sábado, 24 de outubro de 2009

O Homem que Sabia Javanês

Assisti O Homem que Sabia Javanês (2004) de Xavier de Oliveira no Canal Brasil. É baseado no conto homônimo de Lima Barreto que achei na internet já que é de domínio público. Depois de ver o filme li o conto também. É um divertido conto, irônico, cheio de críticas ao Brasil, sobre um homem que finge que lê javanês para lecionar para um senhor idoso e consegue muito sucesso em sua empreitada. O nosso falsário é interpretado pelo Carlos Alberto Riccelli. Nosso protagonista conta sua proeza em uma confeitaria e o amigo é interpretado pelo Sergio Mamberti. O idoso pelo maravilhoso Sérgio Viotti. É um filme bem interessante, curto, de uma hora de duração com algun poucos cenários, atores e figurantes. Não achei uma única foto para ilustrar o post.
Trechos de O Homem que Sabia Javanês de Lima Barreto:
"Precisa-se de um professor de língua javanesa. Cartas etc".Ora, disse cá comigo, está ali uma colocação que não terá muitos concorrentes; se eu capiscasse quatro palavras, ia apresentar-me. Saí do café e andei pelas ruas, sempre imaginar-me professor de javanês, ganhando dinheiro, andando de bonde e sem encontros desagradáveis com os "cadáveres".
"Dentro em pouco, dava a minha primeira lição, mas o velho não foi tão diligente quanto eu. Não conseguia aprender a distinguir e a escrever nem sequer quatro letras. Enfim, com metade do alfabeto levamos um mês e o Senhor Barão de Jacuecanga não ficou lá muito senhor da matéria: aprendia e desaprendia."

Música do post: Chorinho - Chiquinha Gonzaga - Flor Amorosa






Beijos,

Pedrita

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Cinzas no Paraíso

Assisti Cinzas no Paraíso (1978) de Terrence Mallicy no Telecine Cult. Um pouco antes de começar o filme, o Marcelo Janot entrou com um vídeo, no link está o vídeo se quiserem ver. Gostei do que ele falou e fiquei com muita expectativa. Apesar de ter gostado bastante de Cinzas no Paraíso, o filme não me empolgou. Sim, o filme é esteticamente belíssimo. Gostei de saber que foi todo realizado no por do sol, o que deu o tom amarelado de todas as cenas. Os três atores estão muito bem, novinhos de tudo: Richard Gere, Sam Sheppard e Brooke Adams. Mas o roteiro não me animou. A fotografia belíssima é de Nestor Almendros e ganhou Oscar. Cinzas no Paraíso deve ganhar uma dimensão majestosa no cinema.
Um casal e uma menina resolvem aceitar um trabalho temporário na colheita. O dono se interessa pela mulher e ela conta que é irmã do outro homem. A trilha sonora é do Ennio Morricone e com trechos da obra de Camille Saint-Saëns.

Youtube: Days Of Heaven - HQ Trailer (1978)



Beijos,

Pedrita

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Novidades no Amor


Assisti no cinema Novidades no Amor (2009) de Bart Freundlich. Eu tenho vontade de ver alguns filmes que estão em cartaz, mas são bem pesados e minha mãe não gosta. Confesso que estava desanimada pra ver esse filme, mas nós nos surpreendemos. Quem desejar ver uma comédia e rir muito não é uma boa escolha. Novidades no Amor é um filme maduro, com uma temática atual, com profundidade, diálogos inteligentes. Nossa protagonista se divorciou, foi traída. Era rica, vivia bem com seus dois filhos. Nessa transição, foi para um bairro em Nova York e resolveu trabalhar sem experiência. Há ainda o jovem que também não se decidiu na vida, se formou na faculdade, mas trabalha em um café.

O que gostei é que não existe mágica. Tudo é difícil, é muito próximo da vida real. Os dois tentam conhecer pessoas da idade deles pra se relacionar, tentam retomar suas vidas. Só com o tempo é que começam a perceber a presença do outro. O rapaz acaba trabalhando de babá pra
essa mãe e é assim que eles começam a se encantar. Ela porque gosta do jeito que ele cuida das crianças, ele porque a admira profissionalmente e começa a saber o que aconteceu na separação dela. Gostei dos diálogos das crianças, é bem realista. O enfoque das profissões também é interessante. Ela era uma dona de casa que ama esportes e fez várias estatísticas sobre jogos com tabelas da internet. Ela leva esse trabalho e é com ele que consegue emprego. O rapaz também não está satisfeito com os rumos que os pais desejam tanto profissionalmente e afetivamente. É com a afinidade que tem com crianças que encontra uma profissão. Os dois protagonistas estão muito bem: Catherine Zeta-Jones e Justin Bartha.


Youtube: The Rebound (2009) trailer



Beijos,

Pedrita

domingo, 18 de outubro de 2009

Liz


Assisti ao espetáculo Liz no Espaço Satyros. A direção é de Rodolfo Garcìa Varquez e o texto é do cubano Reinaldo Monteiro. O texto é inspirado na Rainha Elizabeth. Esse espetáculo é impressionante! Fiquei encantada com tudo. O texto é muito político e crítico a religiões. Apesar de remeter a um período político da Inglaterra, fala muito de falta de liberdade, matar quem se opõe ao governo e vários temas cubanos e mesmo a qualquer país. Os textos religiosos questionam dogmas e máximas dos livros sagrados. Todo o elenco é incrível! Me surpreendi com a protagonista, Cléo de Paris, belíssima e talentosa. Eu não tinha ideia que esse espetáculo tinha tantos atores em cena: Ivam Cabral, Germano Pereira, Alberto Guzik Fábio Penna, Brígida Menegatti,Silvanah Santos, Phedra D. Córdoba, Tiago Leal, Julia Bobrow e Chico Ribas.

Eu amei os cenários e figurinos de Marcello Maffei e Silvanah Santos. Tinham toda a caracte-rização das roupas de época, mas eram confeccionados de retalhos e vários tecidos. Os sapatos também eram mágicos. Eu achei belíssima a cena que fazem o cenário se transformar em mar. Gostei do recurso de mostrar a cabeça decapitada com um lenço de tule a cabeça. A trilha sonora é muito boa também. Esse espetáculo foi apresentado em Cuba em 2008 e estreou em São Paulo em 2009 no SESC Paulista. Lyz fica em cartaz no Espaço Satyros até o dia 31 de outubro.
Youtube: Liz



Beijos,


Pedrita