sábado, 31 de julho de 2021

Planetarium

Assisti Planetarium (2016) de Rebecca Zlotowski na Netflix. Gostei demais! Que filme diferente! Elogiam muito essa diretora, quero ver outros de seus títulos. Eu estava sentindo falta de ver um filme diferente, totalmente fora do convencional.  No Brasil está com o péssimo nome Além da Ilusão que absolutamente não tem nada a ver com o filme.


 

Duas irmãs mudam-se para Paris. Vão de trem. Elas vão trabalhar em uma casa noturna que tem um teatro para fazer sessões. A irmã menor vê os mortos, então as pessoas pagam para as sessões. Eu até achei que era tudo encenação, mas depois vemos que realmente a irmã acha que vê as pessoas. Eu adoro a Natalie Portman e gostei demais da Lily-Rose Deep. Eu achava que já conhecia essa atriz, o rosto me parecia familiar, só depois que vi que ela é filha da Vanessa Paradis e a é a cara da mãe.

Um homem se interessa pelo número para o cinema. As sessões não funcionam na tela, mas logo percebem que a irmã mais velha filma muito bem e ela começa a trabalhar no cinema. Ele leva as duas irmãs pra morar na rica casa dele e elas começam uma estranha relação com esse mecenas. Ele é interpretado por Emanuel Salinger. Louis Garrel faz uma pequena participação. O filme é mais os três mesmo, mas alguns outros atores aparecem: Amira Casar, Pierre Salvatori e Damien Chapelle.
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 27 de julho de 2021

Néboa

Assisti a série Néboa (2020) de Alberto Guntín, Xosé Moraes e Victoriano Serra Ferreiro da RTVE no Claro Vídeo. Eu estava olhando o que tinha no Claro Vídeo no Now, faz tempo que nada aparece por lá, sempre os mesmos e vi essa série. Me surpreendi na busca depois que é do ano passado. Estranho ter entrado direto na Claro Video que praticamente só coloca série de anos atrás, a estreia são sempre em outros canais. Confesso que não entendi.

Uma jovem aparece morta em um buraco de pedras na praia. A série passa-se em uma ilha fictícia. As locações são deslumbrantes, algumas na região de Ortegal na Espanha. Uma policial de fora da ilha vem investigar com a polícia local.
É época de Carnaval, todos usam uma máscara ou comprada ou até mesmo feito em casa. Nos dias de Carnaval na ilha há sempre a névoa. O estilo da morte da jovem é igual a outros assassinatos em série na ilha em 1919 e 1986. A diferença agora é que teve tentativa de estupro. Nos outros anos as pessoas só foram mortas, uma em cada dia das festividades. É uma clássica série de assassinatos em sequência com ótimo elenco. 

A policial que vem de fora é interpretada por Emma Suárez. Os policiais locais por Isabel Naveira e Cesar Cambeiro. A policial leva a filha pra ilha, a adolescente sofreu violência do namorado e a mãe leva ela pra ficar mais protegida, que linda a atriz Alba Galocha. Todos os jovens são muito bonitos Nacho Nugo e Jorge Varandela. A jovem assassinada do começo é interpretada por Denisse Peña. Ainda no elenco estão: Xabier Dave, Antonio Durán Morris, Maria Vásques, David Seijo, Santi Prego, Sabela Aran, Dénis Gomes, Eva Férnandez, Luísa Merelas e Alfonso Agra.

Gostei demais da série, muito bem conduzida. Um ricaço é quem mantém a ilha sob o seu comando. Ele que emprega praticamente todos os moradores na indústria de produtos de peixe. Compra os peixes dos pescadores. Desde o começo é a família que controla tudo e mantém o silêncio das pessoas ou com dinheiro ou ameaçando com seus segredos. A ilha é toda cheia de silêncios, todos tem segredos que são manipulados pelos moradores, todos se silenciam e atrapalham a investigação. Eu suspeitei logo de um morador que devia ser preso tantos crimes que comete por vingança. Só perto do final que percebi o rumo que seguia, no penúltimo episódio, mas não tinha ideia do desdobramento surpreendente, fiquei chocada. Excelente! Ótima série!

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Malicious

Assisti Malicious (2018) de Michael Winnick no TelecinePlay. No Brasil chama O Chamado do Mal. É razoável!

Um jovem casal muda-se para uma cidade. Ele vai ser professor da universidade, ela está grávida. A casa por fora é lindíssima, por dentro é assustadoramente sombria. Mal tem iluminação que falha o tempo todo, antiquada, móveis pesados e escuros. Há muitas cenas assustadoras, mas eu me assustei mesmo com os espelhos, que não reproduzem o que você está fazendo. O você do espelho faz outra coisa, muito assustador. A esposa é interpretada por Bojana Novakovic, o marido por Josh Stewart. O aluno por Ben VanderMey, o professor Delroy Lindo e a irmã da grávida Melissa Bonona.
As cenas mais assustadoras me assustaram menos. Nossa, o final dá muita raiva, mas é muito bem feito. Ficou com cara que terá continuação.

Beijos,
Pedrita