terça-feira, 27 de julho de 2021

Néboa

Assisti a série Néboa (2020) de Alberto Guntín, Xosé Moraes e Victoriano Serra Ferreiro da RTVE no Claro Vídeo. Eu estava olhando o que tinha no Claro Vídeo no Now, faz tempo que nada aparece por lá, sempre os mesmos e vi essa série. Me surpreendi na busca depois que é do ano passado. Estranho ter entrado direto na Claro Video que praticamente só coloca série de anos atrás, a estreia são sempre em outros canais. Confesso que não entendi.

Uma jovem aparece morta em um buraco de pedras na praia. A série passa-se em uma ilha fictícia. As locações são deslumbrantes, algumas na região de Ortegal na Espanha. Uma policial de fora da ilha vem investigar com a polícia local.
É época de Carnaval, todos usam uma máscara ou comprada ou até mesmo feito em casa. Nos dias de Carnaval na ilha há sempre a névoa. O estilo da morte da jovem é igual a outros assassinatos em série na ilha em 1919 e 1986. A diferença agora é que teve tentativa de estupro. Nos outros anos as pessoas só foram mortas, uma em cada dia das festividades. É uma clássica série de assassinatos em sequência com ótimo elenco. 

A policial que vem de fora é interpretada por Emma Suárez. Os policiais locais por Isabel Naveira e Cesar Cambeiro. A policial leva a filha pra ilha, a adolescente sofreu violência do namorado e a mãe leva ela pra ficar mais protegida, que linda a atriz Alba Galocha. Todos os jovens são muito bonitos Nacho Nugo e Jorge Varandela. A jovem assassinada do começo é interpretada por Denisse Peña. Ainda no elenco estão: Xabier Dave, Antonio Durán Morris, Maria Vásques, David Seijo, Santi Prego, Sabela Aran, Dénis Gomes, Eva Férnandez, Luísa Merelas e Alfonso Agra.

Gostei demais da série, muito bem conduzida. Um ricaço é quem mantém a ilha sob o seu comando. Ele que emprega praticamente todos os moradores na indústria de produtos de peixe. Compra os peixes dos pescadores. Desde o começo é a família que controla tudo e mantém o silêncio das pessoas ou com dinheiro ou ameaçando com seus segredos. A ilha é toda cheia de silêncios, todos tem segredos que são manipulados pelos moradores, todos se silenciam e atrapalham a investigação. Eu suspeitei logo de um morador que devia ser preso tantos crimes que comete por vingança. Só perto do final que percebi o rumo que seguia, no penúltimo episódio, mas não tinha ideia do desdobramento surpreendente, fiquei chocada. Excelente! Ótima série!

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Um filme policial que me parece interessante! :)
    --
    Sopra a brisa sobre o vazio da melancolia ...
    -
    Beijo e um excelente dia!

    ResponderExcluir
  2. Parece interessante, vou averiguar!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Obrigado pela dica maravilhosa.

    ResponderExcluir
  4. Raramente lembro de olhar os filmes da Claro, no Now.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Confesso que não sei se tenho acesso ao Claro Vídeo kkk Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar, mas parece interessante. bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sergio, tb nunca tinha ouvido falar. é muito bom.

      Excluir
  7. Eu adoro essas séries com pegada investigativa/suspense.
    O título casa bem com os segredos da ilha e paisagens.
    Fiquei curiosa com o desdobramento surpreendente.
    Quero assistir.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, acho q vc ia gostar, é muito bom, e as locações são lindas.

      Excluir

Bons comentários!