Obra O Velho Guitarrista (1903) de Pablo Picasso
É inacreditável como eu sabia pouco desse pintor. Não sabia de suas fases. Essa triste obra do Velho Guitarrista é da fase azul, quando ele estava muito deprimido com a morte de um amigo. Jocelyne falou da difícil técnica de sobretons azuis, que há pouca cor diferente, como no violão. Já tínhamos visto no início da palestra os eixos que fazem a proporcionalidade e ela mostrou nessa obra onde estava.
Obra O Acrobata e o Jovem Arlequim (1905) de Pablo Picasso
Depois a historiadora falou da fase rosa que começou após Picasso se apaixonar. O pintor também teve contato com o circo e suas obras retratam profissionais dessa arte. Belíssima obra essa que escolhi. Mas achei tristes também. Jocelyne falou também do cubismo, da tridimensionalidade da arte criada por Picasso, de Guernica, e tudo de forma agradável, informativa e simpática.
Gostei demais da Rota do Acarajé e da proposta dos eventos. Soube de outros quando estava lá. Já teve um sobre Van Gogh. Acabei vendo mais detalhes de um sobre os Orixás e que cardápio também. A Rota do Acarajé tem dois espaços. Um bar, mais antigo, e esse simpático em frente. Tem uma enorme adega de cachaças, mas nesse evento do Picasso tiveram parceria com vinhos da Vinícola Aurora. Muito bacana poder ir a um evento, conhecer pessoas, ouvir uma boa palestra e jantar. Tudo uma delícia!
Beijos,
Pedrita