Assisti O Homem que Sabia Javanês (2004) de Xavier de Oliveira no Canal Brasil. É baseado no conto homônimo de Lima Barreto que achei na internet já que é de domínio público. Depois de ver o filme li o conto também. É um divertido conto, irônico, cheio de críticas ao Brasil, sobre um homem que finge que lê javanês para lecionar para um senhor idoso e consegue muito sucesso em sua empreitada. O nosso falsário é interpretado pelo Carlos Alberto Riccelli. Nosso protagonista conta sua proeza em uma confeitaria e o amigo é interpretado pelo Sergio Mamberti. O idoso pelo maravilhoso Sérgio Viotti. É um filme bem interessante, curto, de uma hora de duração com algun poucos cenários, atores e figurantes. Não achei uma única foto para ilustrar o post.
Trechos de O Homem que Sabia Javanês de Lima Barreto:
"Precisa-se de um professor de língua javanesa. Cartas etc".Ora, disse cá comigo, está ali uma colocação que não terá muitos concorrentes; se eu capiscasse quatro palavras, ia apresentar-me. Saí do café e andei pelas ruas, sempre imaginar-me professor de javanês, ganhando dinheiro, andando de bonde e sem encontros desagradáveis com os "cadáveres".
"Dentro em pouco, dava a minha primeira lição, mas o velho não foi tão diligente quanto eu. Não conseguia aprender a distinguir e a escrever nem sequer quatro letras. Enfim, com metade do alfabeto levamos um mês e o Senhor Barão de Jacuecanga não ficou lá muito senhor da matéria: aprendia e desaprendia."
Música do post: Chorinho - Chiquinha Gonzaga - Flor Amorosa
From Mata Hari e 007 |
From Mata Hari e 007 |
Beijos,
Pedrita