Assisti a série
Néboa (2020) de
Alberto Guntín,
Xosé Moraes e
Victoriano Serra Ferreiro da
RTVE no
Claro Vídeo. Eu estava olhando o que tinha no
Claro Vídeo no
Now, faz tempo que nada aparece por lá, sempre os mesmos e vi essa série. Me surpreendi na busca depois que é do ano passado. Estranho ter entrado direto na
Claro Video que praticamente só coloca série de anos atrás, a estreia são sempre em outros canais. Confesso que não entendi.
Uma jovem aparece morta em um buraco de pedras na praia. A série passa-se em uma ilha fictícia. As locações são deslumbrantes, algumas na região de Ortegal na Espanha. Uma policial de fora da ilha vem investigar com a polícia local.
É época de Carnaval, todos usam uma máscara ou comprada ou até mesmo feito em casa. Nos dias de Carnaval na ilha há sempre a névoa. O estilo da morte da jovem é igual a outros assassinatos em série na ilha em 1919 e 1986. A diferença agora é que teve tentativa de estupro. Nos outros anos as pessoas só foram mortas, uma em cada dia das festividades. É uma clássica série de assassinatos em sequência com ótimo elenco.
A policial que vem de fora é interpretada por Emma Suárez. Os policiais locais por Isabel Naveira e Cesar Cambeiro. A policial leva a filha pra ilha, a adolescente sofreu violência do namorado e a mãe leva ela pra ficar mais protegida, que linda a atriz Alba Galocha. Todos os jovens são muito bonitos Nacho Nugo e Jorge Varandela. A jovem assassinada do começo é interpretada por Denisse Peña. Ainda no elenco estão: Xabier Dave, Antonio Durán Morris, Maria Vásques, David Seijo, Santi Prego, Sabela Aran, Dénis Gomes, Eva Férnandez, Luísa Merelas e Alfonso Agra.
Gostei demais da série, muito bem conduzida. Um ricaço é quem mantém a ilha sob o seu comando. Ele que emprega praticamente todos os moradores na indústria de produtos de peixe. Compra os peixes dos pescadores. Desde o começo é a família que controla tudo e mantém o silêncio das pessoas ou com dinheiro ou ameaçando com seus segredos. A ilha é toda cheia de silêncios, todos tem segredos que são manipulados pelos moradores, todos se silenciam e atrapalham a investigação. Eu suspeitei logo de um morador que devia ser preso tantos crimes que comete por vingança. Só perto do final que percebi o rumo que seguia, no penúltimo episódio, mas não tinha ideia do desdobramento surpreendente, fiquei chocada. Excelente! Ótima série!