Passe

Assisti Linha de Passe (2008) de Walter Salles e Daniela Thomas no Espaço Unibanco de Cinema do Bourbon Shopping. Eu não sabia que tinha aberto um Espaço Unibanco nesse shopping. Eu procurava se ainda havia alguma sala de cinema que eu conseguisse assistir esse filme que tanto queria e descobri essas salas. Nos jornais a divulgação é um pouco confusa, com vários nomes, então achava que tinha mais um grupo que exibia filmes por lá além do Espaço Unibanco, mas não. Gostei, porque esse shopping é bem mais perto pra mim e vou poder aproveitar mais os filmes que passam por lá. Havia uma fila imensa de gente que foi ver os filmes da Mostra de Cinema. Eu gostei muito de Linha de Passe.

Tinha ficado curiosa desde o dia que soube que a atriz principal, Sandra Corveloni, ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes. Achei que não ia conseguir ver nos cinemas, já que andava sem tempo para passear um pouco. Gostei bastante! Sandra Corveloni interpreta uma mãe grávida de seu quinto filho. É uma história onde cada um anda por si. Todos precisam, praticamente sozinhos, sobreviver e buscar os seus sonhos. Todos estão desamparados e têm dificuldade de lidar com a vida e de se proteger dela. A começar pela mãe. Seu quarto filho dorme no sofá da sala porque não há espaço para ele nos quartos, mas ela vai ter mais um filho. Não sabemos quem é o pai dos dois últimos e ficamos na dúvida se os outros são do mesmo pai. A patroa dela não é ruim, é uma boa patroa, não é afetiva, mas não é má, mas nunca registrou sua funcionária. As pessoas não são más, mas não sabem se relacionar e compartilhar.
Vinícius de Oliveira, que estreou em Central do Brasil, é um dos filhos. Ele é jogador de futebol e tenta passar nas inúmeras peneiras para conseguir entrar em algum time e viver da sua profissão. E ele está com o problema da idade, fará 18 anos, e aí não há mais peneiras. Um é evangélico e outro motoboy. O menor nunca soube quem é o pai, só sabe que é motorista de ônibus, então vive viajando em ônibus, deixando a mãe maluca de preocupação, mas nunca conta o que está fazendo, mas a mãe não parece perguntar. Vivem todos em silêncio com seus segredos. A mãe esconde que sua patroa contratou outra pra ajudá-la e das suas inseguranças de ser dispensada. Colocam dinheiro em casa ela e o filho evangélico que trabalha em um posto de gasolina decadente. Todos os atores estão muito bem, os outros filhos são interpretados por: João Baldasserini, José Geraldo Rodrigues e Kaique de Jesus Santos. Alguns outros que fazem participações são: Roberto Audi, Denise Weinberg, Ana Carolina Dias, Aldo Bueno, Sergio Mastropasqua e Murilo Grossi.


Youtube: Linha de Passe (Trailer Oficial)





Beijos,

Pedrita

domingo, 19 de outubro de 2008

Saneamento Básico

Assisti Saneamento Básico (2007) de Jorge Furtado no Telecine Premium. Eu tinha visto o trailer e adorado o roteiro do filme, mas não consegui ver na época que esteve em cartaz nos cinemas. Fiquei muito feliz em conseguir dessa vez. É uma delícia de filme, muito divertido. Uma pacata cidade do Rio Grande do Sul tem um sério problema de esgoto. Há anos que tentam, junto com as sub-prefeituras, verba para resolver o problema, mas não é uma ação política que interessa, então nunca conseguem. Até que são informados de que há uma verba para um filme de ficção, que é um pouco mais do que a verba para o saneamento básico. Resolvem então fazer o filme para conseguir a verba para o saneamento básico. O filme é O Monstro da Fossa, mas mudam para O Monstro do Fosso.

Obviamente que é uma crítica aos desinteresses políticos por prioridades. E outro fator que faz o filme ser muito divertido é o elenco: Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Bruno Garcia e Paulo José. Eles não entendem nada ou quase nada de fazer filmes, e é muito divertido a construção do filme. Há outros ótimos atores ainda no elenco como Tonico Pereira, Janaína Kremer Lázaro Ramos, Zéu Brito e Lúcio Mauro Filho. A trilha sonora também é bem bacana.
Música do post: Nenhum de nós - Canção da meia noite

Youtube: Saneamento Básico


Beijos,
Pedrita