sábado, 29 de janeiro de 2022

Glória - 1ª Temporada

Assisti a 1ª Temporada da série Glória (2021) de Pedro Lopes na Netflix. Foi o Augusto Madeira que comentou da série no Instagram e fui ver. É a primeira série original portuguesa pra Netflix. Gostei muito!
 

É uma trama sobre espionagem, ambientada na Guerra Fria em uma estação de retransmissão em Portugal onde eles tentam interceptar informações russas. São os tempos escuros e ditatoriais de Salazar. Chega um momento que nos perguntamos quem não é espião. Muito bem construído o protagonista. Ele é filho de um torturador, vemos que quando criança o pai levava o garoto as torturas e punha ele para torturar também, uma criança!!! Ele vai a guerra na possessão de Angola e volta comunista, portanto é espião russo. Ele é engenheiro e vai trabalhar na estação. Como o pai torturador (Marcello Urgeghe) torna-se ministro, o filho fica muito protegido. Inclusive ele fica no bairro nobre da região, com todos os privilégios. Miguel Nunes está muito bem. Outro engenheiro é Afonso Pimentel.
A jovem que vive na pequena cidade é a bela Carolina Amaral. O casal de americanos é interpretado por Matt Rippy e Stephenie Vogt. Augusto Madeira interpreta o médico brasileiro. O elenco todo é muito bom: Adriano Luz, Victoria Guerra, Ana Neborac, João Pedro Vaz, Leonor Silveira e Jimmy Taenaka.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

A Casa Sombria

Assisti A Casa Sombria (2020) de David Bruckner no TelecinePlay. Eu adoro a Rebeca Hall que também está na produção. Que filme bem realizado, mesmo não gostando muito do desfecho!

A protagonista está sofrendo muito. Aos poucos vamos sabendo o motivo. O seu marido suicidou-se com um tiro no rosto. A casa é muito linda! Seu marido que construiu. Tudo lembra ele. Mas ela começa a perceber uma presença na casa. O suspense é muito, mas muito bem realizado. 
Ela está bebendo muito pra conseguir dormir e tem sonhos estranhos. Muito interessante que parece real, ela está na cama, mas sempre que acorda estava dormindo em outro lugar. Muito bem feito esse jogo de sonho, indução de sonho, realidade, delírio, embriaguez. O que seria real?

Beijos, 

Pedrita

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Senilidade de Italo Svevo

Terminei de ler Senilidade (1898) de Italo Svevo da Editora Nova Fronteira. Comprei em um sebo na Bela Vista que pouco fui. Há uma dedicatória no livro e faltam algumas páginas inicias, as brancas e com os dados. Começa em um texto do autor falando sobre a obra e sobre o título. Ele diz que não entendem porque é Senilidade se fala de pessoas jovens, mas lendo o livro acho que ele quis falar sobre pessoas que em vida ficam senis por amor. Essa avaliação é minha.

O marcador de livros eu ganhei, é fevereiro de um calendário de Roma.

Na foto, o perfume L'Air du Temps de Nina Ricci criado em 1948, após a Segunda Guerra Mundial, para refletir otimismo. Ganhei de presente.


Retrato de Alice Regnault (1880) de Giovanni Boldini

Emilio se apaixona por Angiolina, mas por ela não ter dote ele diz que não assumirá a relação. Mesmo assim ele se acha no direito de ter ciúmes e achar que é enganado. Angiolina é uma mulher belíssima que ama ser idolatrada pelos homens. Mente para ter todos aos seus pés. Tenta garantir casamentos com trabalhadores, mas com o tempo eles sempre rompem os compromissos.


Obra Figura no Campo de Piemonte de Vittorio Buora

Emilio tem uma irmã que se apaixona por outro homem que também foi seduzido por Angiolina. Silenciosa, reservada, sofre muito. 

Beijos,
Pedrita